Home / Blog / Estudo / Qual a importância da qualificação profissional no setor público?
qualificacao-profissional Estudo

Qual a importância da qualificação profissional no setor público?

  • Por: Equipe Educamundo
  • 14/06/2022

Parece clichê, mas é inegável o fato de que ganha mais quem possui mais qualificação profissional. Essa tese foi confirmada por uma pesquisa realizada pela Catho em 2018. Segundo dados da amostra, profissionais de mesmo cargo que possuem um tempo de estudos maior, podem ganhar até 53,7% a mais do que aqueles que não possuem a mesma preparação.

No setor público o cenário é parecido, nele existe a possibilidade de aumento nos valores pagos ao profissional através do adicional de qualificação ou demais adicionais garantidos por lei.

Mas qual a importância de se qualificar e como se qualificar? É sobre isso que vamos comentar nas próximas linhas.

Qual a importância da qualificação profissional no setor público?

A eficiência é um dos princípios expressos no artigo 37 da Constituição Federal, ele é considerado um dos mais importantes mandamentos da carta magna que garante a qualidade dos serviços públicos prestados pelo servidor.

Prestar um serviço eficiente é, antes de tudo, conhecer as regras técnicas inerentes à atividade, conhecer bem a legislação e atender com qualidade.

Para isso o servidor precisa estar capacitado e preparado para todos os desafios profissionais que possam surgir.

Manter a qualificação também é importante para progredir profissionalmente e ascender na carreira pública, podendo, inclusive, assumir cargos de chefia e direção em órgãos e entidades.

Outro motivo para se manter qualificado é o aumento do salário por meio de gratificações.

A lei 11.416/2006, por exemplo, oferece ao profissional um adicional de até 12,5% nos vencimentos básicos por meio do adicional de qualificação e mais 3% nos vencimentos a quem tem mais de 360 horas em cursos de capacitação.

Mas como se qualificar e aproveitar todos os benefícios oferecidos pela carreira pública? A solução pode estar em cursos livres.

Quais as vantagens em investir em cursos livres?

Cursos livres são cursos de curta duração amparados pela legislação do país e que tem como objetivo oferecer ao estudante o desenvolvimento de um conhecimento específico. Eles podem ser encontrados tanto em formato presencial quanto online e, no fim do treinamento, ainda podem garantir um certificado de qualificação profissional.

As vantagens de se investir neste treinamento são as mais diversas, podendo destacar as seguintes.

Aprofundamento em um determinado assunto

Uma das grandes vantagens dos cursos livres é a possibilidade de aprofundamento em uma determinada área de atuação.O profissional interessado em fazê-lo pode estudar um campo específico do conhecimento e desenvolver uma habilidade técnica que muitas vezes está em falta no mercado de trabalho.

Essa qualificação pode resultar em promoções ou progressão na carreira, bem como no surgimento de ofertas e melhores oportunidades de trabalho.

Mais tempo para você

Os cursos livres são, em sua maioria, cursos online.

Essa facilidade em disponibilizar o conhecimento através de ambientes virtuais dá ao estudante uma série de benefícios, tais como a possibilidade de estudar de onde e quando quiser (ajustando o conhecimento ao seu cronograma), concluir o treinamento no seu ritmo, bem como mais tempo para focar em novas oportunidades ou aproveitar o tempo livre para um hobby.

Economia

Por não ser necessário uma grande infraestrutura física, os cursos online livres resultam em uma economia maior para a instituição de ensino, economia que é passada ao aluno através da redução do valor do investimento se comparado a um curso regular ou presencial.

Isso não quer dizer que a qualidade desse treinamento seja inferior, pelo contrário, em muitos cursos livres a quantidade de professores capacitados e a qualidade do material chega a ser superior em algumas instituições.

Conheça a certificação Educamundo

Apesar dos benefícios dos cursos livres, é preciso ficar atento a alguns detalhes no momento de escolher a instituição para estudar, principalmente se a mesma oferece certificado para que você comprove as suas qualificações.

Aqui no Educamundo, todos os cursos possuem a opção da certificação e no fim de cada treinamento, você pode optar por um certificado físico ou digital com carga horária que varia de 5 a 420 horas, a depender da sua necessidade.

Conclusão

Como vimos, investir em cursos livres é sempre uma boa ideia se contiver um material de qualidade, criados por profissionais qualificados, bem como por uma instituição de ensino que seja dedicada em oferecer sempre o melhor conteúdo.

Vale mencionar também que os cursos que você fizer precisam lhe dar a opção de emitir um certificado com carga horária ajustável conforme a sua necessidade.

Sobre o Educamundo

É com foco na qualidade e em oferecer sempre um conteúdo que atenda as necessidades pessoais e profissionais dos nossos alunos de forma acessível que o Educamundo foi criado.

Aqui, oferecemos mais de 1200 cursos online distribuídos em mais de 20 áreas do conhecimento humano, tudo dentro do Pacote Master.

O melhor de tudo isso é que para ter acesso a esse conteúdo, basta investir apenas R$ 69,90 ao ano sem mensalidades.

Aproveite, faça a sua matrícula hoje mesmo e se destaque com um conhecimento diferenciado.

 

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Artigos que podem te interessar:

Artigos em Destaque