Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Como estudar sobre sonegação de impostos e orçamento público

Orcamento-Publico2-2-1

Assim como a corrupção, a sonegação de impostos é outro problema que reduz as possibilidades de investimento de recursos nos serviços públicos.

No entanto, nem sempre a sonegação fiscal é praticada por má-fé. Devido ao nosso complexo sistema tributário, muitas vezes os empreendedores erram e sequer sabem que estão cometendo irregularidades.

Outros, por sua vez, usam de artimanhas com o objetivo de pagar menos impostos. O fato é que, de uma forma ou de outra, não são arrecadados todos os recursos públicos que deveriam ser.

Se você estiver se perguntando sobre a importância de conhecer sobre esses temas, saiba que, além de seu papel na fiscalização da aplicação dos recursos públicos como cidadão, esses são assuntos recorrentes em processos seletivos e essenciais para quem segue carreira jurídica, contábil, fiscal ou administrativa.

Para ajudar nessa formação, e também para que você se sinta preparado para concursos e outros processos seletivos, o Educamundo reuniu uma série de materiais no Curso Online Orçamento Público e Suprimentos de Fundos.

Sonegação de impostos e orçamento público em processos seletivos

Para estudar sobre orçamento público e sonegação fiscal, o ideal é que você tenha uma ideia de temas recorrentes em provas. Autuação e punibilidade sobre a sonegação de impostos são exemplos de questões que sempre aparecem em processos de seleção e concursos.

##lista_curso##

Resolver exercícios é, sem dúvidas, a melhor forma de estudar. É importante também compreender a interrelação entre os temas.

Sonegação e orçamento público, por exemplo, podem não estar diretamente ligados, mas a ocorrência de um prejudica o outro. O que se recolhe em impostos e tributos serve para manter os serviços prestados pelo governo em andamento. Também são temas relacionados: corrupção, lei anticorrupção, programa de integridade, transparência, ética, compliance e outros. Para ajudar, vamos dar algumas dicas.

4 dicas essenciais sobre orçamento público e desvio de recursos públicos

1. Veja no infográfico a definição de sonegação fiscal:

- 9k=

2. O que é compliance?

De forma resumida, compliance é um conjunto de regras e procedimentos norteadores das boas práticas nas empresas. Um sistema de compliance envolve vários elementos, como treinamento e cursos dos colaboradores, canal de denúncias, acompanhamentos de licitações etc.

3. O que é programa de integridade?

Um programa de integridade é um dos elementos e pilares do compliance. Foi instituído pela lei 12.846/2013, também conhecida como Lei Anticorrupção ou Lei da Empresa Limpa. Atualmente, é uma exigência para que empresas possam participar de processos de licitação.

##lista_vantagens##

4. Como denunciar sonegação de impostos?

A sonegação fiscal pode ser denunciada anonimamente por meio dos canais – normalmente o canal de denúncias – disponibilizados por órgãos públicos e empresas que têm sistema de complicance. Prefeituras, Secretarias da Fazenda, Receita Federal e o Governo têm esses canais.

Como você pode ver, há muita coisa a aprender. Cursos online são opções certeiras para isso, pois, além de prepararem você para provas e seu cargo, enriquecem seu currículo.

O Educamundo tem mais de 1.200 cursos online com certificado opcional que o ajudam a se preparar de formas diversas. Você investe apenas R$ 69,90 e tem acesso ao Pacote Master durante um ano inteiro, e pode fazer todos os cursos que quiser. Matricule-se agora mesmo e comece a aproveitar esses benefícios.

O que achou de nosso artigo de hoje? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe em suas redes sociais.

Até o próximo!

##cadastro_newsletter##
 

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.