Gestão de Manutenção Predial

Matricule-se neste curso e ganhe acesso a mais de 1.500 cursos online por apenas: R$79,90

Detalhes do Curso

Carga horária de 5h a 420h

Curso com certificado opcional

Materiais diversificados (Vídeos, PDFs e etc)

Declaração de matrícula ao iniciar curso

45965266fd970ef48581968ba29fff33

O que você aprenderá

  • Os fundamentos da manutenção predial;
  • As normas técnicas, legislação e manuais para a manutenção adequada;
  • A relação entre inspeção predial, manutenção e reforma predial;
  • A gestão da manutenção em obras públicas;
  • A manutenção de edifícios antigos, históricos e tombados;
  • A acessibilidade nos edifícios.
  •  

Objetivos

  • Diferenciar os tipos de manutenção existentes.
  • Relacionar a manutenção predial aos processos de inspeção e reforma.
  • Conhecer normas, leis e documentação envolvida na gestão da manutenção predial.
  • Descobrir a importância do tripé síndico, zelador e administradora.
  • Entender como se dá a manutenção predial no setor público.
  • Analisar os benefícios dos softwares para a rotina de gerenciamento.

Descrição

Seja no centro da cidade ou em bairros mais afastados não é difícil encontrar edifícios que claramente precisam de um “trato”. Fachadas degradadas e pinturas descascando são os primeiros elementos que denunciam o estado do imóvel.

Um olhar mais apurado provavelmente mostrará também desgaste no sistema elétrico, infiltrações, rachaduras e vazamentos. E, o pior, apesar de alguns estarem abandonados, a verdade é que a maioria encontra-se em pleno uso.

Tais deficiências resultam em uma série de perigos e prejuízos financeiros. Queda de marquises, incêndios e até desabamentos são algumas possibilidades que configuram perigo.

Por outro lado, tais anomalias, associadas a desgaste de elementos estéticos provocam uma considerável desvalorização do imóvel. Sem contar que também diminui a vida útil do edifício, assim, uma obra com potencial para durar 50 anos ou mais acaba inutilizado mais cedo.

A fim de evitar esse cenário foram criadas normas técnicas e leis que oferecem diretrizes para uma rígida, periódica e adequada manutenção predial.

Por ser tão importante para as edificações, a manutenção predial deve ser baseada em normas específicas e seguir algumas leis.

A norma técnica base é a ABNT NBR 5674, nela estão as diretrizes para procedimentos envolvendo eletricidade, ar-condicionado, fachada e outros.

Alguns procedimentos, inclusive, devem ser executados conforme os critérios de outras normas ou leis, portanto na ABNT NBR 5674 a equipe especializada em manutenção também encontrará menções a normas e legislação complementares.

Todas essas informações, assim como função de cada equipe, documentação, periodicidade e custos estão descritas NBR 5674. Um documento norteador para a gestão de manutenção predial que deve ser seguido desde a entrega do edifício.

Sempre tendo em mente que, além dos processos periódicos (manutenção preditiva e manutenção preventiva), existe ainda a manutenção corretiva, indicada para emergências, por exemplo.

Todas, no entanto, sempre centralizadas na extensão da vida útil do imóvel, com soluções que envolvem preservação das características originais do prédio e do nível de desempenho.

Afinal, construir novos prédios envolve recursos financeiros e questões ambientais, sendo inviável simplesmente descartar edificações que deixam de entregar o nível de desempenho para qual foram construídas.

Bom, já deu para perceber que a gestão de manutenção predial envolve um passo a passo bem rigoroso, certo?

Mesmo delegando muitas das tarefas, o síndico e o gestor predial devem conhecê-las a fundo e descrevê-las minuciosamente em um documento chamado plano de manutenção.

Até porque, saúde do edifício e segurança das pessoas estão ligadas a uma adequada gestão de manutenção.

Então, se sua intenção é entender os conhecimentos exigidos nesse área confira nosso Curso Online Gestão de Manutenção Predial.

O que você vai estudar sobre manutenção predial

O curso é composto por dez módulos, sendo que cada um deles conta com um tema essencial para a prática correta da manutenção, todos sempre baseados em normas técnicas e leis vigentes.

Conteúdo base de gestão e manutenção predial, por exemplo, são apresentados logo no primeiro módulo. Assim o você já consegue uma noção geral da área.

Já os temas das aulas do segundo módulo são a respeito das normas e legislações envolvidas na prática dessa atividade. Além disso, há ainda guias e manuais que mostram o passo a passo dos procedimentos.

No terceiro módulo as aulas se concentram na relação entre inspeção, manutenção e reforma predial, sendo que o foco é detalhar com clareza as diferenças entre os processos.

Já no quarto módulo há informações sobre os principais tipos de manutenção ( manutenção preventiva, manutenção preditiva e manutenção corretiva). A intenção é que você entenda qual a situação ideal para se aplicar cada uma.

Outro ponto importante abordado no quarto módulo é a importância da manutenção para a valorização, vida útil e saúde do imóvel.

Além disso, sabemos que quando o assunto é setor público sempre há algumas peculiaridades envolvidas. Então criamos o quinto módulo totalmente focado nesse tema.

Inclusive, para facilitar a compreensão, foram inseridos estudos de casos que deixam ainda mais claro como o processo de manutenção ocorre nas obras públicas.

Os prédios antigos, históricos e patrimoniais, assim como as obras públicas, reservam algumas especificidades quanto a a suas manutenções. Por isso o tema também recebeu um módulo exclusivo, o sexto módulo.

Para que você entenda melhor sobre a parte de gerenciamento, incluindo as responsabilidades dos gestores, síndicos e demais membros da equipe, o sétimo módulo é composto por aulas focadas na parte mais burocrática, a administrativa.

O tema acessibilidade também é muito importante de ser abordado quando o assunto é a gestão de manutenção de edifícios, portanto as aulas relacionadas a ele são apresentadas no oitavo módulo cinco.

No nono módulo as aulas estão focadas na comunicação técnica e padronizada que deve ser utilizada entre os membros da equipe de manutenção predial.

Trata-se do código Q, uma linguagem utilizada nas conversas por rádio, para informar sobre possíveis problemas.

Por fim, o décimo e último módulo, é sobre tendências para o mercado da construção civil.
Isso porque, conforme novos materiais e softwares são aplicados nas construções, o trabalho do manutencista predial sofre modificações. Assim sendo, é essencial que a equipe de manutenção esteja a par das novidades do mercado.

Áreas de atuação para quem conhece os processos de manutenção predial

Administração de condomínios, setor hoteleiro, escritórios de engenharia e empresas de consultoria são alguns dos tipos de organizações que contratam profissionais ligados ao setor de manutenção predial.

Nesses locais há um grande campo de atuação, há ocupações para profissionais com formação básica, técnica e superior. Afinal, o mercado precisa tanto de profissionais operacionais como administrativos.

Avaliação e certificação para comprovar conhecimentos sobre gestão de manutenção predial

O certificado é um documento cuja função é comprovar conhecimentos e habilidades de um profissional, especialmente aquelas obtidas em cursos.

Aqui no portal oferecemos aos alunos a possibilidade adquirir certificação em todos os nossos cursos.

Apesar de, aqui no portal esta etapa ser opcional, ressaltamos a sua importância, uma vez que o documento serve para comprovar todos os conhecimentos adquiridos com o nosso curso online.

O processo é simples, você só precisa escolher por qual carga horária deseja ser avaliado, lembrando que esta é a carga horária que aparecerá em seu certificado.

Você pode escolher entre 5 e 420 horas (que é a carga total).

Feito isso, você faz a avaliação final, composta por questões de múltipla escolha, na qual seu aproveitamento deve ser de 70% ou mais.

Se por acaso você acertar menos do que 70% das questões basta refazer a avaliação.

Como garantimos 5 chances no total, é possível fazer mais 4 tentativas em caso de reprovação.

Diferenciais do portal para quem estuda sobre a Gestão de Manutenção Predial

Dinâmico, interativo e intuitivo, nossa plataforma se adequa a smartphones, tablets e computadores.

Assim, além de escolher o melhor horário e local para estudar, uma vez que por ser online nosso curso garante flexibilidade, você também pode estudar no aparelho que preferir.

Sem contar que somos referência em cursos online com certificado, já que temos uma equipe pedagógica competente com a qualidade do conteúdo, assim como a constante atualização destes.

Como o mercado muda constantemente, além de sempre atualizar nossos materiais, também trazemos novos cursos toda semana.

Dessa forma, você se manterá atualizado na sua área e em outras de seu interesse durante todo o período de vigência da sua matrícula.

Funciona assim, investindo apenas R$ 79,90 você acessa todos os mais de 1.500 cursos online do Pacote Master, que estão distribuídos em 23 áreas do conhecimento. Além deles, ao longo de um ano, você também poderá estudar todos os cursos lançados posteriormente.

Se você busca uma oportunidade como essa, de estudar o quanto quiser por uma valor anual único, não perca mais tempo. Matricule-se agora mesmo e venha estudar em um portal referência em cursos online com certificado digital!

Mostrar Mais

Conteúdo Programático

Módulo 1 – Fundamentos da manutenção predial: tipos, termos técnicos e manuais

  • Introdução a manutenção predial
  • Manutenção das edificações: o processo de construção além da entrega
  • Onde aplicar a manutenção predial
  • Manutenção corretiva, preventiva e preditiva
  • Manutenção preventiva, inspeção periódica e sistemas de gestão
  • Como realizar manutenção preventiva: plano, gastos e instalações de ar-condicionado
  • As novas técnicas de conservação de edifícios no contexto brasileiro

Módulo 2 – PMOC, normas técnicas, legislação e manuais para a manutenção predial

Módulo 3 – Relação entre inspeção predial, manutenção e reforma predial

Módulo 4 – Gestão da manutenção: importância para a saúde, vida útil e valorização predial

Módulo 5 – Gestão e manutenção em obras públicas

Módulo 6 – Edifícios antigos, históricos e tombados

Módulo 7 – Gestão, metodologias e ferramentas

Módulo 8 – Acessibilidade nos edifícios

Módulo 9 – Código Q: comunicação padronizada entre os profissionais de manutenção predial

Módulo 10 – Novas tecnologias, sustentabilidade e acessibilidade: tendências que afetam o trabalho do manutencista

 

Com os certificados Educamundo você pode:

Tirar licença capacitação

Conquistar progressão de carreira

Comprovar títulos em concursos

curriculo

Comprovar conhecimento no currículo

horas-complementares

Complementar carga horária na faculdade

Como você aprende

Conteúdo 100% online

Vídeos, PDFs e muito mais

Atividades práticas

Materiais de apoio

Certificados opcionais

Depoimentos

Pacote Master

Este curso está incluído no pacote Master, que oferece mais de 1.500 cursos
R$98.79
R$ 79,90
Anual
  • Acesso Ilimitado: mais de 1.500 cursos à sua escolha
  • Liberdade de Aprendizado: Acesso Total por 1 Ano a Todos os Cursos do Portal
  • Certificados opcionais que vão ajudar a conquistar os seus objetivos
  • Carga horária curso e certificado: de 5h a 420h

Perguntas Frequentes

Para agilizar a sua consulta, organizamos as perguntas e respostas mais frequentes.

Qual a validade do certificado?

Os certificados do Educamundo são reconhecidos e válidos em todo o território nacional. São amparados legalmente por:

  • Lei de Diretrizes e Bases – LDB – Lei 9394/96, Art.40;
  • CNE/CNB Nº 06/2012, Art. 25;
  • Decreto Presidencial 5154/2004, Artigo 3º e § 2º.

Nossos certificados são amplamente aceitos em universidades e instituições diversas, tanto do setor público quanto do setor privado.

No entanto, como primamos em trabalhar com o máximo de transparência, orientamos os nossos alunos que realize uma consulta prévia a editais e orientações dadas por cada entidade, conselhos profissionais (CRECI, CRO, CREA e outros) ou na instituição que irá apresentar o certificado pois, apesar de estarmos amparados legalmente, poderá haver alguma norma ou especificação que impeça a aceitação do mesmo.

Deste modo, como atendemos a todo o Brasil e os certificados são utilizados para diversos fins, torna-se impossível nossa instituição garantir a aceitabilidade do mesmo em todas as hipóteses.

Como obter a certificação?

Após ter se matriculado, você irá desenvolver seu conhecimento estudando o material oferecido no curso. Quando se sentir apto(a), poderá realizar uma avaliação com questões de V (verdadeira) ou F (falsa). A prova de conhecimento irá considerar 70% de aproveitamento relacionado à carga horária do curso que você escolheu.

Lembrando que todos os cursos oferecem cargas horárias de 5 a 420 horas e cada uma delas exige um período mínimo de estudos.

O próximo passo é investir na taxa de avaliação conforme a carga horária do curso realizado e aguardar a liberação de seu certificado.

O seu certificado ficará disponível na área do aluno para você imprimir no momento que desejar! Caso necessite, pode fazer a solicitação do impresso via Correios.

Taxa de avaliação e período mínimo de estudo dos certificados

Nossos certificados têm cargas horárias flexíveis para atender às diversas demandas do mercado e necessidades de nossos alunos. Para chegar a essa etapa, você precisará ter estudado o material do curso, ter feito a avaliação e atingido um resultado de 70% ou mais de aproveitamento. Conquistando a aprovação, poderá realizar o pagamento da taxa de avaliação, que varia de acordo com a carga horária do curso escolhida por você.

Assim que cumprir o período mínimo de estudos, o certificado digital fica disponível no ambiente de aprendizagem do aluno e você pode imprimi-lo no momento que desejar! Caso queira a via impressa, basta solicitar no momento da pré-avaliação.

Clique aqui e confira mais detalhes sobre valores e tempo mínimo de estudo.

Os cursos livres do Educamundo são válidos?

O reconhecimento do MEC não é necessário para cursos livres, sejam eles cursos online ou presenciais.

A regulamentação pelo MEC é válida apenas para cursos online ou presenciais de graduação ou pós-graduação.

Quanto a cursos técnicos ou de ensino médio, esta regulamentação fica a cargo das Secretarias Estaduais de Educação.

No ensino fundamental e infantil, fica a cargo das Secretarias Municipais de Educação.

Os certificados dos cursos livres, poderão ser utilizados para fins curriculares, tirar licença capacitação, prova de títulos, avaliações de empresas bem como promoções internas, para enriquecer seu currículo, obter gratificações adicionais conforme plano de carreira, seleções para mestrados e doutorados, créditos de carga horária ou extensão em universidades, concursos pblicos e vrias outras possibilidades, nas modalidades atualizaão/aperfeiçoamento/capacitação.

Nossos certificados são amparados legalmente através do Decreto Presidencial 5154/2004, Artigo 3º e § 2º; A Lei de Diretrizes e Bases – LDB – Lei 9394/96, Art.40, e o CNE/CNB Nº 06/2012, Art. 25.

Contudo, apesar de nossos certificados serem validados e protegidos por estas leis, ressaltamos que, antes de sua certificação, o aluno sempre deverá confirmar no edital e/ou instituião e/ou Conselhos Profissionais em que pretende utilizar o certificado, tais como CREA, CRECI, CRO, dentre outros, quanto à aceitação do mesmo, haja vista que poderá haver alguma norma ou especificação interna ou externa que invalide sua aceitação.

Deste modo, como atendemos todo o Brasil e os certificados so utilizados para diversos fins, torna-se impossível nossa instituição garantir a aceitabilidade do mesmo em todas as hipóteses.

Portanto, a realizaão de sua inscrição aos cursos bem como sua certificação implica na aceitação e verificação por parte do aluno, isentando nossa empresa caso o curso ou certificado não seja aceito.

Matricule-se neste curso e ganhe acesso a mais de 1.500 cursos online por apenas: R$79,90

Carga horária de 5h a 420h

Curso com certificado opcional

Materiais diversificados (Vídeos, PDFs e etc)

Declaração de matrícula ao iniciar curso