Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Transformação digital: a preparação das empresas para a próxima década

Administracao-de-Empresas-5-2-1

Transformação digital, do inglês Digital Transformation (DT), é o termo utilizado no mundo todo para designar o processo do uso da tecnologia como agente de mudanças para as empresas expandirem a sua atuação e melhorarem seus resultados.

A rapidez da evolução tecnológica ocasiona mudanças bastante significativas no estilo de vida das pessoas, na sociedade e também no mercado. Diante disso, o meio corporativo se vê com o desafio de acompanhar a nova realidade. Disso nasceu o conceito de transformação digital.

A princípio, esse parece ser um processo direcionado a empresas que ainda não estão inseridas e familiarizadas no meio digital. Não se trata disso. Na verdade, essas empresas têm ainda um longo caminho pela frente – e não devem perder mais tempo.

A transformação digital nas empresas significa sua inserção completa no mundo digital. Análises de dados, plataformas conectadas, modelos operacionais que aumentem a sua produtividade e outros elementos da inteligência artificial, são exemplos de como elas serão direcionadas para esse caminho.

##lista_curso##

A transformação digital e seus impactos nas organizações: o que esperar?

A transformação digital nas empresas

É um erro pensar que somente TI é influenciado pela transformação digital. Apesar de ter sido a área precursora, outras áreas também são influenciadas, tanto de forma direta quanto indireta: bancos, saúde, indústria e produção, vendas, marketing, comunicação, RH e outras.

A área de TI, inclusive, já perdeu o papel de somente fornecer soluções digitais e tecnológicas para as corporações e ganhou um novo status, o de parceira de negócios.

A transformação digital no RH

A transformação digital no RH é um desafio. O setor também tem sido “convocado” a liderar as corporações na transformação digital.

No entanto, ele não deve somente ajudar a “fazer o digital”, deve também “ser digital”, e é nesse ponto que precisa se reformular e acompanhar as mudanças que o estão atingindo.

Segundo a Deloitte, renomada empresa de serviços profissionais, há três áreas nas quais estão ocorrendo mudanças:

  1. Força de trabalho digital: diz respeito a novas formas de gerenciamento, mudança organizacional e cultura de inovação. De que forma as organizações farão isso?

  2. Ambiente de trabalho digital: trata-se da organização das empresas a fim de promover o engajamento de seus colaboradores por meio de ferramentas de comunicação que ajudem com a produtividade, como Microsoft Teams, Workplace by Facebook e outras.

  3. Setor de RH Digital: de que forma as organizações podem se encaminhar para operar na forma totalmente digital, usando aplicativos e ferramentas para proporcionar soluções e inovar sempre?

Esses desafios do RH digital nos levam aos tomadores de decisão: direção e os administradores. Estes últimos, por sinal, devem estar preparados para liderar suas equipes em direção à transformação digital.

O papel da inteligência artificial na transformação digital

A transformação digital vai fazer com que empresas revejam seus processos, busquem inovações e alcancem maior competitividade, tudo com ajuda da tecnologia. Para isso, é imprescindível o uso de dados e da inteligência artificial. Esses elemento são, na verdade, fundamentais para empresas que pretendem ampliar mercados. 

Paula Bellizia, presidente da Microsoft no Brasil, diz que o uso de dados precisa estar alinhado à estratégia da empresa, e ser visto como vantagem competitiva. Segundo ela, qualquer tipo de negócio poderá aproveitar a inteligência artificial.

##lista_vantagens##

Você quer saber mais sobre esse e demais temas? O Educamundo tem excelentes cursos online nas áreas de Administração e Negócios, Tecnologia, Recursos Humanos, Informática e outras com as quais a transformação digital tem ligação.

Nossos cursos online com certificado opcional lhe dão um bom embasamento sobre temas diversos, e prepara você para enfrentar qualquer desafio do mercado de trabalho.

Você pode começar pelo Curso Online Administração de Empresas e ampliar o campo de conhecimento com cursos relacionados. Para isso, você investe apenas uma parcela de {preco_matricula} e assina nosso Pacote Master, com mais de 1.200 cursos. A vigência da matrícula é de um ano e nesse período você pode fazer quantos cursos do Pacote Master quiser.

Não espere mais para dar um up em sua carreira, faça a sua inscrição agora mesmo e comece seus estudos. Boa sorte!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.