Para implementar a avaliação de desempenho, as pequenas e médias empresas devem traçar metas tangíveis, definir os parâmetros utilizados na avaliação, desenvolver métodos qualitativos, criar políticas de feedback e manter a recorrência no processo avaliativo.
Assim como os processos que envolvem o sistema de gestão da qualidade, a avaliação de desempenho torna-se essencial do ponto de vista evolutivo. Empresas, independente de seu porte, que buscam desenvolver-se em equipe e individualmente, devem considerar a criação de um sistema de avaliação de desempenho.
Sistema de avaliação de desempenho: passos para implementação
Você tem curiosidade de saber como se dá a implementação do processo? Acompanhe nosso conteúdo de hoje e saiba mais!
1. Entenda a importância da avaliação de resultados
Todos os níveis hierárquicos, de líderes a funcionários de baixo escalão, precisam reconhecer a necessidade de avaliar o desempenho das atividades. É necessário ampliar a discussão, elencar os processos que necessitam de melhorias e apresentar os benefícios que a avaliação de resultados proporcionará, seja ao empregador, seja ao empregado.
Antes de criar o sistema de avaliação, todos os envolvidos no processo da empresa devem conhecer, de forma clara e precisa, o impacto a ser causado na rotina diária.
Atrasos frequentes, decisões errôneas e aferição incorreta de desempenho são três pontos que indicam a necessidade de implementar um sistema de avaliação de resultados.
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2. Defina os melhores indicadores de desempenho
Considerando os objetivos organizacionais do sistema de avaliação, torna-se relevante utilizar indicadores de desempenho que ofereçam resultados objetivos e concretos. Quanto mais subjetivas forem as métricas utilizadas na avaliação, mais comprometido ficará o resultado final.
Indicadores de desempenho estratégico, de produtividade, de qualidade e de capacidade são alguns exemplos de métricas inerentes ao processo de avaliação.
3. Avalie os feedbacks e ajuste processos
De nada adianta se o gestor propõe um sistema de avaliação de desempenho mas não interpreta os resultados, leva-os a sua equipe e traz opções para melhoria. Dentro deste círculo, o feedback possui máxima importância.
É preciso identificar o problema, propor soluções assertivas e envolver os colaboradores responsáveis pelo setor junto a nova demanda.
Vale citar que os feedbacks não devem ser considerados apenas quando a avaliação resulta em dados negativos. Mesmo quando os indicadores trazem informações positivas, é interessante destacá-los, já que as ações de sucesso podem ser ainda mais fortalecidas.
4. Aposte no desenvolvimento de equipes
Uma boa equipe torna-se incrível mediante a preocupação de seu gestor com o processo de desenvolvimento de cada colaborador. Uma vez que é dada a devida importância ao crescimento profissional individual, os resultados em equipe são certeiros.
Além de adotar programas especiais de desenvolvimento de equipes, como workshops, treinamentos internos, externos e formações extracurriculares com o suporte de cursos online, por exemplo, o gestor pode utilizar os próprios colaboradores como transmissores de conhecimento.
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5. Mantenha um sistema de avaliação recorrente
Uma vez avaliado o desempenho e verificados os resultados, o processo deve seguir seu fluxo, transformando-se em parte da rotina interna da empresa. Assim, é mais simples acompanhar a evolução das ações e, caso necessário, providenciar a alteração da estratégia.
Quando a avaliação de desempenho é inserida no dia a dia da companhia, os colaboradores e gestores a recebem com menos rejeição, uma vez que já estarão habituados ao processo.
Implementar um sistema de avaliação requer planejamento, organização e, primeiramente, iniciativa. Você, interessado no tema ou atuante na área de gestão empresarial, obtém conhecimentos atualizados apostando em bons cursos online.
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