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Conheça 4 metodologias de ensino infantil

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Na maioria das vezes, escolhemos uma escola pela estrutura física que ela possui. Porém, é preciso aprofundar nessa avaliaçãoe observar os métodos de ensino. Afinal, o que pode fazer a diferença é a forma como as crianças são ensinadas e as metodologias ativas de ensino na educação infantil utilizadas para ensinar.

Em outras palavras, é fundamental avaliar o método pedagógico usado em cada escola, considerando os conceitos das metodologias de aprendizagem, conhecer novas metodologias de ensino e escolher a que contempla o que os pais buscam para seus filhos.

Por isso, separamos algumas das melhores metodologias de ensino infantil e explicamos cada uma delas, assim como o que é metodologia no plano de aula. Também abordamos alguns exemplos de metodologia na educação infantil para melhor entendimento, e é claro, não poderiam faltar algumas dicas de metodologias e estratégia de ensino.

Confira a seguir!

Principais exemplos de metodologias na educação infantil

1. Metodologia tradicional

Dentre os métodos de ensino para educação infantil , o tradicional é o que muitas instituições adotam. Nesse modelo de metodologia de ensino e aprendizagem, o professor é quem tem o papel principal. Logo, é sua função ensinar e passar o seu conhecimento às crianças em sala.

Esse método de ensino para educação começou a ser aplicado no século 18. Nele, as matérias são distribuídas em uma grade horária e cada uma tem um professor responsável.

Na metodologia de aprendizagem tradicional, a disciplina é fundamental. Ou seja, os alunos que não respeitarem as ordens passadas pelos docentes, eles poderão ser punidos.

Por ser a metodologia de aprendizagem mais utilizada no Brasil, ela é de fácil adaptação para as crianças que precisarem mudar de escola, por exemplo. Apesar disso, outras metodologias de ensino na educação infantil têm ganhado terreno e transformado o ensino mais adequado a um novo perfil de aluno.

Este método serve como um dos exemplos de metodologia na educação infantil que, em regra geral, as escolas básicas regulares do país seguem. É claro que com mudanças, seguindo as tendências contemporâneas no campo da Educação.

2. Metodologia Montessoriana

O método Montessori é uma abordagem educacional que foca no desenvolvimento natural da criança e no aprendizado por meio da exploração e da autonomia.

A educação Montessoriana surgiu na Itália, criada pela médica Maria Montessori. Seguindo o caminho contrário das metodologias de ensino mais tradicionais, a teoria de Maria Montessori dá liberdade à criança de poder escolher o que ela deseja estudar em sala. É uma das metodologias de ensino na educação infantil que tem ganhado muito espaço nos últimos anos.

Quais são os 6 pilares do método Montessori?

Os seis pilares fundamentais do método Montessori são:

1. Autoeducação (Autodidatismo)

A criança aprende de forma autônoma, descobrindo o conhecimento por meio da exploração ativa e do trabalho com materiais específicos, sem depender diretamente da intervenção do professor.

2. Educação Cósmica

O conceito de que tudo no universo está interconectado, e que a criança deve entender seu papel e responsabilidade dentro dessa grande rede. O objetivo é dar uma visão ampla do mundo e estimular o senso de pertencimento e respeito pela natureza e pelo universo.

3. Ambiente Preparado

O ambiente é organizado de forma que as crianças tenham acesso fácil aos materiais educativos, adaptados ao seu tamanho e habilidades, promovendo independência e liberdade dentro de certos limites.

4. Adulto Preparado

O papel do educador (ou adulto) é observar, guiar e auxiliar a criança em seu processo de descoberta, sem interferir diretamente. Ele deve estar preparado para entender as necessidades de desenvolvimento da criança e oferecer suporte conforme necessário.

5. Criança Equilibrada

Refere-se ao desenvolvimento holístico da criança, considerando aspectos físicos, emocionais, intelectuais e sociais. O objetivo é que a criança se torne equilibrada, autoconfiante e capaz de fazer escolhas conscientes.

6. Educação como Ciência

A teoria de Maria Montessori  foi baseada em observações científicas rigorosas sobre o desenvolvimento infantil. É um dos métodos de ensino mais flexíveis e pode ser ajustado conforme novas descobertas científicas sobre o comportamento e a aprendizagem da criança.

Esses pilares do método Montessori são integrados e se complementam para criar um ambiente educacional que promove a autonomia, a disciplina interna e o amor pelo aprendizado.

Nesta metodologia de ensino para educação infantil, o professor fica disponível para auxiliar o aluno dentro do tema definido, mas não interfere nas escolhas dele.

No Brasil, algumas escolas já escolheram essa entre as metodologias de ensino, e já a aplicam com algumas ferramentas. O material dourado é um dos exemplos de estratégia de ensino. O material é feito de madeira e formado por cubos que ajudam a criança a entender as divisões matemáticas. São elas: unidade, centena e dezena.

Com essa metodologia de ensino e aprendizagem, as crianças são estimuladas a serem responsáveis pelo próprio aprendizado. Assim, o professor apenas observa o que elas estão fazendo.

3. Pedagogia Waldorf

Dentre as metodologias de aprendizagem, algumas se destacam por suas particularidades. A Pedagogia Waldorf é uma delas.

O que é Pedagogia Waldorf?

A pedagogia Waldorf é um método que foca na educação total de uma criança. Ela é motivada a construir seus próprios brinquedos com argila, madeiras ou retalhos. Esse modelo foi criado pelo filósofo Rudolf Steiner, da Áustria, em 1919.

Entre as metodologias de ensino, esta tem uma característica específica, as crianças ficam na mesma turma durante todo o ensino fundamental. Ou seja, não mudam de sala e nem de professor. Esse último apenas recebe apoio de outros profissionais para ensinar matérias específicas. Como pode ver, as metodologias e estratégia de ensino têm certas peculiaridades que as tornam interessantes e eficazes dentro do que a escola se propõe a entregar.

Na pedagogia Waldorf, a maneira de transmitir conhecimento é um pouco diferente. Entre os exemplos de estratégia de ensino da Waldorf, temos o da soma, em que, em vez de passar uma soma e perguntar o resultado, o exercício é feito de trás pra frente. Ou seja, no lugar de questionar quanto é “3 + 3”, o professor pergunta quais seriam as possibilidades de chegar em um resultado 6.

Para que o método seja bem aplicado, a participação dos pais das crianças é muito importante, pois qualquer uma dentre as metodologias e estratégia de ensino dependem da integração entre escola, pais e alunos para que os resultados sejam os melhores.

E qual o foco central da educação de Waldorf? Diferentemente de outros métodos de ensino, o foco central da educação Waldorf está no desenvolvimento integral da criança, considerando não apenas o aspecto intelectual, mas também o emocional, físico e espiritual. Esta abordagem busca estimular a criatividade, o pensamento crítico e a autonomia dos alunos.

A Pedagogia Waldorf na educação infantil enfatiza o aprendizado através do brincar e da imitação. As crianças são encorajadas a explorar o mundo ao seu redor de forma lúdica, utilizando materiais naturais e participando de atividades que estimulam sua imaginação e desenvolvimento sensorial.

4. Método construtivista

Outra didática e metodologia de ensino bastante utilizada na educação no Brasil é o método construtivista.

O que é o método de ensino construtivista?

O construtivismo é uma das metodologias de ensino na educação infantil muito adotada na educação. Esse modelo foi desenvolvido pelo sueco Jean Piaget e tem um pouco da premissa da metodologia Montessoriana. Ou seja, esse método de ensino para educação autonomia à criança para ela construir seu próprio conhecimento.

O ensino construtivista baseia-se na teoria construtivista de Piaget, que propõe que o aprendizado ocorre através da interação entre o indivíduo e o ambiente, com o conhecimento sendo ativamente construído e reconstruído. A abordagem construtivista valoriza a experimentação e a resolução de problemas como formas de aprendizagem efetiva.

Para entender o que é o método de ensino construtivista na alfabetização, uma abordagem baseada na teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget, é preciso saber que é uma abordagem construtivista em que as crianças são incentivadas a descobrir o sistema de escrita por meio de suas próprias experiências e reflexões.

Nesse métodos de ensino para educação infantil, acredita-se que cada aluno aprende no seu tempo. Em outras palavras, eles não precisam absorver o conhecimento na mesma velocidade. O objetivo é desenvolver um senso crítico, considerando que a criança entenda a importância do que está sendo ensinado para a vida dela.

O construtivismo de Piaget enfatiza que o conhecimento é construído ativamente pelo aprendiz, não apenas transmitido pelo educador.

Na metodologia construtivista, a criatividade é a qualidade mais valorizada. O intuito é observar como o estudante encontra as soluções para determinados problemas. Entretanto, nesse método, as crianças também são avaliadas por profissionais da educação infantil. Caso necessário, podem ser reprovadas.

Nesse métodos de ensino para educação infantil, acredita-se que cada aluno aprende no seu tempo. Em outras palavras, eles não precisam absorver o conhecimento na mesma velocidade. O objetivo é desenvolver um senso crítico, considerando que a criança entenda a importância do que está sendo ensinado para a vida dela.

Na metodologia construtivista, a criatividade é a qualidade mais valorizada. O intuito é observar como o estudante encontra as soluções para determinados problemas. Entretanto, nesse método, as crianças também são avaliadas por profissionais da educação infantil. Caso necessário, podem ser reprovadas.

5. Outras metodologias

Além dessas metodologias de aprendizagem citadas no artigo, há também o método democrático e o modelo Freinet. Resumidamente, o primeiro defende que os alunos podem escolher a forma como querem aprender as lições.

Já a segunda metodologia de ensino para educação infantil, valoriza a cooperação entre as crianças. Ele defende que elas devem entender que são parte de uma sociedade e que o desenvolvimento delas depende dos demais.

Como mostramos ao longo do artigo, existem diversas métodos de ensino para educação infantil. Cabe aos pais ou responsáveis decidirem qual dessas metodologias de ensino se adapta melhor às crianças e escolher a instituição que aplica. No Brasil, como citamos, o método mais usado é o tradicional, que não significa que outros exemplos de metodologia na educação infantil​​​​​​​ não possam servir de inspiração para que professores modernizem e melhorem as práticas educacionais.

Novas metodologias de ensino

As metodologias de ensino têm evoluído significativamente nas últimas décadas, buscando tornar o processo de aprendizagem mais eficaz, envolvente e adequado às necessidades do século 21.

Algumas das novas metodologias de ensino mais promissoras e que figuram como exemplos de metodologias para plano de aula, incluem:

1. Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)

Entre as metodologias e estratégia de ensino, a ABP envolve os alunos em projetos complexos do mundo real, permitindo que apliquem seus conhecimentos e habilidades para resolver problemas concretos. Essa abordagem:

  • promove o pensamento crítico e a criatividade;
  • desenvolve habilidades de colaboração e comunicação;
  • aumenta a motivação dos alunos ao tornar o aprendizado mais relevante.

2. Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom)

Neste modelo de novas metodologias de aulas, os alunos estudam o conteúdo em casa através de vídeos, leituras ou outros recursos, e usam o tempo em sala de aula para discussões, exercícios práticos e esclarecimento de dúvidas. Benefícios incluem:

  • maior tempo para interação professor-aluno;
  • ritmo de aprendizagem personalizado;
  • desenvolvimento da autonomia do estudante.

3. Gamificação

A aplicação de elementos de jogos no processo de aprendizagem pode tornar as aulas mais envolventes e motivadoras. Estratégias de gamificação podem incluir:

  • sistemas de pontuação e recompensas;
  • narrativas e desafios;
  • competições e colaborações entre equipes.

4. Aprendizagem Socioemocional

Nas novas metodologias de aulas, esta abordagem enfatiza o desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais junto com o conteúdo acadêmico. Aspectos-chave incluem:

  • autoconsciência e autogestão;
  • consciência social e habilidades de relacionamento;
  • tomada de decisão responsável.

5. Ensino Híbrido

Combinando elementos do ensino presencial e online, o ensino híbrido oferece:

  • flexibilidade no tempo e local de estudo;
  • personalização da experiência de aprendizagem;
  • integração de tecnologia na educação.

6. STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, and Mathematics)

STEAM é uma abordagem educacional que integra Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática em experiências de aprendizagem interdisciplinares. Esta metodologia:

  • promove a criatividade e a inovação;
  • desenvolve habilidades de resolução de problemas complexos;
  • prepara os alunos para carreiras do futuro;
  • incentiva o pensamento crítico e a colaboração;
  • integra as artes para estimular a criatividade e a expressão pessoal.

A abordagem STEAM vai além do foco tradicional em ciências e matemática, incorporando as artes e o design para uma compreensão mais holística e criativa dos conceitos. Isso ajuda os alunos a fazerem conexões entre diferentes disciplinas e a aplicarem seu conhecimento de maneira mais prática e inovadora.

Essas novas metodologias educacionais representam uma mudança de paradigma na educação, focando no aluno como protagonista de seu próprio aprendizado e preparando-o para os desafios do mundo contemporâneo.

Quais são os métodos de ensino mais utilizados no Brasil?

Os métodos de ensino no Brasil têm evoluído significativamente nas últimas décadas, refletindo uma busca constante por abordagens mais eficazes e alinhadas com as demandas educacionais contemporâneas.

Entre os principais métodos de ensino mais utilizados no país, destacam-se o método tradicional, o construtivismo, o sociointeracionismo, as metodologias ativas e o ensino híbrido. O método tradicional, ainda amplamente presente, caracteriza-se pela transmissão direta de conhecimento do professor para o aluno, com ênfase em aulas expositivas e avaliações padronizadas.

Por outro lado, o construtivismo e o sociointeracionismo, baseados nas teorias de Piaget e Vygotsky respectivamente, ganharam espaço promovendo uma aprendizagem mais participativa e centrada no aluno. Essas novas metodologias de ensino têm transformado significativamente o panorama educacional brasileiro.

Paralelamente, as metodologias ativas e o ensino híbrido emergem como respostas às demandas do século XXI, integrando tecnologia e promovendo maior autonomia dos estudantes. As metodologias ativas englobam diversas estratégias que colocam o aluno como protagonista do processo de aprendizagem, incluindo a aprendizagem baseada em projetos e a sala de aula invertida.

Já o ensino híbrido combina elementos do ensino presencial com recursos digitais e ensino a distância, oferecendo maior flexibilidade e personalização do aprendizado. Esses métodos, muitas vezes utilizados de forma complementar, refletem a diversidade do cenário educacional brasileiro e a busca por uma educação mais inclusiva, dinâmica e adaptada às necessidades individuais dos alunos. A implementação dessas novas metodologias de ensino tem sido fundamental para modernizar e aprimorar o sistema educacional do país.

O que é metodologia de plano de aula?

A metodologia de plano de aula não é exatamente uma metodologia de ensino em si, mas sim uma ferramenta essencial para o planejamento e organização do processo de ensino-aprendizagem. Um plano de aula é um roteiro detalhado que um professor cria para orientar as atividades e o conteúdo que serão abordados em uma aula específica.

Para entender melhor o que é metodologia no plano de aula, você deve conhecer os principais elementos de um plano de aula geralmente incluem:

  1. Objetivos de aprendizagem: o que os alunos devem ser capazes de fazer ou entender ao final da aula;
  2. Conteúdo: os tópicos específicos que serão cobertos;
  3. Metodologia: as estratégias de ensino que serão utilizadas (por exemplo, exposição, discussão em grupo, atividades práticas);
  4. Recursos: materiais e ferramentas necessários para a aula;
  5. Cronograma: uma divisão do tempo para cada parte da aula;
  6. Avaliação: como o professor verificará se os objetivos de aprendizagem foram alcançados.

A importância do plano de aula reside em sua capacidade de:

  • garantir que o professor esteja bem preparado e organizado;
  • assegurar que os objetivos de aprendizagem sejam claros e alcançáveis;
  • facilitar a transição suave entre diferentes atividades durante a aula;
  • permitir uma distribuição eficiente do tempo;
  • proporcionar uma estrutura para avaliação e reflexão após a aula.

Embora o plano de aula seja uma ferramenta estruturada, é importante que os professores mantenham flexibilidade para adaptar-se às necessidades dos alunos e a situações imprevistas que possam surgir durante a aula.

Diferentes metodologias de ensino, como as que discutimos anteriormente (Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida, STEAM, etc.), podem ser incorporadas ao plano de aula, dependendo dos objetivos específicos e do contexto da turma. E então, ficou mais claro o que é metodologia no plano de aula?

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