BNCC: Gêneros Digitais

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Detalhes do Curso

Carga horária de 5h a 420h

Curso com certificado opcional

Materiais diversificados (Vídeos, PDFs e etc)

Declaração de matrícula ao iniciar curso

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O que você aprenderá

  • A relação entre tecnologia e educação;
  • Os fundamentos dos gêneros textuais digitais;
  • As novas possibilidades de textos e leituras com hipertexto;
  • Os gêneros digitais na perspectiva da BNCC;
  • A abordagem dos gêneros digitais nos livros didáticos;
  • As práticas pedagógicas e as possibilidades para o ensino de gêneros digitais.

Objetivos

  • Conhecer os gêneros textuais digitais.
  • Diferenciar gêneros textuais e tipologia textual.
  • Entender o conceito de textos multimodais e como eles se relacionam com os gêneros virtuais.
  • Analisar as transformações dos gêneros textuais ao longo do tempo.
  • Avaliar a importância do letramento digital.
  • Descobrir as melhores formas de trabalhar os gêneros digitais nas aulas.

Descrição

Podemos considerar os gêneros digitais uma evolução dos já conhecidos gêneros textuais – descritivo, narrativo, expositivo, que determinam a forma como os textos serão empregados em cada situação comunicativa.

Um texto descritivo, por exemplo, pode ser usado no gênero receita para descrever a forma que os ingredientes serão utilizados, mas também pode ser aplicado ao gênero notícia quando a intenção do autor é relatar algum acontecimento.

Um fato importante é que mesmo que determinado gênero textual seja muito utilizado, ele pode cair em desuso, isso porque eles servem para suprir uma necessidade de comunicação específica da sociedade. Porém, essas necessidades mudam com o passar dos anos.

Diante de novos cenários, três coisas podem acontecer: novos gêneros surgem, alguns deixam de ser utilizados e outros são reformulados.

A carta é um bom exemplo disso. Apesar de não ter caído em completo desuso, ela é pouco utilizada se comparada com algumas décadas atrás. Hoje, no lugar dela, utilizamos o e-mail, uma releitura deste gênero.

O e-mail, por sua vez, assim como as mensagens de whatsapp, podcasts, sites, vlogs, wikis e afins são modelos de gêneros textuais digitais que surgiram devido a uma nova demanda da sociedade atual: a necessidade de nos comunicarmos por meio das ferramentas emergentes das tecnologias de informação e comunicação.

Essas e outras questões relacionadas ao tema de gêneros digitais ou virtuais você encontra no Curso Online BNCC: Gêneros Digitais. A seguir explicaremos o que você encontrará em cada módulo do curso.

O que você vai estudar no Curso Online BNCC: Gêneros Digitais

Antes de aprender especificamente sobre os gêneros textuais digitais, você verá, no módulo 1, a relação entre tecnologia e educação, bem como os gêneros textuais de um modo geral. Aprenderá quais são eles, a diferença entre tipologia textual e gênero textual, como evoluíram ao longo do tempo e como surgiram os gêneros virtuais.

Também contará com uma breve apresentação dos principais tipos de gêneros textuais digitais, a relação entre escrita, leitura e esse novos gêneros, as funções da linguagem e como abordá-los no ambiente escolar.

No módulo 2, por exemplo, as aulas são focadas nos fundamentos dos gêneros digitais, assim você poderá conhecer todos os tipos de gêneros virtuais, desde os mais comuns até os mais recentes e ainda pouco utilizados.

Como não basta conhecer os tipos de gêneros digitais, é preciso entender também a linguagem adequada a cada um. Aqui, você descobrirá a melhor forma de se comunicar a partir de cada um deles. Mais do que isso, nele você entenderá o que define o tipo de linguagem que deve ser utilizada em cada gênero virtual.

No módulo seguinte, você perceberá que os gêneros virtuais alteraram não apenas a forma como nos comunicamos, mas também a maneira como lemos.

A presença dos links ao longo dos textos eletrônicos, por exemplo, permite que a leitura seja mais personalizada, uma vez que o leitor pode optar por clicar nesses links ou seguir uma leitura em linha reta. Sendo assim, a profundidade da leitura varia de acordo com a decisão e preferência desse leitor.

Ainda no mesmo módulo, você aprenderá conceitos valiosos a respeito de textos multimodais, semioses e como inseri-los na educação.

Já no Módulo 4, você estudará especificamente sobre a Base Nacional Comum Curricular, mais conhecida como BNCC. O documento, que norteia a ação dos educadores no ambiente escolar, conta com diversas diretrizes a respeito do uso das tecnologias em sala de aula e cultura digital.

Assim como as diretrizes educacionais, como a BNCC, oferecem conteúdo para auxiliar o professor na aplicação dos gêneros virtuais em sala de aula, os livros também precisam oferecer orientações semelhantes.

Por isso, no penúltimo módulo, você descobrirá como as informações sobre os novos gêneros textuais têm sido inseridas no livro didático, se de fato estão sendo abordadas corretamente e as dificuldades relacionadas às mudanças que esse conteúdo trouxe para a produção de material pedagógico.

No último módulo do Curso BNCC: Gêneros Digitais você terá aulas que mostram algumas propostas pedagógicas e possibilidades de aulas para serem aplicadas nas escolas. Assim você compreenderá como preparar o aluno para lidar com os gêneros textuais emergentes das novas tecnologias.

Perguntas frequentes sobre Gêneros Digitais

O que é gênero digital?

São gêneros textuais adaptados às necessidades de comunicação que surgiram com a internet e as novas mídias. Dentre os principais gêneros digitais podemos citar o e-mail, os podcasts, as mensagens de whatsapp, os blogs, os memes e os gifs.

Como surgiram os gêneros digitais?

Os gêneros digitais emergem da necessidade comunicacional que surgiu com as novas mídias na internet. Nesse novo cenário, tornou-se importante comunicar-se a partir de textos mais curtos e diretos, com abreviaturas, a presença de hiperlinks e textos multimodais, isto é, que mesclam elementos audiovisuais e verbais.

Quais são os gêneros digitais?

Além do e-mail, podcast, blogs, memes e gifs, gêneros digitais mais conhecidos, existem ainda os vlogs, wiki, fanfiction, podcast, chats e fanzines. Cada um possui características específicas que tornam a comunicação própria para determinada situação.

Motivos para fazer o Curso BNCC: Gêneros Digitais

Os gêneros textuais digitais ou virtuais trouxeram consigo alterações importantes para a educação, mais especificamente o ensino de temas relacionados à disciplina de Português.

Logo, é fundamental que os alunos aprendam a lidar com as peculiaridades das ferramentas virtuais, conheçam as possibilidades de uso e os cuidados que devem ter ao utilizá-las.

É preciso que os educadores se mantenham atentos às mudanças emergentes das novas tecnologias e como elas alteram os caminhos da educação. Só assim, os alunos conseguirão atuar de forma plena na vida prática.

Afinal, esses novos gêneros possuem características e linguagens próprias, sem contar que modificaram significativamente a forma de escrever e, principalmente, de ler os textos.

Sem contar que, o uso dos gêneros textuais digitais tornou-se indispensável em diversos aspectos, seja para uma conversa com os amigos, uma reunião de trabalho, leitura ou desenvolvimento de textos.

Como essas mudanças vêm ocorrendo cada vez mais rápido, nosso portal conta com diversos cursos online que abordam temas relacionados às novas tecnologias, como é o caso desse Curso Online BNCC: Gêneros Digitais.

Então, se você deseja conhecer mais sobre a melhor maneira de ensinar os alunos sobre os novos gêneros textuais não perca mais tempo, inscreva-se agora mesmo e venha estudar em um portal que é referência em cursos online com certificado opcional.

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Conteúdo Programático

 

Módulo 1 – Tecnologia e educação: os novos gêneros textuais no ciberespaço

  • As tecnologias da informação e suas implicações para a educação escolar
  • Tipos e gêneros textuais
  • Funções da linguagem
  • Gêneros virtuais
  • Gêneros textuais digitais e as atividades de linguagem em sala de aula
  • O uso dos gêneros digitais na sala de aula
  • Leitura e escrita de gêneros digitais: um caminho para o letramento digital
  • Cibercultura e educação

 

Módulo 1 – Tecnologia e educação: os novos gêneros textuais no ciberespaço

  • As tecnologias da informação e suas implicações para a educação escolar
  • Tipos e gêneros textuais
  • Funções da linguagem
  • Gêneros virtuais
  • Gêneros textuais digitais e as atividades de linguagem em sala de aula
  • O uso dos gêneros digitais na sala de aula
  • Leitura e escrita de gêneros digitais: um caminho para o letramento digital
  • Cibercultura e educação

 

Módulo 1 – Tecnologia e educação: os novos gêneros textuais no ciberespaço

  • As tecnologias da informação e suas implicações para a educação escolar
  • Tipos e gêneros textuais
  • Funções da linguagem
  • Gêneros virtuais
  • Gêneros textuais digitais e as atividades de linguagem em sala de aula
  • O uso dos gêneros digitais na sala de aula
  • Leitura e escrita de gêneros digitais: um caminho para o letramento digital
  • Cibercultura e educação

 

Módulo 2 – Fundamentos dos gêneros textuais digitais: tipos, características e linguagem dos textos eletrônicos

  • Gêneros digitais e linguagem
  • Principais gêneros digitais: e-mail, blog, post, stories, meme, vlog, tutorial e podcast
  • O que é texto, texto multimodal e diversificações da linguagem multimodal
  • Linguagem verbal e não verbal para a criação de textos multissemióticos
  • Linguagem multimodal
  • Pesquisa em linguística: abordagens contemporâneas
  • Internetês é a nova linguagem da internet

 

Módulo 2 – Fundamentos dos gêneros textuais digitais: tipos, características e linguagem dos textos eletrônicos

  • Gêneros digitais e linguagem
  • Principais gêneros digitais: e-mail, blog, post, stories, meme, vlog, tutorial e podcast
  • O que é texto, texto multimodal e diversificações da linguagem multimodal
  • Linguagem verbal e não verbal para a criação de textos multissemióticos
  • Linguagem multimodal
  • Pesquisa em linguística: abordagens contemporâneas
  • Internetês é a nova linguagem da internet

 

Módulo 2 – Fundamentos dos gêneros textuais digitais: tipos, características e linguagem dos textos eletrônicos

  • Gêneros digitais e linguagem
  • Principais gêneros digitais: e-mail, blog, post, stories, meme, vlog, tutorial e podcast
  • O que é texto, texto multimodal e diversificações da linguagem multimodal
  • Linguagem verbal e não verbal para a criação de textos multissemióticos
  • Linguagem multimodal
  • Pesquisa em linguística: abordagens contemporâneas
  • Internetês é a nova linguagem da internet

 

Módulo 3 – Novas possibilidades de texto e leitura com hipertextos: multiletramento

  • A linguagem dos gêneros digitais
  • Hipertextos
  • Hipertexto e gêneros digitais: práticas pedagógicas inovadoras no ensino médio
  • Leitura e multimodalidade
  • Multiletramentos

 

Módulo 3 – Novas possibilidades de texto e leitura com hipertextos: multiletramento

  • A linguagem dos gêneros digitais
  • Hipertextos
  • Hipertexto e gêneros digitais: práticas pedagógicas inovadoras no ensino médio
  • Leitura e multimodalidade
  • Multiletramentos

 

Módulo 3 – Novas possibilidades de texto e leitura com hipertextos: multiletramento

  • A linguagem dos gêneros digitais
  • Hipertextos
  • Hipertexto e gêneros digitais: práticas pedagógicas inovadoras no ensino médio
  • Leitura e multimodalidade
  • Multiletramentos

 

Módulo 4 – Gêneros digitais na perspectiva da BNCC

  • As competências gerais da BNCC
  • Cultura digital: a BNCC nos currículos
  • Eixo Semiótica na BNCC
  • Tecnologias digitais, letramentos e gêneros discursivos nas diferentes áreas da BNCC
  • BNCC para o ensino fundamental e prática leitoras
  • BNCC e gêneros digitais na sala de aula
  • Língua portuguesa: análise do uso das TDIC na BNCC
  • Os gêneros digitais na BNCC e as potencialidades do vídeo minuto

 

Módulo 4 – Gêneros digitais na perspectiva da BNCC

  • As competências gerais da BNCC
  • Cultura digital: a BNCC nos currículos
  • Eixo Semiótica na BNCC
  • Tecnologias digitais, letramentos e gêneros discursivos nas diferentes áreas da BNCC
  • BNCC para o ensino fundamental e prática leitoras
  • BNCC e gêneros digitais na sala de aula
  • Língua portuguesa: análise do uso das TDIC na BNCC
  • Os gêneros digitais na BNCC e as potencialidades do vídeo minuto

 

Módulo 4 – Gêneros digitais na perspectiva da BNCC

  • As competências gerais da BNCC
  • Cultura digital: a BNCC nos currículos
  • Eixo Semiótica na BNCC
  • Tecnologias digitais, letramentos e gêneros discursivos nas diferentes áreas da BNCC
  • BNCC para o ensino fundamental e prática leitoras
  • BNCC e gêneros digitais na sala de aula
  • Língua portuguesa: análise do uso das TDIC na BNCC
  • Os gêneros digitais na BNCC e as potencialidades do vídeo minuto

 

Módulo 5 – A abordagem dos gêneros digitais nos livros didáticos

  • O livro didático no século 21
  • Gêneros emergentes da tecnologia em livros didáticos: um estudo da linguística textual
  • Gêneros textuais emergentes das tecnologias no discurso de livros didáticos
  • Leitura de gêneros multissemióticos e multiletramentos em materiais didáticos impressos e digitais
  • Meme em material didático: considerações sobre ensino-aprendizagem de gêneros do discurso
  • Livros didáticos

 

Módulo 5 – A abordagem dos gêneros digitais nos livros didáticos

  • O livro didático no século 21
  • Gêneros emergentes da tecnologia em livros didáticos: um estudo da linguística textual
  • Gêneros textuais emergentes das tecnologias no discurso de livros didáticos
  • Leitura de gêneros multissemióticos e multiletramentos em materiais didáticos impressos e digitais
  • Meme em material didático: considerações sobre ensino-aprendizagem de gêneros do discurso
  • Livros didáticos

 

Módulo 5 – A abordagem dos gêneros digitais nos livros didáticos

  • O livro didático no século 21
  • Gêneros emergentes da tecnologia em livros didáticos: um estudo da linguística textual
  • Gêneros textuais emergentes das tecnologias no discurso de livros didáticos
  • Leitura de gêneros multissemióticos e multiletramentos em materiais didáticos impressos e digitais
  • Meme em material didático: considerações sobre ensino-aprendizagem de gêneros do discurso
  • Livros didáticos

 

Módulo 6 – Práticas e propostas pedagógicas para o uso de gêneros digitais

  • Gêneros textuais: como trabalhar em sala de aula?
  • Desenvolvimento do letramento digital: sugestões de aulas de gêneros digitais
  • Gêneros digitais: considerações sobre uma prática no contexto do ensino fundamental
  • Gêneros textuais digitais no ensino de língua portuguesa na perspectiva dos (multi)letramentos
  • O blog literário como instrumento de interação social
  • Contribuição de gêneros do Facebook para o letramento em aulas de Português
  • Memes e gifs como ferramentas de aprendizagem da leitura e da escrita
  • Compreensão e produção de gêneros multimodais: da sala de aula ao Instagram
  • Letramentos literários digitais no ciberespaço: dialogando com as fanfics
  • Do papel à tela: a literatura infanto-juvenil em ambientes digitais
  • Gêneros digitais e alfabetização: propostas com as histórias em quadrinho
  • Letramento multissemióticos em aulas de LP

 

Módulo 6 – Práticas e propostas pedagógicas para o uso de gêneros digitais

  • Gêneros textuais: como trabalhar em sala de aula?
  • Desenvolvimento do letramento digital: sugestões de aulas de gêneros digitais
  • Gêneros digitais: considerações sobre uma prática no contexto do ensino fundamental
  • Gêneros textuais digitais no ensino de língua portuguesa na perspectiva dos (multi)letramentos
  • O blog literário como instrumento de interação social
  • Contribuição de gêneros do Facebook para o letramento em aulas de Português
  • Memes e gifs como ferramentas de aprendizagem da leitura e da escrita
  • Compreensão e produção de gêneros multimodais: da sala de aula ao Instagram
  • Letramentos literários digitais no ciberespaço: dialogando com as fanfics
  • Do papel à tela: a literatura infanto-juvenil em ambientes digitais
  • Gêneros digitais e alfabetização: propostas com as histórias em quadrinho
  • Letramento multissemióticos em aulas de LP

 

Módulo 6 – Práticas e propostas pedagógicas para o uso de gêneros digitais

  • Gêneros textuais: como trabalhar em sala de aula?
  • Desenvolvimento do letramento digital: sugestões de aulas de gêneros digitais
  • Gêneros digitais: considerações sobre uma prática no contexto do ensino fundamental
  • Gêneros textuais digitais no ensino de língua portuguesa na perspectiva dos (multi)letramentos
  • O blog literário como instrumento de interação social
  • Contribuição de gêneros do Facebook para o letramento em aulas de Português
  • Memes e gifs como ferramentas de aprendizagem da leitura e da escrita
  • Compreensão e produção de gêneros multimodais: da sala de aula ao Instagram
  • Letramentos literários digitais no ciberespaço: dialogando com as fanfics
  • Do papel à tela: a literatura infanto-juvenil em ambientes digitais
  • Gêneros digitais e alfabetização: propostas com as histórias em quadrinho
  • Letramento multissemióticos em aulas de LP

Com os certificados Educamundo você pode:

Tirar licença capacitação

Conquistar progressão de carreira

Comprovar títulos em concursos

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Comprovar conhecimento no currículo

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Complementar carga horária na faculdade

Como você aprende

Conteúdo 100% online

Vídeos, PDFs e muito mais

Atividades práticas

Materiais de apoio

Certificados opcionais

Depoimentos

Pacote Master

Este curso está incluído no pacote Master, que oferece mais de 1.500 cursos
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Anual
  • Acesso Ilimitado: mais de 1.500 cursos à sua escolha
  • Liberdade de Aprendizado: Acesso Total por 1 Ano a Todos os Cursos do Portal
  • Certificados opcionais que vão ajudar a conquistar os seus objetivos
  • Carga horária curso e certificado: de 5h a 420h

Perguntas Frequentes

Para agilizar a sua consulta, organizamos as perguntas e respostas mais frequentes.

Qual a validade do certificado?

Os certificados do Educamundo são reconhecidos e válidos em todo o território nacional. São amparados legalmente por:

  • Lei de Diretrizes e Bases – LDB – Lei 9394/96, Art.40;
  • CNE/CNB Nº 06/2012, Art. 25;
  • Decreto Presidencial 5154/2004, Artigo 3º e § 2º.

Nossos certificados são amplamente aceitos em universidades e instituições diversas, tanto do setor público quanto do setor privado.

No entanto, como primamos em trabalhar com o máximo de transparência, orientamos os nossos alunos que realize uma consulta prévia a editais e orientações dadas por cada entidade, conselhos profissionais (CRECI, CRO, CREA e outros) ou na instituição que irá apresentar o certificado pois, apesar de estarmos amparados legalmente, poderá haver alguma norma ou especificação que impeça a aceitação do mesmo.

Deste modo, como atendemos a todo o Brasil e os certificados são utilizados para diversos fins, torna-se impossível nossa instituição garantir a aceitabilidade do mesmo em todas as hipóteses.

Como obter a certificação?

Após ter se matriculado, você irá desenvolver seu conhecimento estudando o material oferecido no curso. Quando se sentir apto(a), poderá realizar uma avaliação com questões de V (verdadeira) ou F (falsa). A prova de conhecimento irá considerar 70% de aproveitamento relacionado à carga horária do curso que você escolheu.

Lembrando que todos os cursos oferecem cargas horárias de 5 a 420 horas e cada uma delas exige um período mínimo de estudos.

O próximo passo é investir na taxa de avaliação conforme a carga horária do curso realizado e aguardar a liberação de seu certificado.

O seu certificado ficará disponível na área do aluno para você imprimir no momento que desejar! Caso necessite, pode fazer a solicitação do impresso via Correios.

Taxa de avaliação e período mínimo de estudo dos certificados

Nossos certificados têm cargas horárias flexíveis para atender às diversas demandas do mercado e necessidades de nossos alunos. Para chegar a essa etapa, você precisará ter estudado o material do curso, ter feito a avaliação e atingido um resultado de 70% ou mais de aproveitamento. Conquistando a aprovação, poderá realizar o pagamento da taxa de avaliação, que varia de acordo com a carga horária do curso escolhida por você.

Assim que cumprir o período mínimo de estudos, o certificado digital fica disponível no ambiente de aprendizagem do aluno e você pode imprimi-lo no momento que desejar! Caso queira a via impressa, basta solicitar no momento da pré-avaliação.

Clique aqui e confira mais detalhes sobre valores e tempo mínimo de estudo.

Os cursos livres do Educamundo são válidos?

O reconhecimento do MEC não é necessário para cursos livres, sejam eles cursos online ou presenciais.

A regulamentação pelo MEC é válida apenas para cursos online ou presenciais de graduação ou pós-graduação.

Quanto a cursos técnicos ou de ensino médio, esta regulamentação fica a cargo das Secretarias Estaduais de Educação.

No ensino fundamental e infantil, fica a cargo das Secretarias Municipais de Educação.

Os certificados dos cursos livres, poderão ser utilizados para fins curriculares, tirar licença capacitação, prova de títulos, avaliações de empresas bem como promoções internas, para enriquecer seu currículo, obter gratificações adicionais conforme plano de carreira, seleções para mestrados e doutorados, créditos de carga horária ou extensão em universidades, concursos pblicos e vrias outras possibilidades, nas modalidades atualizaão/aperfeiçoamento/capacitação.

Nossos certificados são amparados legalmente através do Decreto Presidencial 5154/2004, Artigo 3º e § 2º; A Lei de Diretrizes e Bases – LDB – Lei 9394/96, Art.40, e o CNE/CNB Nº 06/2012, Art. 25.

Contudo, apesar de nossos certificados serem validados e protegidos por estas leis, ressaltamos que, antes de sua certificação, o aluno sempre deverá confirmar no edital e/ou instituião e/ou Conselhos Profissionais em que pretende utilizar o certificado, tais como CREA, CRECI, CRO, dentre outros, quanto à aceitação do mesmo, haja vista que poderá haver alguma norma ou especificação interna ou externa que invalide sua aceitação.

Deste modo, como atendemos todo o Brasil e os certificados so utilizados para diversos fins, torna-se impossível nossa instituição garantir a aceitabilidade do mesmo em todas as hipóteses.

Portanto, a realizaão de sua inscrição aos cursos bem como sua certificação implica na aceitação e verificação por parte do aluno, isentando nossa empresa caso o curso ou certificado não seja aceito.

Matricule-se neste curso e ganhe acesso a mais de 1.500 cursos online por apenas: R$79,90

Carga horária de 5h a 420h

Curso com certificado opcional

Materiais diversificados (Vídeos, PDFs e etc)

Declaração de matrícula ao iniciar curso

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