Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Como montar um plano de carreira eficiente?

plano-de-carreira

Montar um plano de carreira é um processo importante para o seu caminho profissional. É a partir dele que você traça e executa as suas metas para alcançar o seu objetivo.

Vale destacar que é possível montar um plano de carreira tanto para o setor privado quanto para o público. Neste último, inclusive, a quantidade de planos e carreiras cresceu 319% entre 1970 e 2019, segundo o Ministério da Economia.

Quer saber como você pode começar a montar o seu plano de carreira? Então, continue a leitura deste artigo!

O que é plano de carreira

Plano de carreira é uma estrutura que traça o caminho que você precisa percorrer para chegar nas metas profissionais. Ele traz ainda as competências necessárias para alcançar seus objetivos.

Podemos dizer que há dois tipos de plano de carreira: o que é criado no ambiente corporativo e o que é individual.

O primeiro, trata-se de uma estrutura desenvolvida pelo setor de Recursos Humanos de uma empresa ou por líderes. Por meio dele, cada colaborador saberá o que é preciso fazer para crescer no cargo que ocupa.

Já o segundo, é você quem traça seus próprios objetivos. Ou seja, você cria um planejamento conforme os desejos que tem para o seu futuro profissional.

Dicas de como montar um plano de carreira eficiente

Para montar um plano de carreira eficiente, é preciso saber qual a sua meta profissional. Quer ter um cargo de liderança? Um salário alto? Trabalhar poucas horas? É a partir das respostas para essas perguntas que você começará a traçar o seu caminho.

Veja, a seguir, algumas dicas de como montar o seu plano de carreira!

1. Faça uma autoavaliação

O primeiro passo é entender os seus pontos fortes, suas preferências e estilo de trabalho. Essa autoavaliação é o início do desenho do seu plano de carreira.

Portanto, você precisa definir:

  • o que deseja fazer;

  • o tipo de cargo que chama a sua atenção;

  • o ambiente de trabalho que mais agrada;

  • o estilo de pessoas que gostaria de trabalhar.

Esse exercício ajuda a prever possíveis desafios que enfrentará no mercado. Assim, já dá um direcionamento das qualificações que precisa investir. Inclusive, há muitos cursos online que ajudam a desenvolver competências e habilidades.

Para começar a desenhar o seu plano de carreira, você pode responder a perguntas como:

  • Quais atividades quero desempenhar?

  • Quais são os meus pontos fortes e fracos?

  • Em que tipo de empresa eu quero trabalhar?

  • Onde quero chegar?

  • Quanto quero ganhar?

2. Desenvolva as suas competências

Identificar os pontos fortes e fracos é primordial para dar início ao desenvolvimento das suas habilidades e competências.

Logo, é importante pesquisar as técnicas e conhecimentos que você precisa ter para atingir o seu objetivo profissional.

Para isso, basta ler anúncios de vagas de emprego para o cargo que você deseja ocupar. Assim, fica mais fácil de entender o que as empresas esperam dos profissionais.

3. Faça cursos de especialização

O conhecimento sempre será fator primordial em um plano de carreira. Com sua autoavaliação feita e objetivos traçados, é hora de se especializar.

As opções para adquirir conhecimentos são muitas: graduação, pós-graduação, MBA, cursos online e técnicos ou treinamentos. O ideal é encontrar o que se adequa ao seu plano e à sua rotina.

4. Defina prazos para as etapas

Para chegar ao seu objetivo profissional, você precisa estipular prazo para realizar cada etapa do seu plano de carreira.

Defina com quanto tempo você deseja terminar um curso, desenvolver uma habilidade, conquistar uma promoção, chegar a um determinado cargo, entre outros pontos.

Dicas para montar o seu plano de carreira no setor público

O plano de carreira do setor público se difere do privado. No primeiro, geralmente, o servidor progride pela experiência, pelo desempenho na função ou por uma lei.

Ou seja, quando o profissional tem uma boa bagagem profissional e tempo de carreira, ele avança no funcionalismo público. O seu crescimento também pode se dar por uma aprovação de lei que reajusta salário e funções do servidor.

Confira algumasdicas para montar o seu plano de carreira no setor público!

1. Crie as suas metas

Assim como em qualquer área, seja pública, seja privada, é importante estabelecer as suas metas. Tenha em mente onde quer chegar e como pretende alcançar as próximas etapas até o objetivo final.

2. Dê o seu melhor no trabalho

Em muitos casos, a progressão se dá pela meritocracia. Ou seja, quanto mais você se dedicar e mostrar o seu melhor, mais chances você terá de crescer no serviço público. Portanto, tente não se ausentar do trabalho sem justificativa, seja flexível e acessível e se esforce em não se atrasar.

3. Tenha muita paciência

Construir um plano de carreira no serviço público exige muita paciência. Isso porque a chance de progredir nesse setor leva, no mínimo, 1 ano. Portanto, é importante fazer o seu trabalho com o máximo de excelência e sem desanimar.

Construir um plano de carreira eficiente, tanto no setor privado quanto no público, começa por você. Logo, coloque suas metas no papel, estabeleça um prazo para cada etapa e execute o plano para chegar ao seu objetivo.

Agora que você já sabe como montar um plano de carreira, que tal dar o seu primeiro passo? Aqui na Educamundo temos mais de 1.500 cursos online disponíveis para você, por um baixo investimento.

Por apenas R$ 98,70 , você tem acesso a eles por 1 ano. Então, faça a sua matrícula e dê um start no seu plano de carreira!

 
Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.