Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Artes na educação: conheça os motivos de se aprender artes na escola

arte-na-educacao-450x236-2

A arte na educação escolar desperta a capacidade de criação e ajuda a externar sentimentos, também permite compreender os planos da expressão e interagir de forma a trabalhar a inserção social de forma ampla.

Qual criança que não gosta de colorir e desvendar o mundo das cores com um pincel? Tente achar e verá que é difícil encontrar uma. E não é só uma questão de gosto, lazer ou recreação. A arte vai além. Ela faz parte do processo natural de desenvolvimento cognitivo e até mesmo motor dos pequenos. Por isso, o ensino da arte está presente na escola desde as suas primeiras etapas. Não poderia ser diferente. A arte na educação escolar desperta a capacidade criadora dos indivíduos, que é tão cobrada no mundo de hoje. Se o mercado de trabalho exige profissionais mutantes e inovadores, tenha certeza de que o ensino da arte na escola pública ou privada fez a diferença para as pessoas com esse perfil.

Se você quiser entender um pouco mais sobre a importância da arte na educação escolar, está no lugar certo. Além de trazer informações relevantes sobre o assunto, adiantamos uma dica essencial para quem se interessa por esse tema tão importante para a formação de um indivíduo: o curso online Arte na Educação. Este é um dos cursos online do Educamundo que traz um conteúdo completo sobre o ensino das diferentes manifestações artísticas no contexto escolar.

A importância da arte:

  • Por que estudar a arte na educação? O estudo da arte é importante porque auxilia no desenvolvimento de diversas habilidades, dentre elas: Foco e concentração; Criatividade; Disciplina; Percepção; Senso crítico; Improvisação; Comunicação; Integração social; Imaginação;
  • Para que serve a arte? A arte serve como meio de expressão subjetiva em que se utiliza a criatividade para demonstrar algo, seja com uma música, pintura, literatura, etc.

Por hora, vamos desvendar algumas das possibilidades da inserção da música, desenho, teatro, dança, entre outras expressões artísticas na educação. Te damos pelo menos cinco motivos que justificam o ensino da arte na escola pública ou privada.

Por que ensinar artes?

1 – Trampolim para a criatividade

A criatividade é uma capacidade dos seres humanos, mas ela deve ser estimulada. A a arte ajuda no processo de desenvolvimento da criatividade. Podemos ir até mais além e dizer que ela é o trampolim para que essa habilidade se desperte. Isso porque independentemente da sua natureza, as iniciativas artísticas têm tudo a ver com a imaginação, com a capacidade de pensar fora da caixa e criar alternativas para a solução de um problema. Quer saber por quê? Porque ela ajuda a pensar e a se desenvolver. Já reparou que cada rabisco de uma criança tem uma história e um contexto? E que elas utilizam os instrumentos que estiverem à disposição, como lápis, caneta, o próprio corpo, para transmitir essa história e produzir o contexto desejado? Isso se chama ser criativo. Utilizar os recursos que tem a disposição para criar algo novo.

A escola não é o único lugar em que essas habilidades devem ser desenvolvidas. Mas, necessariamente, ela deve ser um local que propicia o desenvolvimento artístico de uma criança. Porém, alguns erros são comuns nesse processo. Para saber quais, vamos brincar de jogo dos sete erros? Listaremos sete descuidos no incentivo ao desenvolvimento artístico na meninada, de acordo com um Guia Infantil.

  1. Não paralisar a criança: para evitar incidentes, como sujar as roupas, a criatividade da criança é freada. A solução passa pela construção de um cantinho onde elas possam se sujar sem problemas.
  2. Não aproximar a criança da arte: é importante levar às crianças aos museus e também ensinar sobre a arte por meio dos livros e da internet. Essa aproximação também deve ser feita por meio de perguntas como: por que escolheu essa cores? Ou por que desenhou desta forma? Sempre acompanhas de uma explicação do educador para complementar as repostas.
  3. Não deixar que a criança pense por si mesma: muitas vezes queremos impor às crianças como elas devem desenhar e as cores que devem utilizar, por exemplo. Mas é importante deixar que elas provem a cores e formas para desenvolver a criatividade. O que pode ser feito, é ajudá-las com conselhos e orientações.
  4. Corrigir a criança: mãos com três dedos e membros desproporcionais. Se você já viu algum desenho de criança, certamente se deparou com uma ilustração assim. Mas corrigir constantemente o pequeno pode causar frustração e a sensação de que está fazendo sempre algo errado. Fique calmo. A criança está em processo de aprendizagem, com o tempo, ela irá aperfeiçoando os seus desenhos.
  5. Não incentivar o pensamento livre: incentive-as também a expressar ideias diferentes e até mesmo sem sentido. Assim, ela estará desenvolvendo sua genialidade.
  6. Não incentivar os seus gostos: Se ela gosta de atuar, incentive-a a preparar uma peça teatral. Se ela gosta de carros, incentive-a a criar um carro de cartolina.
  7. Não conversar sobre o que fazem: se uma criança vier te mostrar um desenho de um avião, por exemplo, pergunte a ela como ela imagina que ele voa. Isso potencializa a criatividade dos pequenos.

No curso online Arte na Educação, além de dicas, você encontra um conteúdo complementar sobre o grafite, a colagem e arte no desenvolvimento infantil. Os cursos EAD, isto é, cursos a distância, te permitirá aprofundar ainda mais no ensino da arte como um trampolim para a criatividade.

2 – Percebendo o mundo

O conhecimento nos permite desvendar o mundo a nossa volta e a se inteirar sobre a própria história. E todas as ciências que permitem a alcançar esse conhecimento devem ser ensinadas na escola, cada uma no seu tempo adequado, é claro. A arte na educação escolar é uma forma de alcançar o conhecimento humano, uma vez que a história da arte acompanha a história do homem e o entendimento da sua subjetividade. Ela também fortifica o ensino e o conhecimento em outras áreas. A arte pode ser relacionada com a ciência, a matemática e suas formas geométricas e a história… ela é a expressão máxima do ser humano.

Por isso, é importante que as crianças tenham acesso não só á história da arte como à aqueles materiais que normalmente já fazem parte da lista escolar do início de ano – lápis de cor, giz de cera, tinta guache, lápis aquarela, cartolina, papel crepom, entre outros materiais que as permitam as crianças a se expressem e se entenderem como seres humanos. Tire-os do armário sempre que possível. Lembre-se sempre que a arte na educação escolar facilita o reconhecimento que o pequeno tem de si em relação aos outros. Além disso, o ensino da arte contribui na construção da percepção do mundo e como expressá-la.

Quando uma criança cria um desenho de uma pessoa, por exemplo, com determinadas características, ela aguça a sua sensibilidade e capacidade de observar e expressar o que viu. O mesmo acontece com o teatro e outras expressões artísticas. Esse processo também se relaciona a identificação. Também quando uma criança transpõe as características de uma pessoa ou personagem para um papel é porque reconhece naquele alguém semelhanças e diferenças.

Os formatos, tamanhos e cores e modelagem das massinhas também dizem muito sobre a aprendizagem. Podem ser indicativos de que as informações e percepções dos objetos e daquilo que está à volta da criança estão sendo absorvidas e interpretadas de maneira completa ou não, isto é, se há o uso dos cinco sentidos humanos, que são o tato, olfato, visão, audição e paladar.

Para que você tenha mais ideias para aguçar a percepção de mundo dos pequenos, separamos 10 atividades de artes para educação infantil no artigo sobre atividades e cursos online de artes visuais para educação infantil. Você pode aprender melhor todas as atividades citadas no artigo em cursos online com certificado.

Curso online Arte na Educação

3 – Arte e emoção

Arte é a expressão mais pura que há para a demonstração do inconsciente de cada um. É a liberdade de expressão; é sensibilidade, criatividade, é vida” (Jung, 1920).

Como vimos no item anterior, à medida que a criança compreende o funcionamento do mundo, ela naturalmente procura mecanismos para se expressar em relação a esse mundo. E é claro que as emoções fazem parte disso. Esses mecanismos vão se desenvolvendo com o tempo. Quando somos bebês, se sentimos dor, choramos. Simples assim. Por meio da arte, porém, a criança pratica outras formas de expor suas emoções e as questões sobre o seu estado emocional de maneira mais elaborada do que um simples choro.

Ana Mae Barbosa, que é referência em arte-educação no Brasil, ressalta que o contato da criança e do adolescente com a arte é absolutamente importante, porque nesse processo estão envolvidos “além da inteligência e do raciocínio, o afetivo e o emocional, que estão sempre fora do currículo escolar. Além disso, grande parte da produção artística é feita no coletivo. Isso desenvolve o trabalho em grupo e a criatividade”.

A linguagem artística apresenta características próprias. Muitas vezes, ela consegue ir além de uma linguagem falada, o que é importante para as crianças, uma vez que elas ainda estão aprendendo a estruturar melhor essa linguagem. Com isso, um simples desenho pode, por exemplo, ser utilizado pelos pequenos para a comunicação das emoções, do inconsciente, da ordem do indizível. Tanto que para além das salas de aulas, as artes são também recursos terapêuticos. Em algumas terapias – e não somente de crianças – a arte é apresentada ao paciente com um instrumento de catarse na expressão de sentimentos, pensamentos, traumas, ideias, fantasias e comportamentos emocionais mal elaborados, impulsionando o indivíduo ao movimento de autoconhecimento, de cura e controle sobre si mesmo.

Um caso interessante sobre isso foi exibido no Encontro com Fátima Bernardes. No programa, a apresentadora mostra como pai e filha usaram desenhos para superar morte da mãe.

4 – A arte e o senso crítico

Rabiscar, brincar de quebra-cabeças, modelar sucata, criar esculturas de barro, montar bloquinhos… tudo isso parece ser muito divertido. No entanto, por detrás do divertimento, há um propósito maior. Essas “brincadeiras” não são apenas uma atividade fim. Mais do que isso, são atividades que estão relacionadas ao pensamento e à adoção de uma postura crítica em relação à realidade da sociedade. Por meio dessas ações, as crianças têm a oportunidade de observar o processo de concepção de uma ideia e materializar essa concepção com as suas próprias mãos. Com iniciativas como essa, é possível suscitar a reflexão e avaliações do esforço que foi feito no processo artístico e o resultado que foi obtido com aquele esforço. Ora, isso faz parte do senso crítico.

De acordo com a definição de dicionário, senso crítico significa a capacidade de questionar e analisar de forma racional e inteligente. Como a criança, ao participar dessas atividades ligadas à arte estão assumindo um papel ativo, em que elas se dedicam a efetivamente criar algo de forma proativa, elas estão elaborando os seu próprios conceitos e analisando o que elas e os outros estão fazendo. Tudo isso está relacionado ao desenvolvimento do senso crítico.

Nos itens anteriores foi dito que com a arte o aluno amplia a sensibilidade, a percepção e a linguagem. Agora, acrescentamos mais sobre o ensino da arte: ele também envolve o fazer artístico, seu produto, como apreciar e refletir sobre ele e sobre as formas da natureza e produções artísticas individuais e coletivas de distintas épocas e culturas. Envolve, portanto, senso crítico.

5 –  Arte, aprendizagem e  associações

As atividades artísticas funcionam como pequenos estímulos ao desenvolvimento cognitivo infantil – esse assunto faz parte, inclusive, de um módulo específico do curso online Arte na Educação, que é um dos cursos a distância sobre arte na educação escolar ofertado pelo Educamundo. Por ser um estímulo cognitivo, o ensino da arte serve como um facilitador da aprendizagem formal da criança, o que ocorrerá durante todo a sua vida escolar e também em qualquer outro ambiente fora das salas de aulas.

De um modo geral, na prática, os seres humanos aprendem por associações. Estamos sempre conectando as coisas. Conceitos novos são conectados a vivência e conhecimentos que já foram adquiridos, por exemplo, para absorver e formar saberes. Se não houver qualquer tipo de referência, essa associação pode não ocorrer e a aprendizagem fica prejudicada. Eis então que surge a arte. Ela fertiliza o terreno, fazendo com que a criança associe o que tem vivenciado na escola com o conhecimento a percepção até então adquiridos.

Leve o melhor conhecimento do mundo das artes para as crianças

A arte na educação escolar significa a possibilidade de se construir um novo mundo, no qual os pequenos poderão se desenvolver não apenas cognitivamente, mas também socialmente. É um prato cheio e indispensável para a garotada e vale a pena trabalhá-la em sala de aula da melhor maneira que puder.

Então, se você é um profissional deste segmento, não perca a chance de realizar cursos online sobre o tema. Os cursos EAD podem lhe conferir o conhecimento que você necessita para obter os resultados esperados com seus alunos. Por serem cursos online com certificado, podem ser incluídos no seu currículo, o que irá contribuir para o seu  reconhecido no mercado de trabalho.

Arte na escola:

  • O que é a disciplina de artes? A disciplina de artes na escola tem como objetivo formar pessoas com percepção e capazes de decodificar valores pela linguagem visual e corporal, e ao mesmo tempo oferecer um momento de lazer pela quebra de rotina e externação de sentimentos.
  • Qual a importância da arte na escola? O estudo da arte na escola infantil é importante porque permite conhecer formas de expressar seus sentimentos íntimos e ao mesmo tempo desenvolver habilidades intelectuais e motoras fundamentais para a vida, como é o caso da atenção, percepção ou linguagem corporal através da dança ou teatro.
  • Como ensinar arte na escola? A teoria de ensino da arte na escola com maior aceitação atualmente é da metodologia triangular (fazer artístico, história da arte e leitura de obras) apresentado por Ana Mae Barbosa, na qual é possível explorar as formas de expressão, analisar as produções e fazer ligações com a história em um estudo reflexivo.

O curso online Arte na Educação oferece um conteúdo amplo e aprofundado sobre o ensino da arte na escola pública, como também na privada. Quer a melhor notícia?  Você pode realizar este e os mais de 1.500 cursos a distância do Educamundo com um investimento único de somente R$ 79,90. Gostou? Então faça sua inscrição e não perca a chance de se aperfeiçoar com cursos online.

Espero que tenha aproveitado o nosso do artigo. Se tiver alguma dúvida sobre o assunto ou nossos cursos online com certificado, deixe um recado para a gente. Responderemos o mais breve possível. Até uma próxima.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.