Home / Blog / Educação Infantil / A importância da gestão escolar na educação infantil
gestão-escolar Educação Infantil

A importância da gestão escolar na educação infantil

  • Por: Equipe Educamundo
  • 10/05/2022

A educação é a base de qualquer indivíduo, e ela começa desde a infância. Por isso, a gestão escolar é fundamental no processo de educar crianças. Afinal, é papel da escola desenvolver seus alunos e assegurar a formação deles.

Tanto que a Lei de diretrizes e bases da educação nacional trata a respeito da tarefa das instituições nesse processo. “A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”.

Mas você sabe o que é gestão escolar, qual a importância dela na educação infantil e como fazê-la? Responderemos a seguir. Então, continue a leitura deste artigo para saber mais.

O que é gestão escolar?

Gestão escolar é o processo de promover uma organização dentro da escola para garantir uma educação eficiente e de qualidade. O seu trabalho envolve assegurar que todos os setores, profissionais e demais envolvidos estejam alinhados com os objetivos da instituição.

Para deixar ainda mais claro, vamos imaginar a estrutura de uma escola. A sua organização envolve professores, funcionários, alunos e pais. Há também os setores técnico-administrativo e pedagógico.

Logo, a gestão escolar surge como uma forma de administrar toda a instituição. Ela envolve alguns elementos, como:

- setor pedagógico;

- estrutura física;

- serviços;

- marketing;

- área jurídica;

- negócios;

- atendimento a entidades, órgãos de fiscalização e famílias;

- processos administrativos;

- setor de compras e finanças;

- suporte ao aluno e acompanhamento;

- recursos humanos.

É importante lembrar que a gestão é um trabalho de desenvolvimento de estratégias para aumentar a eficácia da escola e garantir um ensino de qualidade. O que se difere da administração escolar, que foca apenas em setores específicos.

Qual a importância da gestão escolar?

Como vimos anteriormente, uma instituição de ensino é formada por funcionários, professores, alunos e pais. Portanto, o papel da gestão escolar é garantir que todos os envolvidos estejam focados apenas no processo de ensino-aprendizagem.

Dessa maneira, os responsáveis por essa tarefa têm como objetivo buscar alternativas e soluções para que todos se mantenham alinhados com o propósito. Se a gestão escolar não existisse, cada um dos envolvidos poderia atuar isoladamente e os setores ficariam desorganizados.

Portanto, ela se faz importante na educação infantil. Afinal, quando toda a engrenagem da instituição está encaixada, uma série de benefícios fará com que os alunos tenham um excelente desempenho.

Assim, o gestor deve encontrar meios de motivar seus funcionários e professores. Além disso, garantir o cumprimento de tarefas e o pleno funcionamento de cada setor da escola. Por fim, tomar decisões e criar formas de levar as famílias para dentro da instituição.

Dessa maneira, é possível melhorar a qualidade do ensino e assegurar que as crianças absorvam o que é ensinado em sala de aula.

Como ter uma boa gestão escolar?

A boa gestão escolar está diretamente ligada ao funcionamento integrado entre setores e envolvidos. Afinal, todos estão interligados e dependem um do outro para ter bons resultados.

Cada instituição tem sua particularidade. Isso é fato! Porém, dentro de cada realidade, é primordial garantir o alinhamento entre professores, gestores, funcionários, pais e alunos. Só assim, será possível oferecer um processo de aprendizagem de qualidade.

Dessa forma, é preciso fazer um bom trabalho de gerenciamento pedagógico e administrativo. Além disso, focar em resultados, automatizar processos e ter um bom relacionamento com as famílias dos alunos e a comunidade.

Veja, a seguir, algumas dicas para garantir uma boa gestão escolar!

Faça um planejamento anual

O trabalho de gestão escolar deve começar pelo planejamento anual. Por meio dele, será possível saber o que deu certo e o que não deu. O planejamento deve ter os objetivos de curto, médio e longo prazo, além de estratégias para alcançá-los.

Automatize a gestão

O avanço constante da tecnologia facilita (e muito) o trabalho de gestão escolar. Atualmente, existem softwares que auxiliam gestores no armazenamento de informações e dados que podem ser transformados em estratégias.

Mantenha o foco no aluno

Na educação infantil, a educação é ainda mais desafiadora. Afinal, estamos falando do início da jornada de uma criança no meio escolar. Portanto, é muito importante manter o foco no aluno. Somente assim, a instituição garantirá uma excelente vivência e um aprendizado de qualidade às crianças. Como consequência, o encantamento dos pais.

Construa um bom relacionamento

Por fim, uma boa gestão escolar envolve ter um bom relacionamento com todos os envolvidos com a instituição, principalmente os pais. Isso porque a presença deles na escola contribui para incentivar os filhos no processo de aprendizagem.

Como vimos, a gestão escolar é primordial para o sucesso da escola. Afinal, ela promove integração, redução de custos, otimização de processos e um ensino de qualidade. Portanto, comece por um planejamento e busque meios de aplicar as estratégias estabelecidas.

Gostou do artigo? Que tal aproveitar para ler outro texto do nosso blog? Saiba como o ensino a distância se tornou tendência após a pandemia.

 

Artigos que podem te interessar:

Artigos em Destaque