Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Startups home office: como organizar sua rotina para trabalhar de casa

softskills1-2-1

O mercado vem mudando bastante nos últimos anos, abrindo novas oportunidades em empresas com modelos de negócio inovadores. 

As startups mudaram não só a forma como consumimos conteúdo, como também o modo como trabalhamos. Os horários flexíveis e o home office podem ser um desafio para quem está acostumado a uma rotina fixa. 

Hoje vamos dar algumas dicas para se adaptar a esse modelo e conseguir trabalhar em uma startup home office. Confira!

O trabalho home office e o meio das startups

Muitas startups hoje em dia optam por uma cultura organizacional mais flexível. Isso porque, na mentalidade desses novos empreendedores, um profissional deveria ser avaliado por aquilo que ele entrega, e não pelas horas que trabalha. 

Sendo assim, não importa muito onde ou quando ele executa suas demandas, desde que entregue resultados. Mas afinal, o que é startup?

 ##lista_curso##

O que é startup?

A definição de startup ainda é muito discutida, uma vez que esse tipo de empresa ainda é muito novo e se encontra em expansão e desenvolvimento. 

Porém, de modo geral, uma startup é uma empresa que oferece uma solução inovadora, normalmente no meio digital, com um modelo de negócio escalável. 

O que a diferencia das empresas tradicionais e que permite esse crescimento é a cultura organizacional mais dinâmica. O home office por exemplo, dá mais flexibilidade para o colaborador, que oferece maior produtividade e rendimento.

Afinal, um profissional que não enfrenta horas no trânsito e pode trabalhar no conforto e silêncio da sua casa, na teoria produz mais. 

Entretanto, muita gente não sabe direito como organizar o seu tempo em casa. Por isso, vamos dar duas dicas fundamentais para quem quer quebrar essa barreira. 

Como trabalhar em uma startup?

Para trabalhar em uma startup é preciso gostar de um ambiente tecnológico, entender o básico de programação e marketing digital, além de se identificar com uma cultura mais aberta a erros, voltada a experimentos e em busca de um crescimento acelerado através de resultados baseados em dados.

O que é um coworking?

Se você não sabe o que é um coworking, fica tranquilo que a gente explica. Trata-se de um local bem estruturado, com boa internet, salas de reunião e todo um ambiente de trabalho bastante organizado. 

Os coworkings existem para que pessoas que não gostam de trabalhar em casa todos os dias possam trabalhar em um ambiente mais profissional quando preferirem. 

São ótimos para quem está fazendo a transição da rotina fixa para o trabalho remoto, além de ser excelente para construir networking. 

 ##lista_vantagens##

Como utilizar a metodologia scrum

A metodologia scrum é fundamental para quem quer trabalhar em casa. Ela se baseia na logística do Kanban. Nela, você organiza as suas atividades em 4 colunas principais:

  • Backlog: nessa coluna, entram todas as tarefas que você precisa fazer.

  • To do: aqui, vão entrar as tarefas que você irá executar nesta semana. 

  • Doing: apenas as atividades que estão em execução.

  • Done: todas as tarefas que já foram concluídas. 

Assim, fica fácil organizar seu tempo, quebrar metas e definir o que deverá ser feito, sem muita dor de cabeça. 

Além disso, você pode aprender aumentar a sua produtividade estudando cursos online, como por exemplo, o Curso Online Administrando Melhor o Tempo

Aqui no Educamundo, oferecemos mais de 1.200 cursos online com certificado opcional do nosso Pacote Master nas mais diversas áreas de atuação. Inscreva-se! Assim você pode aprimorar cada vez mais as suas habilidades. 

E então, gostou das nossas dicas? Comenta aqui embaixo o que você achou e compartilhe nas suas redes sociais! Até a próxima!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.