Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

É verdade que a terapia de casal salva o casamento?

terapia-EDUCAMUNDO03-02-1

Segundo o Censo de 2010, o número de divórcios e separações conjugais aumentou em 20% na última década no Brasil. Entende-se que as pessoas ainda acreditam na instituição do casamento, porém, não têm conseguido manter o relacionamento consolidado por muito tempo.

Há motivos gerais e específicos para que isso esteja ocorrendo, no entanto, o que muita gente não sabe é que, muitas vezes, existe uma luz no fim do túnel. E a resposta pode estar na psicologia, com a terapia de casal.

Muito vem sendo dito sobre o atendimento psicoterápico para tentar "reacender a chama" do relacionamento. Todavia, há muitas dúvidas sobre a real eficácia, os métodos utilizados e o tempo necessário para que surta resultados. Afinal, terapia de casal salva o casamento? Continue com a gente para descobrir!

##lista_curso##

Terapia de casal salva o casamento?

Antes mesmo de ser um contrato, que é assinado ali, no altar, o casamento é uma união que demanda afeto e impõe intimidade. Nesse sentido, trata-se de um relacionamento que deve ser cercado de cuidados para não desandar – o que é muito fácil de acontecer!

Segundo a psicóloga Luciana Kotaka, os casais podem vir a se separar por inúmeras razões, mas uma muito frequente é a inabilidade que eles têm de resolver conflitos. Quando ocorre um problema maior é comum que não se encontre soluções e, ao tentar discutir, cada um demonstra suas impressões repletas de crenças e julgamentos.

Sendo assim, podemos dizer que há casamentos que poderiam continuar sólidos se não fosse a falta de tato na hora de solucionar problemas. E é aí que surge a terapia como um recurso qualitativo para a mediação de questões envolvendo casais.

Como ajudar um casal em crise

Com a ajuda profissional o casal vivenciará uma recontextualização das situações que o aflige. Além disso, cada um vai expor suas preocupações, mágoas, etc., e o psicólogo irá reunir todas essas informações para que os dois tomem uma ação conjunta para melhorar a relação.

Para que se tenha sucesso, entretanto, será necessário uma "doação" completa dos participantes durante as sessões. Assim, o terapeuta conseguirá entender a essência dos problemas, o que cada um deseja e, a partir disso, com sua expertise, vai definir quais são as saídas viáveis. 

Uma coisa é fato: não há milagre. Um casal que já tem o intuito de se separar provavelmente não vai continuar junto por conta da terapia de casal. Agora quando se tem esperança ou desejo de continuar com essa união vale a pena recorrer à terapia de casal, sim!

##lista_vantagens##

Como funciona terapia de casal

Se tem alguém que sabe como ajudar um casal em crise é o terapeuta para casal. Definitivamente é uma área que vem crescendo muito nos últimos anos, gerando cada vez mais interesse popular.

Porém, pouca gente sabe ao certo como funciona a terapia de casal e até fica com receio de procurar esse tipo de ajuda. O principal medo é de expor o que pensa à frente do parceiro, bem como de ouvir o que ele tem a dizer.

Mas não há motivo para tanta aflição assim. Basicamente, a terapia de casal é uma vertente da psicoterapia, que visa reestabelecer a harmonia no relacionamento amoroso. Com seus conhecimentos, o psicólogo busca o caminho do diálogo para que o casal conduza a vida melhor maneira possível.

Ela é uma opção para qualquer configuração de casal, desde que a decisão de participar seja mútua (obrigar o companheiro não é uma estratégia eficaz).

Quais as principais razões para se procurar a terapia de casal? A terapia de casal pode auxiliar em inúmeras situações. Sendo as principais: ciúmes em excesso; mentiras constantes; traição; falta de comunicação; gravidez indesejada; infertilidade; projetos de vida diferentes; questões sexuais; problemas financeiros, etc.

Quer desbravar mais sobre esse tema? Então aproveite o Curso Online Terapia Familiar e de Casal, grande destaque do Educamundo, portal referência no ramo de cursos online com certificado.

Faça sua matrícula para ter acesso não só a esse, mas em dezenas de cursos online relativos à área de psicologia!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.