Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Como ser perito judicial: 3 dúvidas respondidas sobre o tema

Pericia-judicial2-2-1

Se você chegou neste texto, deve entender bem o que é e qual a função do perito judicial.

Para aqueles que não sabem, o perito judicial é o profissional que, com o seu conhecimento técnico, emite laudos sobre um fato apresentado em um determinado processo judicial.

A existência desse profissional está fundamentada na lei, para ser mais específico, no código de processo civil. Além disso, ele é considerado um auxiliar da justiça, assim como o escrivão, o oficial de justiça, o mediador, o conciliador, dentre outros.

Os benefícios de ser um perito são os mais diversos, dentre eles podemos destacar uma excelente remuneração, a ser paga por trabalho realizado.

Entretanto, os caminhos que você deve seguir para entender como ser perito judicial são confusos e por isso, nós do Educamundo criamos este artigo para esclarecer as suas principais dúvidas sobre o tema.

Quer entender o assunto? Continue lendo que vamos explicar.

##lista_curso##

Como ser perito judicial? É preciso fazer concurso?

Como ser perito judicial? Antes de tudo, é preciso saber que não é necessário aprovação em concurso público, basta se cadastrar nos tribunais e no momento em que suas habilidades forem requisitadas, o juiz lhe convocará para atuar no processo.

Apesar de não existir concurso perito judicial, entender como funciona o sistema judicial brasileiro e algumas regras básicas para a sua atuação é um diferencial.

Cursos online com certificado como o Curso Online Perícia Judicial, são uma excelente alternativa para quem deseja entender como funciona a carreira de perito.

Quero ser perito: o que precisa para ser perito judicial?

Já tomei a decisão, quero ser perito! O que fazer agora?

Para se tornar um perito judicial, é preciso que o profissional atenda a alguns requisitos: o principal deles é a formação, ou seja, é preciso que o perito tenha curso superior em alguma área de atuação. Outro requisito exigido por alguns tribunais é o período mínimo de formação, que varia de 2 a 3 anos.

A formação é muito importante, pois para trabalhar nos tribunais e buscar os benefícios da carreira, ter uma formação superior no currículo é indispensável.

O que faz um assistente técnico? Ele é o mesmo que perito?

O assistente técnico é um profissional contratado pela parte para atuar ao lado do perito, a pedido desta. Ou seja, o assistente vai representar a parte na perícia.

O assistente também é um profissional com habilidades técnicas, pois no final do procedimento deverá emitir um laudo sobre a avaliação do fato e debater sobre os pontos apresentados pelo perito judicial no laudo apresentado.

##lista_vantagens##

A principal diferença entre o perito e o assistente técnico é que aquele é convocado pelo tribunal para realizar a perícia, enquanto este é o profissional convidado pela parte para acompanhar a realização do ato.

Agora que você já sabe o que faz um assistente técnico, o que é um perito e como se tornar um, está na hora de compartilhar seu conhecimento ou dúvidas sobre o tema. Deixe abaixo seu comentário sobre o assunto e compartilhe seu conhecimento conosco.

Ah, não esqueça de conhecer nossos cursos online e de compartilhar o artigo com amigos e familiares ok? Até a próxima!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.