Temas Transversais

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Detalhes do Curso

Carga horária de 5h a 420h

Curso com certificado opcional

Materiais diversificados (Vídeos, PDFs e etc)

Declaração de matrícula ao iniciar curso

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O que você aprenderá

  • O conceito de temas contemporâneos transversais;
  • As diretrizes da BNCC para aplicação dos temas transversais;
  • As diferenças entre BNCC e PCNs em relação a abordagem dos TCTs;
  • O que são as macro áreas temáticas;
  • A interdisciplinaridade como meio de relacionar os conhecimentos dos temas transversais;
  • Os projetos e outras práticas de ensino para trabalhar a transversalidade na escola.
  •  

Objetivos

  • Descobrir quais são os temas transversais contemporâneos.
  • Entender as razões para aplicar os temas transversais.
  • Compreender as orientações da BNCC para a aplicação dos TCTs.
  • Diferenciar as diretrizes da BNCC e dos PCNs.
  • Analisar os benefícios dos projetos na aplicação dos temas transversais.
  • Aprender como aplicar a transversalidade por meio da interdisciplinaridade.

Descrição

Além das disciplinas escolares, divididas por áreas do conhecimento, existem também alguns temas específicos que devem ser abordados na sala de aula. Tratam-se de temas atuais, assuntos presentes no cotidiano da sociedade, mas que não se encaixam numa única disciplina.

A esses temas a Base Nacional Curricular (BNCC), documento norteador para a aplicação de aulas, deu o nome de temas contemporâneos transversais TCTs.

O termo “contemporâneos” vem justamente do fato deles serem atuais e relevantes para a vida em sociedade. Já o termo “transversais” tem a ver com a forma que eles devem ser aplicados.

Conforme citamos acima, eles não se encaixam em uma disciplina específica, isso porque a amplitude deles requerem conceitos de várias disciplinas para serem compreendidos.

Portanto, os temas devem “atravessar” todas as disciplinas, sendo assim todos os professores devem abordá-los, mas a partir de diferentes perspectivas.

Um bom exemplo de tema transversal é o meio ambiente. Seria muito complicado escolher uma única disciplina para abordá-lo, afinal o meio ambiente pode ser ensinado tanto nas aulas de Biologia e Química quanto nas de Geografia.

O mesmo acontece com outros assuntos. São eles: saúde, multiculturalismo, orientação sexual, economia e cidadania. Várias disciplinas possuem conteúdos que colaboram com a compreensão das discussões em torno deles.

A BNCC estipula que tais temas sejam obrigatórios em sala de aula, por isso é importante compreendê-los de forma profunda. Além disso, como a obrigatoriedade deles implica a associação de disciplinas, é preciso descobrir quais técnicas se adequam melhor a esse contexto, dentre elas a interdisciplinaridade.

Ficou interessado em aprender mais sobre os temas transversais e descobrir qual a importância de se trabalhar com os TCTs na escola? No Curso Online Temas Transversais você aprenderá isso é muito mais!

O que aprenderei no Curso Online Temas Transversais

No primeiro módulo você vai entender quais são os temas transversais estipulados pela BNCC, quais as orientações deste escrito para aplicação dos temas e o que dizem outros documentos educacionais, como os PCNs e a legislação.

Ainda nesse primeiro módulo entenderá um pouco sobre o contexto histórico dos temas transversais, suas alterações nos últimos anos e como relacionar PCNs e BNCC.

Já no segundo módulo você aprenderá de forma mais aprofundada sobre os temas contemporâneos transversais e as seis áreas que os agrupam. Aqui você entenderá mais a fundo as definições dos PCNs para tais temas.

Em seguida, no terceiro módulo, você entenderá a importância da interdisciplinaridade, isto é, relacionar os conteúdos entre si, para aplicação da transversalidade.

Como os professores devem aplicar os temas transversais em conjunto com colegas de outras disciplinas? Os conceitos da interdisciplinaridade podem ajudar bastante.

No quarto módulo, você verá as principais práticas de ensino que facilitam as atividades com os temas contemporâneos transversais. Descobrirá, principalmente, como a criação de projetos pode facilitar o desenvolvimento das atividades por parte dos alunos e favorecer a interdisciplinaridade com os professores.

Por fim, no último módulo, aprenderá como se dá a inclusão dos temas transversais nos currículos e como relacioná-los com as áreas do conhecimento e as competências exigidas na BNCC.

Áreas de atuação para quem estuda temas transversais

Professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares são profissionais da educação que precisam ter um profundo conhecimento sobre os assuntos da BNCC, dentre os quais estão incluídos os temas transversais.

Os docentes porque vão desenvolver suas aulas a partir das orientações desse documento. Já os coordenadores e diretores por serem profissionais que guiam e dão suporte ao professor, uma vez que precisam direcionar o docente na execução dos currículos e planos de aulas elaborados à luz da BNCC.

Portanto, são esses os principais profissionais que devem aprender sobre o conceito dos temas transversais, as melhores práticas para aplicá-los e como implementá-los nos currículos e planos de aulas.

Então, ficou interessado em compreender melhor os temas transversais da BNCC e qual a importância de se trabalhar com os TCTs na escola? Nossos cursos online podem ajudar você, em específico o Curso Online Temas Transversais!

Esse curso é composto por cinco módulos com conteúdos que vão ajudá-lo a compreender os temas contemporâneos transversais, desde seu surgimento em 1997, quando foi citado nos PCNs, até os dias atuais, após a reformulação feita pela BNCC.

Acesse o portal, inscreva-se e comece a estudar agora mesmo.

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Conteúdo Programático

Módulo 1 – Conceito de temas transversais na BNCC, legislação e PCN’s

  • Contexto histórico e pressupostos pedagógicos dos TCTs
  • Temas transversais nos PCNs para os anos finais do ensino fundamental
  • PCNs e os temas transversais nos anos iniciais do ensino fundamental
  • Diretrizes curriculares nacionais gerais para a educação básica
  • A aprendizagem e os temas transversais em educação

Módulo 1 – Conceito de temas transversais na BNCC, legislação e PCN’s

  • Contexto histórico e pressupostos pedagógicos dos TCTs
  • Temas transversais nos PCNs para os anos finais do ensino fundamental
  • PCNs e os temas transversais nos anos iniciais do ensino fundamental
  • Diretrizes curriculares nacionais gerais para a educação básica
  • A aprendizagem e os temas transversais em educação

Módulo 1 – Conceito de temas transversais na BNCC, legislação e PCN’s

  • Contexto histórico e pressupostos pedagógicos dos TCTs
  • Temas transversais nos PCNs para os anos finais do ensino fundamental
  • PCNs e os temas transversais nos anos iniciais do ensino fundamental
  • Diretrizes curriculares nacionais gerais para a educação básica
  • A aprendizagem e os temas transversais em educação

Módulo 2 – PCNs e BNCC: como aplicar os temas contemporâneos transversais

  • Proposta de práticas de implementação dos temas contemporâneos transversais da BNCC
  • As diferenças entre os PCNs e a BNCC
  • Meio ambiente no ensino fundamental I
  • PCN e BNCC: foco de cada documento
  • Tema transversal meio ambiente para o ensino fundamental II
  • Temas contemporâneos transversais ou temas transversais? Relação entre PCNS e BNCC
  • Tema saúde para os anos iniciais do ensino fundamental
  • Tema transversal saúde para os últimos anos do ensino fundamental
  • Pluralidade cultural no primeiro e segundo ciclo do ensino fundamental
  • Pluralidade cultural para o terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental
  • Orientação sexual como tema transversal no ensino fundamental

Módulo 2 – PCNs e BNCC: como aplicar os temas contemporâneos transversais

  • Proposta de práticas de implementação dos temas contemporâneos transversais da BNCC
  • As diferenças entre os PCNs e a BNCC
  • Meio ambiente no ensino fundamental I
  • PCN e BNCC: foco de cada documento
  • Tema transversal meio ambiente para o ensino fundamental II
  • Temas contemporâneos transversais ou temas transversais? Relação entre PCNS e BNCC
  • Tema saúde para os anos iniciais do ensino fundamental
  • Tema transversal saúde para os últimos anos do ensino fundamental
  • Pluralidade cultural no primeiro e segundo ciclo do ensino fundamental
  • Pluralidade cultural para o terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental
  • Orientação sexual como tema transversal no ensino fundamental

Módulo 2 – PCNs e BNCC: como aplicar os temas contemporâneos transversais

  • Proposta de práticas de implementação dos temas contemporâneos transversais da BNCC
  • As diferenças entre os PCNs e a BNCC
  • Meio ambiente no ensino fundamental I
  • PCN e BNCC: foco de cada documento
  • Tema transversal meio ambiente para o ensino fundamental II
  • Temas contemporâneos transversais ou temas transversais? Relação entre PCNS e BNCC
  • Tema saúde para os anos iniciais do ensino fundamental
  • Tema transversal saúde para os últimos anos do ensino fundamental
  • Pluralidade cultural no primeiro e segundo ciclo do ensino fundamental
  • Pluralidade cultural para o terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental
  • Orientação sexual como tema transversal no ensino fundamental

Módulo 3 – Transversalidade e interdisciplinaridade: caminhos para relacionar conhecimentos

  • MULTIDISCIPLINAR, INTERDISCIPLINAR e TRANSDISCIPLINAR: qual a diferença?
  • TEMAS TRANSVERSAIS: o que são? quais são?
  • Temas contemporâneos e transversais na BNCC: as contribuições da transdisciplinaridade
  • Interdisciplinaridade e transversalidade
  • Interdisciplinaridade e temas transversais no ensino infantil

Módulo 3 – Transversalidade e interdisciplinaridade: caminhos para relacionar conhecimentos

  • MULTIDISCIPLINAR, INTERDISCIPLINAR e TRANSDISCIPLINAR: qual a diferença?
  • TEMAS TRANSVERSAIS: o que são? quais são?
  • Temas contemporâneos e transversais na BNCC: as contribuições da transdisciplinaridade
  • Interdisciplinaridade e transversalidade
  • Interdisciplinaridade e temas transversais no ensino infantil

Módulo 3 – Transversalidade e interdisciplinaridade: caminhos para relacionar conhecimentos

  • MULTIDISCIPLINAR, INTERDISCIPLINAR e TRANSDISCIPLINAR: qual a diferença?
  • TEMAS TRANSVERSAIS: o que são? quais são?
  • Temas contemporâneos e transversais na BNCC: as contribuições da transdisciplinaridade
  • Interdisciplinaridade e transversalidade
  • Interdisciplinaridade e temas transversais no ensino infantil

Módulo 4 – Projetos e outras práticas de ensino como facilitadores da transversalidade na escola

  • Transversalidade, interdisciplinaridade e pedagogia de projetos
  • A prática interdisciplinar e transversal na pedagogia de projetos
  • Educação ambiental: sensibilização e reflexão por oficinas e rodas de conversa
  • Abordagem do “diferente” em sala de aula por meio da literatura infantil
  • Educação para o consumo: uma proposta transversal para o ensino de História

Módulo 4 – Projetos e outras práticas de ensino como facilitadores da transversalidade na escola

  • Transversalidade, interdisciplinaridade e pedagogia de projetos
  • A prática interdisciplinar e transversal na pedagogia de projetos
  • Educação ambiental: sensibilização e reflexão por oficinas e rodas de conversa
  • Abordagem do “diferente” em sala de aula por meio da literatura infantil
  • Educação para o consumo: uma proposta transversal para o ensino de História

Módulo 4 – Projetos e outras práticas de ensino como facilitadores da transversalidade na escola

  • Transversalidade, interdisciplinaridade e pedagogia de projetos
  • A prática interdisciplinar e transversal na pedagogia de projetos
  • Educação ambiental: sensibilização e reflexão por oficinas e rodas de conversa
  • Abordagem do “diferente” em sala de aula por meio da literatura infantil
  • Educação para o consumo: uma proposta transversal para o ensino de História

Módulo 5 – Integração dos temas contemporâneos transversais nos currículos escolares

  • Interação das áreas do conhecimento com temas transversais no currículo paulista
  • Temas transversais e conteúdos obrigatórios: o referencial curricular de Rondônia
  • Parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental I
  • PCNs para o ensino fundamental II
  • Temas transversais: um estudo sobre as representações sociais de docentes
  • BNCC na prática: currículo escolar

Módulo 5 – Integração dos temas contemporâneos transversais nos currículos escolares

  • Interação das áreas do conhecimento com temas transversais no currículo paulista
  • Temas transversais e conteúdos obrigatórios: o referencial curricular de Rondônia
  • Parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental I
  • PCNs para o ensino fundamental II
  • Temas transversais: um estudo sobre as representações sociais de docentes
  • BNCC na prática: currículo escolar

Módulo 5 – Integração dos temas contemporâneos transversais nos currículos escolares

  • Interação das áreas do conhecimento com temas transversais no currículo paulista
  • Temas transversais e conteúdos obrigatórios: o referencial curricular de Rondônia
  • Parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental I
  • PCNs para o ensino fundamental II
  • Temas transversais: um estudo sobre as representações sociais de docentes
  • BNCC na prática: currículo escolar

Com os certificados Educamundo você pode:

Tirar licença capacitação

Conquistar progressão de carreira

Comprovar títulos em concursos

curriculo

Comprovar conhecimento no currículo

horas-complementares

Complementar carga horária na faculdade

Como você aprende

Conteúdo 100% online

Vídeos, PDFs e muito mais

Atividades práticas

Materiais de apoio

Certificados opcionais

Depoimentos

Pacote Master

Este curso está incluído no pacote Master, que oferece mais de 1.500 cursos
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Anual
  • Acesso Ilimitado: mais de 1.500 cursos à sua escolha
  • Liberdade de Aprendizado: Acesso Total por 1 Ano a Todos os Cursos do Portal
  • Certificados opcionais que vão ajudar a conquistar os seus objetivos
  • Carga horária curso e certificado: de 5h a 420h

Perguntas Frequentes

Para agilizar a sua consulta, organizamos as perguntas e respostas mais frequentes.

Qual a validade do certificado?

Os certificados do Educamundo são reconhecidos e válidos em todo o território nacional. São amparados legalmente por:

  • Lei de Diretrizes e Bases – LDB – Lei 9394/96, Art.40;
  • CNE/CNB Nº 06/2012, Art. 25;
  • Decreto Presidencial 5154/2004, Artigo 3º e § 2º.

Nossos certificados são amplamente aceitos em universidades e instituições diversas, tanto do setor público quanto do setor privado.

No entanto, como primamos em trabalhar com o máximo de transparência, orientamos os nossos alunos que realize uma consulta prévia a editais e orientações dadas por cada entidade, conselhos profissionais (CRECI, CRO, CREA e outros) ou na instituição que irá apresentar o certificado pois, apesar de estarmos amparados legalmente, poderá haver alguma norma ou especificação que impeça a aceitação do mesmo.

Deste modo, como atendemos a todo o Brasil e os certificados são utilizados para diversos fins, torna-se impossível nossa instituição garantir a aceitabilidade do mesmo em todas as hipóteses.

Como obter a certificação?

Após ter se matriculado, você irá desenvolver seu conhecimento estudando o material oferecido no curso. Quando se sentir apto(a), poderá realizar uma avaliação com questões de V (verdadeira) ou F (falsa). A prova de conhecimento irá considerar 70% de aproveitamento relacionado à carga horária do curso que você escolheu.

Lembrando que todos os cursos oferecem cargas horárias de 5 a 420 horas e cada uma delas exige um período mínimo de estudos.

O próximo passo é investir na taxa de avaliação conforme a carga horária do curso realizado e aguardar a liberação de seu certificado.

O seu certificado ficará disponível na área do aluno para você imprimir no momento que desejar! Caso necessite, pode fazer a solicitação do impresso via Correios.

Taxa de avaliação e período mínimo de estudo dos certificados

Nossos certificados têm cargas horárias flexíveis para atender às diversas demandas do mercado e necessidades de nossos alunos. Para chegar a essa etapa, você precisará ter estudado o material do curso, ter feito a avaliação e atingido um resultado de 70% ou mais de aproveitamento. Conquistando a aprovação, poderá realizar o pagamento da taxa de avaliação, que varia de acordo com a carga horária do curso escolhida por você.

Assim que cumprir o período mínimo de estudos, o certificado digital fica disponível no ambiente de aprendizagem do aluno e você pode imprimi-lo no momento que desejar! Caso queira a via impressa, basta solicitar no momento da pré-avaliação.

Clique aqui e confira mais detalhes sobre valores e tempo mínimo de estudo.

Os cursos livres do Educamundo são válidos?

O reconhecimento do MEC não é necessário para cursos livres, sejam eles cursos online ou presenciais.

A regulamentação pelo MEC é válida apenas para cursos online ou presenciais de graduação ou pós-graduação.

Quanto a cursos técnicos ou de ensino médio, esta regulamentação fica a cargo das Secretarias Estaduais de Educação.

No ensino fundamental e infantil, fica a cargo das Secretarias Municipais de Educação.

Os certificados dos cursos livres, poderão ser utilizados para fins curriculares, tirar licença capacitação, prova de títulos, avaliações de empresas bem como promoções internas, para enriquecer seu currículo, obter gratificações adicionais conforme plano de carreira, seleções para mestrados e doutorados, créditos de carga horária ou extensão em universidades, concursos pblicos e vrias outras possibilidades, nas modalidades atualizaão/aperfeiçoamento/capacitação.

Nossos certificados são amparados legalmente através do Decreto Presidencial 5154/2004, Artigo 3º e § 2º; A Lei de Diretrizes e Bases – LDB – Lei 9394/96, Art.40, e o CNE/CNB Nº 06/2012, Art. 25.

Contudo, apesar de nossos certificados serem validados e protegidos por estas leis, ressaltamos que, antes de sua certificação, o aluno sempre deverá confirmar no edital e/ou instituião e/ou Conselhos Profissionais em que pretende utilizar o certificado, tais como CREA, CRECI, CRO, dentre outros, quanto à aceitação do mesmo, haja vista que poderá haver alguma norma ou especificação interna ou externa que invalide sua aceitação.

Deste modo, como atendemos todo o Brasil e os certificados so utilizados para diversos fins, torna-se impossível nossa instituição garantir a aceitabilidade do mesmo em todas as hipóteses.

Portanto, a realizaão de sua inscrição aos cursos bem como sua certificação implica na aceitação e verificação por parte do aluno, isentando nossa empresa caso o curso ou certificado não seja aceito.

Matricule-se neste curso e ganhe acesso a mais de 1.500 cursos online por apenas: R$79,90

Carga horária de 5h a 420h

Curso com certificado opcional

Materiais diversificados (Vídeos, PDFs e etc)

Declaração de matrícula ao iniciar curso