Home / Blog / Dicas / Vale a pena fazer cursos online?
Vale a pena faze cursos online Dicas

Vale a pena fazer cursos online?

  • Por: Equipe Educamundo
  • 12/01/2022

Não há como fugir, hoje o mundo está conectado. Está cada vez mais comum ver casas, eletrodomésticos e até mesmo carros interligados à rede mundial de computadores.

A educação não poderia ficar de lado e também conseguiu seu espaço se adaptando a este novo mundo. Os famosos cursos EAD são uma realidade cada vez mais comum em instituições públicas e privadas, seja do ensino médio ou superior.

Com a pandemia, esse processo foi acelerado. Sem poder sair de casa, grande parte das atividades passaram a ser realizadas de modo remoto e as aulas seguiram esse modelo, tornando o ensino a distância como a nova regra.

Apesar de todo esse histórico e desenvolvimento das redes e relações, bem como a incorporação da educação no mundo virtual, ainda é comum dúvidas do tipo: “cursos online valem a pena”? 

Para tentar esclarecê-las, criamos este artigo levantando alguns pontos que merecem uma atenção especial para você chegar a uma conclusão.

Confira!

Cursos relacionados que podem te interessar:

Pandemia, coronavírus e os cursos online

Em fevereiro de 2020, surgiu o primeiro caso de coronavírus no país

A partir daí, ficou difícil imaginar a dimensão que esse vírus tomaria bem como o rumo de nossas vidas dali pra frente.

Logo depois, tudo mudou e precisamos nos adaptar a um “novo normal”.

Todos os setores da sociedade precisavam se adequar a uma nova realidade: o distanciamento social. 

A solução para isso foi trabalhar e estudar de casa e a partir daí houve a necessidade de se adaptar, quebrando, principalmente, a resistência de alguns setores ao digital.

O EAD que antes parecia algo do futuro, tornou-se a regra e o ensino a distância cresceu de forma vertiginosa.

Com essa nova adaptação, passamos a estudar e a trabalhar de casa.

Para alguns, algo maravilhoso, mas para outros uma mudança radical e a incerteza da adaptação.

Apesar dos entraves, hoje grande parte da população aprova o ensino a distância, principalmente pelos seus benefícios, seja pela comodidade ou flexibilidade dos horários e isso pode ser comprovado por meio de dados.

Principais dados sobre os cursos online

Uma pesquisa realizada pela Educa Insights em parceria com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) demonstrou que 46% dos entrevistados têm interesse em iniciar um curso de graduação por meio do EAD, contra 33% daqueles que preferem o presencial.

Dados da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC revelaram um aumento exponencial de alunos de cursos técnicos matriculados no ensino EAD. 

Ou seja, em 2015 foram registradas 144.891 matrículas, tendo esse número subido para 193.136 em 2020, ou seja, um aumento de 34%. Gestão e negócios estão entre as áreas que representam o maior número de matrículas dentro desse grupo.

Dados de 2019 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) também ilustram essa realidade. Segundo a pesquisa, de 2009 a 2019 houve um aumento de 378% das matrículas EAD no país, comprovando realmente que o EAD veio para ficar.

Vale a pena fazer cursos online? Veja vantagens e desvantagens

Avaliar vantagens e desvantagens de algo é muito pessoal. Por isso é importante entender a realidade de cada um e pesar os pontos positivos e negativos de algo para se chegar a um cenário mais assertivo. 

Por isso, nem todos os pontos aqui apresentados são vantagens ou desvantagens para todos.

Vantagens dos cursos online

Dentre as principais vantagens, temos a flexibilidade que os cursos online oferecem aos seus alunos, bem como o seu custo-benefício.

Falando em custo-benefício, sem dúvida os cursos online são um excelente investimento, isso porque necessitam de uma infraestrutura menor do que uma instituição de ensino presencial para operar. Isso representa uma vantagem para o aluno, que não investirá muito para ter acesso a um material de mesma qualidade (ou até superior ao ensino presencial).

Também é importante mencionar que os certificados emitidos pelos cursos online possuem o mesmo valor que os cursos presenciais, ou seja, não há diferença entre os documentos e ambos possuem seu valor no mercado de trabalho.

Há desvantagens?

Bem como qualquer outra ferramenta de aprendizado, os cursos online possuem sim algumas desvantagens que não necessariamente estão relacionadas às instituições de ensino, mas sim a adaptabilidade a esse novo modelo.

Dentre as principais “desvantagens”, podemos citar a disciplina para concluí-lo, capacidade de gerenciamento do tempo, bem como a familiaridade mínima com ferramentas tecnológicas

Ter autodisciplina é um dos motivos que mais afastam os alunos das matrículas de cursos online. Isso porque, neste formato não há um cronograma a ser seguido e, em muitos casos, não há um tutor para guiar o aluno. Por isso é encarado como uma limitação para alguns estudantes.

A capacidade de gerenciamento do tempo é outro fator importante e que é encarado como desafio para muitas pessoas, haja vista que, diante da possibilidade de fazer o seu próprio horário, muitos acabam “deixando para depois”, resultando em acúmulo de matérias, e dificuldade em finalizar o curso.

Por fim, temos a familiaridade com ferramentas tecnológicas, ou seja, a capacidade para manuseio de um computador, tablet ou celular e que limita uma grande parcela da população ao acesso ao conhecimento online.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Faça cursos online com o maior portal do país

Como vimos, fazer cursos online traz diversos benefícios para a carreira e para a vida, entretanto, é preciso estar matriculado em uma instituição de ensino séria, que respeite os seus alunos, para que só então, todos os benefícios sejam colhidos.

Aqui no Educamundo, cada curso criado é pensando no futuro do nosso aluno. Ou seja, fazemos cursos para que alunos tenham chances reais de melhoria na carreira.

Por isso investimos em pontos essenciais para manter a qualidade e tradição do nosso trabalho, seja na contratação de profissionais qualificados na sua área para a produção de cada conteúdo, seja no planejamento e otimização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), pensado na necessidade do nosso aluno.

Para fazer parte de um grupo de mais de 1 milhão de alunos e ex-alunos, basta você investir R$ 69,90 no Pacote Master para ter acesso completo a mais de 1200 cursos online com certificado por um ano inteiro, sem mensalidades.

Não deixe para depois, faça agora mesmo a sua matrícula e aproveite para mudar de vida com um conhecimento diferenciado.

E se gostou do artigo, não deixe de compartilhar com amigos e familiares. 

Até a próxima!

Artigos que podem te interessar:

Artigos em Destaque