A presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE) opinou recentemente sobre o atual modelo do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. Segundo Maria Helena Guimarães de Castro, o exame é "ultrapassado", e não somente em conteúdo, mas também na forma de aplicação.
A presidente do CNE defende uma reformulação da prova, mas não de imediato. Isso é algo a ser feito em longo prazo. Maria Helena lembra que, desde que a prova foi transformada em vestibular nacional, em 2009, se discute essa mudança. No entanto, que não seria algo para o próximo Enem, mas sim um planejamento futuro.
Como o Enem é hoje e o que a presidente da CNE sugere
De acordo com a presidente da CNE, o atual formato existe somente no Brasil e na China. Outros países, extremamente populosos, como Índia, Rússia e Estados Unidos não têm esse formato, que, segundo Maria Helena, é uma operação gigantesca e sem sentido em um mundo conectado á internet.
Ela diz que não há por quê mobilizar FAB, Exército, contratação de aplicadores e seis milhões de provas impressas para exame em um só dia. "O modelo atual é absolutamente superado, seja nos conteúdos avaliados ou na logística gigantesca e caríssima.", diz a presidente.
Em sua opinião, tudo começa com a adaptação do Enem às orientações da BNCC.
"A prova atual é um conjunto de conteúdos que não fazem sentido para um Congresso que está discutindo empreendedorismo, temas transversais e competências do século XXI, como criatividade e trabalho em equipe", diz.
Ela diz que o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) devem criar um grupo de especialistas para pensar no "Enem do futuro".
Como seria o novo Enem?
A presidente da CNE tem como sugestões:
cortar gastos com impressão da prova e transporte, assim, a aplicação se tornaria 100% digital;
aplicação da prova mais de uma vez ao ano, duas ou três vezes;
adaptar as disciplinas às matrizes do Enem.
Mudanças já em curso
Abaixo, veja quais mudanças estão sendo implementadas no Enem:
- Na edição de 2020, houve a estreia do formato digital, restrita apenas a uma pequena parcela de candidatos (96.086, com taxa de abstenção de 71,3%). Segundo o Inep, a ideia é que a prova seja 100% informatizada até 2026.
- O chamado "Enem seriado" ocorreria por meio do novo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Neste modelo, alunos do ensino médio são avaliados ao fim de cada ano escolar. A nota final é uma média de desempenho nas provas de cada um dos três anos do ciclo. No entanto, a aplicação do Saeb em 2021 ainda está em discussão.
Enem 2021
As provas do Enem 2021 serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro.
Novidades do Enem 2021
Há algumas novidades no Enem deste ano, veja:
As provas impressas e digitais serão aplicadas no mesmo dia. As questões serão as mesmas em todas as provas, inclusive o tema da redação.
Será possível solicitar atendimento especializado no Enem Digital.
Procedimentos específicos para aplicação das provas para diminuir chance de contágio por coronavírus.
Otimização e o encurtamento de processos, como o transporte e o armazenamento das provas.
Antes de ir, o que acha de aproveitar e conhecer nossos cursos e se capacitar?
Nosso portal tem mais de 1.200 cursos online com certificado opcional. Aqui você tem acesso por um ano inteiro e investe apenas R$ 69,90 no Pacote Master, sem mensalidades.
É a oportunidade que você estava esperando para aprender mais!
Faça sua matrícula, escolha e faça os cursos online que quiser!