O crescimento profissional é algo que grande parte da população brasileira busca regularmente.
De acordo com uma pesquisa apontada no Economia Uol, 37% dos entrevistados citam como o item mais importante para uma crescimento profissional é a perspectiva de ascensão dentro de uma organização.
Já a remuneração fica em segundo lugar, com 20% dos votos. Estes dados mostram que os brasileiros tem um maior foco no longo prazo, na sua estabilidade e crescimento profissional.
Um problema comum, todavia, entre pessoas que buscam um crescimento profissional, é como fazê-lo e como administrar os estudos com a carreira.
Buscando ajudar todas as pessoas que desejam ter um crescimento profissional bem sucedido, separamos este artigo completo com 5 dicas infalíveis para você investir em seu crescimento profissional!
Venha conferir.
O que é ascensão profissional?
Antes de partirmos para as dicas práticas de como otimizar seu tempo e garantir um bom crescimento profissional, é importante entendermos exatamente do que se trata este tema.
O crescimento profissional é um processo que se dará ao longo de sua carreira, independente da área que tenha escolhido atuar.
Ao longo dos anos, é comum que um profissional acumule:
• Experiência;
• Títulos;
• Certificados;
• Cursos capacitores;
• Habilidades interpessoais.
É válido lembrar que este processo também se aplica ao setor público, onde quanto mais certificações, títulos e tempo de casa você possuir, maior será seu cargo, funções e remuneração.
Dicas para investir no seu crescimento profissional
Agora que ficou claro como funciona o crescimento profissional dentro de uma intuição, seja ela pública ou privada, separamos algumas dicas valiosas para auxiliar em seu crescimento profissional.
1. Construa um planejamento a médio e longo prazo
Seu crescimento profissional não acontecerá da noite para o dia, por isso, é necessário ter um bom planejamento a médio e longo prazo.
É de extrema importância que você tenha metas definidas e possíveis caminhos para chegar até lá.
Por exemplo, você é um funcionário público e deseja ter um aumento em sua remuneração nos próximos 2 anos. Uma boa ideia é procurar concursos internos de sua intuição e estudar para eles.
Sem um foco bem definido, é fácil nos perdemos e ficarmos em dúvida sobre nossas carreiras, qual o melhor caminho a seguir, quais cursos fazer e o que devemos investir.
2. Aprimore seu currículo
Uma das suas metas principais – conforme comentado acima -, deve ser a otimização e melhoria de seu currículo, baseado em seus objetivos profissionais atuais e futuros.
Um bom currículo deve conter:
• Sua principal formação;
• Suas principais experiências profissionais;
• Seus principais cursos;
• Seus objetivos profissionais futuros.
Para um crescimento profissional bem sucedido, é importante mostrar para recrutadores, chefes e gerentes de onde você trabalha que você é um(a) profissional competente e disposto a se manter atualizado(a).
E além de suas atitudes no dia a dia da empresa, a outra forma de demonstrar proatividade e destaque é através de um bom currículo, que irá garantir seu crescimento profissional.
3. Invista em suas habilidades interpessoais
Também conhecidas como softskills, as habilidades sociais são de extrema importância para a construção de uma carreira e de seu crescimento profissional.
Segundo um estudo realizado pela CareerBuilder e apontado pela Gupy, 77% das empresas consideram as habilidades sociais tão importantes quanto as habilidades técnicas.
Um bom relacionamento e comunicação com outros membros da equipe e o poder de resolver problemas com um diálogo claro, e livre de ruídos, é muito bem visto por empresas, diretores e líderes de equipe.
Existem também, opções de cursos que te ensinam a negociar ou a como falar em público, duas habilidades essenciais para qualquer setor, seja ele público ou privado.
4. Aposte em sua capacitação
Sempre que possível, faça cursos, aposte em palestra e seminários.
Você nunca está errado(a) ao investir em seu conhecimento.
Ao se manter atualizado(a) com as necessidades do mercado e do seu setor de atuação, você poderá traçar formas de alavancar o crescimento de seu setor, se destacar e aumentar suas chances de crescimento profissional.
Além disso, ao adquirir conhecimento e capacitações você pode escolher uma área dentro da sua profissão que seja melhor para trabalhar.
5. Faça networking, sempre que possível
Networking é uma das habilidades essenciais que todas as pessoas que visam o crescimento profissional deveriam praticar.
Um erro comum atrelado a essa palavra é a ideia de que ela tem a única função de te ajudar a conseguir um emprego melhor utilizando sua rede de contatos.
A verdade é que um networking bem feito também te ajuda a:
• Melhorar seu desempenho dentro da empresa;
• Acelerar alguma solicitação com os cargos superiores;
• Aumentar sua chance de receber uma promoção;
• Melhorar a cultura da empresa e o relacionamento com todos.
Sobre o Educamundo
Somos uma plataforma de ensino online com mais de 13 anos apoiando o crescimento profissional de pessoas em todo o Brasil.
Apresentamos certificados válidos em diversas áreas e com diferentes finalidades como: progressão de carreira, prova de títulos e licença capacitação.
Nossas aulas são totalmente online e você pode assisti-las no celular ou computador, na hora que quiser!
Clique no link abaixo e conheça todos os nossos cursos
[QUERO INVESTIR EM MEU CRESCIMENTO PROFISSIONAL]
De tal forma, podemos entender que o crescimento profissional é um processo que deve ser desenvolvido ao longo da carreira de uma pessoa.
Para ele ser bem feito é importante se atentar as metas e objetivos ao médio e longo prazo, quais cursos são interessantes de serem feitos e se as softskills estão em dia.
Sempre esteja atento a possíveis oportunidades dentro da empresa, busque mais responsabilidades e se torne disponível para novas demandas.
Seguindo essas dicas temos certeza que terá um crescimento profissional e uma trilha de carreira impecável.