Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Curso de Word online: aprenda todas as ferramentas de forma prática

artigo-word-educamundo-02-1

O Word é o editor de textos do Pacote Office. Mundialmente conhecido e usado, o Word cria e edita documentos digitais como relatórios, gráficos, tabelas e outros. O editor tem incontáveis ferramentas para criação dos diversos tipos de documentos, assim como para sua formatação e edição.

Ter conhecimentos em informática é um requisito básico para conseguir uma boa vaga de emprego atualmente. As empresas dão preferência para candidatos que tenham noções de digitação, internet e nos principais programas do Pacote Office, como o Word, sobre o qual falaremos neste artigo. O famoso editor de textos da Microsoft se tornou peça-chave para a realização de qualquer trabalho, seja acadêmico ou profissional, e até mesmo para a organização da vida pessoal.

Por sua alta valorização pelo mercado e necessidade para o dia a dia moderno, a saída mais eficiente para você não ficar para trás é recorrer a um curso de Word online. Com essa opção, você aprende conceitos, técnicas e muitas dicas para deixar sua rotina mais organizada e seu currículo muito atraente.

O Educamundo, portal com expertise em cursos online, propõe aos inscritos duas versões voltadas para a ferramenta: o Curso Online Word básico e o Curso Online Word avançado. Ambos possuem conteúdos exclusivos e completos, formulados por um setor pedagógico dedicado, garantindo todo o passo a passo que você precisa para dominar as principais funções do Word como ninguém. Que tal experimentar?

Para lhe mostrar como nosso curso de Word é a melhor alternativa de qualificação, elaboramos este artigo repleto de informações sobre sua valorização para o mercado atual e dicas para aprender com dinamismo. Acompanhe e tire suas dúvidas.

Como melhorar a carreira com um curso de Word online

O mundo está mais digital e isso ninguém pode negar. As empresas, instituições públicas e a própria sociedade estão acompanhando o ritmo de avanço da computação e da web para se dar bem em todos os âmbitos. É fato que quem possui habilidades em variadas ferramentas e ações do computador chama mais atenção em entrevistas de emprego. Além disso, essas competências se tornam essenciais para agilizar processos na escola ou faculdade, em empreendimentos próprios e até mesmo no cotidiano de cada um.

Tratando-se de mercado de trabalho, já não conseguimos imaginar uma corporação sem contar com a ajuda da informatização. Com isso, os futuros funcionários ou já atuantes devem ter conhecimentos equiparados com as necessidades da empresa, que vão muito além das funções administrativas. Qualquer ramo precisa de colaboradores aptos para digitar um texto no Word ou elaborar uma planilha no Excel, por exemplo.

É importante frisar que o aprendizado em informática é válido para pessoas de todas as idades, porém, quanto antes iniciá-lo, melhor. De acordo com Luiz Gonzaga Bertelli, do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), os jovens que se preparam para liderar novos projetos, sobretudo aqueles ligados ao universo digital, têm maiores chances de se tornarem profissionais de sucesso.

Para ele, a escolha por um bom curso de Word e Pacote Office como um todo, além de um que ensine sobre Windows e Internet, é o melhor a se fazer, pois são saberes que representam o requisito mínimo do mercado. "Em qualquer empresa em que se for iniciar um trabalho, vão exigir conhecimentos em informática", relata o especialista.

Por essas e outras que complementar a formação com um curso online de qualidade se mostra uma das melhores opções atualmente. Aqui no Educamundo há cursos online com certificado que ajudam estagiários e profissionais a conseguirem melhores oportunidades em suas áreas. Além do Curso Online Word, os alunos podem se atualizar no Curso Online Pacote Office‍ e no Curso Online Noções Básicas para Digitação‍, duas ideias incríveis para se diferenciar diante da concorrência.

Conceitos básicos do Word

Já deu para perceber que o Word é uma das plataformas indispensáveis para alcançar suas metas, mas você sabe o porquê dele ser tão útil assim? Bom, para começar, precisamos pensar no Word como se fosse um caderno digital. Você escreve nele o que está acostumado a escrever no papel, valorizando o seu trabalho, deixando-o mais seguro e ainda aumentando as possibilidades de compartilhar esse material e até mesmo fazer cópias dele através da impressão.

Criado há 34 anos, o Word continua sendo o principal editor de textos de todo o mundo. Com ele, é possível digitar trabalhos variados, personalizar os textos de acordo com o que você deseja, criar tabelas e gráficos, incluir imagens e links. Agora, na última versão, o programa também permite o armazenamento e compartilhamento dos arquivos criados por meio do One Drive, o serviço de nuvem da Microsoft.

Importante saber que a marca disponibiliza pacotes voltados para empresas, instituições de ensino e também para uso doméstico, que podem ser adquiridos de acordo com as necessidades de cada um. Para treinar as ferramentas do Word aprendidas em cursos online, indicamos que você baixe a versão de teste válida por 30 dias, que dispõe da barra completa de ações para você ficar craque. 

Documentos que podem ser criados no Word

O Word é um dos processadores de texto mais versáteis que existem. A cada versão nova, o programa foi evoluindo suas funções e expandindo o leque de alternativas para se trabalhar com ele. Assim, ele conseguiu se diferenciar diante de outras plataformas e se consolidar como a opção mais requisitada por estudantes, profissionais e demais usuários.

Para você ter uma ideia do quão abrangente o Word é, elencaremos os principais documentos que podem ser criados através dele. Conheça e continue se aperfeiçoando em cursos a distância.

Textos

Essa é a função essencial do programa e que é evidenciada em nosso curso de Word. Quando foi criado, ainda para o sistema MS-DOS, ele consistia em apenas uma caixa de texto básica, com pouquíssimos recursos de edição – era possível digitar, colar e acrescentar negrito, itálico ou sublinhado, mas que só apareciam quando o documento era impresso. Hoje, há uma barra de ferramentas do Word super completa, que permite que o usuário formate o texto da maneira que quiser.

Estudantes podem utilizá-lo para fazer trabalhos escolares ou acadêmicos; escritores podem armazenar ideias e até mesmo produzir livros; professores podem elaborar seus planos de aulas; jornalistas suas matérias; psicólogos podem concluir laudos e perícias; enfim, qualquer pessoa pode se beneficiar das principais funções do Word em relação a criação de textos.

Certificados

O Word pode ser útil para a elaboração de certificados, sabia? Documentos oficiais como estes precisam ser criados em plataformas de qualidade e não há melhor escolha. Antes mesmo de você iniciar esse projeto, é possível definir o layout, o estilo da fonte e do papel que será utilizado para impressão. Com um curso online de excelência dá para captar diversas dicas para criar certificados e atestados para ninguém botar defeito, vale a pena conhecer.

Contratos

Outro documento oficial e muito utilizado por qualquer empresa é o contrato. Nesse caso, encarregados dos setores de administração, Recursos Humanos ou Departamento Pessoal são os que devem saber a fundo como utilizar o programa, já que são os mais envolvidos em processos de admissão de funcionários ou parcerias diversas.

Com o Word você consegue adicionar campos para a data, as disposições gerais, espaço para assinaturas, os termos do contrato e os legais. O mais bacana é que o software tem a opção de criar um modelo de contrato, que pode ser aberto sempre que você desejar elaborar novos contratos.

Calendários

Entre os templates disponíveis no Word estão os calendários. São diversos modelos interessantes que podem ser personalizados de acordo com as suas necessidades e preferências. Escolas, empresas, profissionais autônomos e interessados em geral podem criar calendários para melhorar a organização de suas tarefas diárias e, consequentemente, garantir maior produtividade. É possível também editar modelos com as fotos da família ou amigos, o que pode ser uma boa ideia de presente ou até mesmo para empreender.

Cursos a distância são meios excelentes de adquirir habilidades para se organizar no ambiente acadêmico, profissional e pessoal. Além de aprender como elaborar calendários super úteis para o dia a dia na capacitação sobre Word, no Curso Online Administrando Melhor o Tempo‍, por exemplo, você conhece técnicas infalíveis para cumprir tudo aquilo que planejou fazer. Que tal?

curso de word online

Relatórios

Os relatórios são documentos indispensáveis para qualquer nicho. Profissionais precisam ter conhecimentos específicos em como elaborar declarações para suprir processos internos, para apresentar a seus superiores ou para seus clientes. Com as ferramentas do Word, os relatórios ficam mais completos, podendo conter gráficos personalizados, tabelas com cálculos e informações importantes, disposições gerais, metas, notas, imagens com legendas, entre outros. 

Em alguns casos, os relatórios devem ser elaborados juntamente com slides produzidos em PowerPoint, outro software importante do Pacote Office e que pode ser conhecido em cursos online com certificado. Com uma ferramenta de texto e uma de apresentações, o trabalho pode ser mostrado com muito mais credibilidade e profissionalismo. 

Trabalhos acadêmicos no Word

Criamos um tópico a parte para falar sobre os trabalhos acadêmicos, pois esse tipo de produção está entre as principais funções do Word. Graduandos sabem a quantidade de atividades que são passadas nessa fase da educação, sendo que, hoje em dia, são raras aquelas que podem ser entregues feitas à mão. Portanto, desde os trabalhos mais simples até os mais complexos, como o TCC, devem ser digitados. E o melhor editor para isso só poderia ser o Word.

Um dos motivos para que estudantes prefiram criar seus trabalhos via Word é a sua infinidade de ferramentas. Se pegarmos como exemplo a elaboração do temido TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, não encontraremos um aluno sequer que não o utilize para esse fim. Isso porque, dentre todos os itens de edição disponíveis, há aqueles específicos para o cumprimento das Normas da ABNT, conhecidas regras para formatação e padronização de trabalhos acadêmicos.

Um curso de Word online pode auxiliar bastante nessa etapa, reconhecida como a mais complicada para qualquer estudante do ensino técnico ou superior. A produção do trabalho em si já demanda tempo, energia e dedicação extrema, e quando chega a hora de formatá-lo seguindo os parâmetros obrigatórios da ABNT, é comum que o aluno nem saiba por onde começar.

Ao aprender passo a passo em um curso online, fica muito mais dinâmico editar todo o material de acordo com as normas técnicas. Felizmente, o programa tem a opção de criar padrões, que podem ser aplicados em um mesmo documento e que se atualizam conforme as edições. Sumários, números de página, citações, referências são alguns exemplos de tópicos que devem constar em todo e qualquer TCC e que podem ser facilmente diagramados através do Word.

Corretor ortográfico do Word

O corretor ortográfico é outro recurso muito útil do Word. Podendo ser acionado ou desativado pelo usuário, ele oferece uma lista extensa de idiomas que podem ser verificados. Ou seja, para qualquer trabalho que você realize utilizando o Word, como os que citamos acima, é possível obter a correção automática de erros gramaticais, como os de ortografia e de sintaxe.

O Word vai assinalar quando há palavras duvidosas, portanto, cabe ao usuário verificar se a correção faz sentido para a sua construção textual ou não. Apesar disso, é interessante manter a ferramenta ativada, pois assim você fica sempre atento ao que está escrevendo e às possibilidades de mudança no texto em questão.

Alguns cursos online podem complementar conhecimentos quanto a isso. O Curso Online Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa‍, por exemplo, é ideal para ficar por dentro das normas do novo acordo ortográfico, em vigor oficialmente desde 2016. Além deste, há o Curso Online Comunicação Escrita e Revisão Gramatical‍, que também oferece um conteúdo vasto para quem deseja escrever cada vez melhor.

Faça agora um curso online para dominar o Word de vez

O Word é um programa completíssimo, que não deixa a desejar a nenhum estudante ou profissional. Se falássemos sobre cada utilidade que ele oferece, ficaríamos o dia a todo aqui, pois são inúmeras. A dica que temos para você que quer dominar a ferramenta de uma vez por todas é se qualificar em um curso de Word online de excelência. É uma maneira muito mais simples e ao mesmo tempo, muito mais eficiente de aprender novos conteúdos.

Inscreva-se agora no Educamundo e garanta o acesso aos mais de 1500 cursos a distância do Pacote Master investindo o valor único de {preco_matricula}. Há cursos online com certificado voltados para mais de 20 áreas de atuação, incluindo informática, administração, comunicação, etc.

Ah, e o processo de certificação, diferente de outros portais, é opcional, para respeitar a sua necessidade. Sendo assim, é possível escolher a melhor carga horária para o seu caso, entre 5 e {carga horaria maxima} horas, e garantir a emissão após uma avaliação com questões de múltipla escolha.

Curiosidades sobre o Word Office

  • Em suas primeiras versões, o aplicativo Word ganhou alguns codinomes em atualizações. O Word 1.1 ficou conhecido como “Bill The Cat”, um personagem de tirinhas dos anos 80. Já a versão 2.0 ganhou o codinome de Spaceman Spiff, um dos clássicos momentos da dupla Calvin and Hobbes (Calvin e Haroldo no Brasil).
  • O Word 97 tinha um Easter Egg: um jogo de Pinball. Para encontrá-lo, havia um caminho com 10 passos.
  • O Word 98 introduziu um dos primeiros assistentes virtuais: Clippy, um clip animado, cuja função era ajudar os usuários. No entanto, não fez muito sucesso e o Word 2007 já veio sem ele.

Conte para a gente o que achou de nosso artigo e dos cursos do portal. Caso tenha qualquer dúvida, não hesite em nos perguntar. Volte mais vezes, até uma próxima!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.