Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Por que a terapia com mandalas promove benefícios para tratamentos?

ARTETERAPIA-2-1-1

Algumas pessoas pintam por prazer, outras com um objetivo terapêutico. A arte de colorir mandalas é muito antiga, por exemplo, é percebida como um meio de esvaziar a cabeça dos problemas e tornar a vida um pouco mais colorida. Vamos conhecer mais sobre a técnica de terapia com mandalas no texto a seguir.

Por que a terapia com mandalas pode trazer benefícios para a saúde mental?

A mandala é um tipo de representação geométrica, que simboliza a relação do homem com o cosmos. Acredita-se que a utilização da mandala possibilita um retorno a um espaço sagrado. Ela é muito usada no tantrismo (um tipo de crença filosófica). Sua imagem é formada por círculos, quadrados e figuras geométricas, formando uma imagem maior, que simboliza o mundo, servindo como um instrumento de meditação.

No campo das artes, a mandala representa uma fusão de cores dentro de um objeto. Essa prática exige bastante concentração e atenção. São feitos inúmeros desenhos com mandalas, inclusive obras de arte. Ela é encontrada na arquitetura, um exemplo disso é a parte superior da Catedral de Brasília.

Por ser um exercício que requer concentração, ela é utilizada para fins terapêuticos que envolvem processos de meditação. A utilização da mandala na arteterapia é muito apreciada e reconhecida por psicólogos e terapeutas.

##lista_curso##

Como utilizar a mandala na arteterapia?

Alguns psicólogos há tempos dispõem de mandalas para seus pacientes pintarem, assim eles conseguem olhar para dentro de si e enxergar seus problemas internos, procurando soluções para resolvê-los.

A prática de pintar uma mandala com a intenção de resolver problemas pessoais e psicológicos permite que a aura interna entre em equilíbrio com o corpo, resgatando necessidades e desejos profundos.

O stress do dia a dia e a pressão do trabalho acabam por provocar uma desconexão da alma com o corpo. A mandala auxilia na conexão. Além disso, ela trabalha com os estados mentais, estimulando os pontos positivos. Muito empregadas para animar crianças que fazem tratamento de câncer, fazendo com que as crianças se sintam animadas, misturando o lúdico com a terapia, elas veem na mandala uma forma de colorir a vida e se expressar.

Você conhece todos os tipos de arteterapia?

A arteterapia pode ser aplicada com pessoas de todas as idades. É muito utilizada para diminuir o stress do dia a dia, estimular a criatividade e ajudar o indivíduo a alcançar o seu melhor potencial.

Confira abaixo os principais tipos de arteterapia:

  • Dança: a dança além de auxiliar na perda de peso, melhorar a resistência do corpo e diminuir o estresse, pode ser uma ótima terapia, para isso a coreografia precisa partir do próprio indivíduo.
  • Música: ajuda a estimular a sensação de prazer no cérebro, liberando dopamina, a qual ajuda no bem-estar. Além disso, ela ajuda a relaxar e acalmar.
  • Teatro: ajuda a estimular a imaginação e a interação social. A invenção do personagem e a interpretação dele podem ajudar a expressar os sentimentos internos.
  • Pintura: é um ótimo meio de expressar os sentimentos, requer concentração e atenção. Com ela, o paciente consegue meditar e resolver seus problemas internos.

Como surgiu a mandala?

A mandala surgiu na antiguidade. A palavra tem origem do “sânscrito”, que significa círculo. Estudiosos afirmam que as primeiras mandalas vieram do Tibete, durante o século VIII, e são muito utilizadas na meditação.

Conheça os principais livros sobre arteterapia

A arteterapia é uma prática adotada em muitas clínicas, hospitais e escolas. Já há estudos que comprovam os benefícios dela para complementar outros tratamentos. Confira abaixo nossa lista de livros sobre arteterapia:

  • Percursos em Arteterapia: Arteterapia e Educação, Arteterapia e Saúde – Selma Ciornai;

  • Arteterapia Com Crianças – Vanessa Coutinho

  • Arteterapia Métodos Projetos e Processos – Angela Philippini

  • Arteterapia Com Idosos: Ensaios e Relatos – Vanessa Coutinho

  • Arteterapia Na Prática: Diálogos com a Arte-Educação – Claudia Colagrande

  • Arteterapia – Um Novo Campo do Conhecimento – Irene Gaeta Arcuri

##lista_vantagens##

Se você está interessado pelo assunto e gostaria de aprender mais, o Educamundo tem disponível o Curso Online Arteterapia, que irá lhe ajudar a se capacitar no tema.

Aqui no portal, oferecemos o Pacote Master com mais de 1.200 cursos online, em diversas áreas de atuação, tudo isso por investimento anual de {preco_matricula}. Inscreva-se em nosso portal e aproveite todos esses benefícios!

Comece hoje mesmo a estudar com nossos cursos online com certificado e melhore seu currículo profissional!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.