Como se expressa a arte moderna? Ela significa a mesma coisa que arte contemporânea? Quais artistas representam esses períodos? Se você também tem esses questionamentos, continue acompanhando o post que vamos esclarecer cada um deles.
Arte Moderna e Contemporânea: Definições e Diferenças
Até hoje esses dois movimentos artísticos ainda geram dúvidas na população. Alguns acham que eles são sinônimos, outros relacionam o nome com a divisão do período histórico. Por exemplo, como se arte moderna fosse feita na Idade Moderna, e a arte contemporânea correspondesse à Idade Contemporânea.
Esses dois movimentos artísticos frequentemente geram dúvidas, ressaltando a complexidade e riqueza das suas histórias. Para que você consiga compreender melhor tudo isso, os tópicos a seguir te explicam de forma simples os detalhes dessas importantes expressões artísticas.
A arte moderna e a arte contemporânea são movimentos distintos.
Arte moderna: desenvolveu-se entre o século XIX e a década de 1960, com foco em romper paradigmas tradicionais. Arte contemporânea: reflete uma interpretação conceitual da realidade, incluindo novas formas como videoarte e minimalismo.
Como a arte moderna quebrou paradigmas?
A arte sempre esteve presente na sociedade, um exemplo disso são as pinturas pré-históricas, que datam de milhares ou milhões de anos atrás. Ao longo do tempo, as expressões artísticas foram se modificando e a cada época ganhavam novas características e nomenclatura.
A arte moderna começou a se desenvolver durante a Revolução Industrial e impacta até hoje a maneira como entendemos movimentos artísticos. Ela surge com uma proposta de romper com os padrões formais da academia. Por isso, traz outras linguagens que vão além da pintura e escultura, a exemplo da fotografia.
Os movimentos de vanguarda na arte moderna — como o cubismo e surrealismo — surgem efetivamente no começo do século XX para refletir a ‘dinâmica da arte moderna vs arte contemporânea‘ e as transformações de seu período.
A arte moderna enfatiza o corpo em movimento e a inovação criativa contínua e trazer expressões como:
- Cubismo
- Surrealismo
- Expressionismo
- Fovismo
- Dadaísmo
- Futurismo
- Abstracionismo
[Empodere sua compreensão sobre o modernismo] com nosso extenso Curso Online de História da Arte. Junte-se agora e tenha acesso a mais de 1.500 opções de cursos. [Inscreva-se já!]
O modernismo brasileiro
O modernismo no Brasil ganhou notoriedade com eventos como a Semana de Arte Moderna, que influenciam as artes ainda hoje. Os principais aspectos incluem:
- Reunião de músicos, poetas, arquitetos, pintores e artistas em geral.
- Reflexão sobre a realidade social e política do país.
- Desenvolvimento de três fases do movimento (até 1930, até 1945, finalização).
O que caracteriza a arte contemporânea?
A arte contemporânea é o movimento que existe atualmente. Na verdade, ela engloba diferentes expressões criativas, como a grafitagem, videoarte, minimalismo e arte eletrônica. Hoje a arte é muito mais conceitual do que representativa. Mas o que isso quer dizer?
Enquanto a arte moderna quebra as regras formais de expressão criativa, a arte contemporânea busca algo a mais. Ela traz uma interpretação da realidade e para além dela.
Sendo assim, quadros e esculturas continuam sendo arte, porém vídeos, colagens, peças do cotidiano — como o urinou exposto pelo francês Marcel Duchamp — e até performances pontuais se encaixam no conceito.
Diferentemente dos movimentos anteriores que traziam uma forte integração entre os artistas e características em comum, na arte contemporânea é cada um por si. Isso quer dizer que as expressões são variadas e cada artista tem sua própria forma de criação.
Quem são os principais artistas brasileiros na arte moderna e contemporânea?
Os artistas brasileiros que representam a arte moderna e contemporânea são em número expressivo e muitos têm reconhecimento internacional. A seguir vamos listar alguns deles.
Os principais artistas da arte moderna no Brasil
Os principais artistas da arte contemporânea no Brasil
Desvende os mistérios da arte moderna e contemporânea com o nosso completo Curso Online de História da Arte. [Acesse o Portal e Comece Agora!]
Agora você já entende as principais características das artes moderna e contemporânea. Para expandir seu conhecimento sobre ‘como a arte moderna influencia a contemporânea‘ (intenção de descoberta), confira nosso Curso Online História da Arte.
Aqui no Educamundo temos conteúdos sobre diversos assuntos e a proposta de cursos online te ajuda a estudar no seu ritmo. São ao todo mais de 1.500 cursos online com certificado. Inscreva-se em nosso portal e continue acompanhando as postagens aqui do blog. Até mais!
Perguntas frequentes sobre Arte Moderna e Contemporânea
Qual é a principal diferença entre arte moderna e arte contemporânea?
A arte moderna busca romper com as regras tradicionais e trouxe movimentos como o cubismo e o surrealismo. Já a arte contemporânea é mais conceitual, com uma diversidade de expressões como videoarte e minimalismo.
Por que a arte moderna foi revolucionária?
A arte moderna desafiou os padrões tradicionais da academia e explorou novas formas de expressão, influenciada por mudanças sociais e tecnológicas da Revolução Industrial.
Quais são alguns artistas brasileiros representativos da arte moderna?
Artistas como Tarsila do Amaral e Anita Malfatti são ícones do modernismo no Brasil, especialmente após a Semana de Arte Moderna de 1922.
Como a arte contemporânea é expressa hoje em dia?
A arte contemporânea é expressada através de uma ampla gama de mídias, incluindo arte eletrônica, grafite, e performances ao vivo.
Onde posso aprender mais sobre história da arte?
Você pode explorar mais sobre história da arte através de cursos online oferecidos por plataformas educacionais como o Educamundo.