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Capital humano: entenda o que é e como gerir essa riqueza nas empresas

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O capital humano é o conjunto de aptidões (habilidades e competências) que gera lucratividade para uma organização. Ele é o resultado de todos os atributos que os colaboradores desenvolveram com base na experiência, na perícia e na educação.

Muitas empresas estão em busca de colaboradores qualificados. Qual é a melhor forma de estimular a criatividade e extrair o máximo do potencial dos indivíduos?

Neste artigo, você entenderá um pouco mais sobre o capital humano, desde a captação de currículo até a melhor forma de incentivar o colaborador a continuar como um ativo dentro das organizações.

Como gerir o capital humano

Os colaboradores geram ativos para o ambiente empresarial pela capacidade, competência e atitude inovadora. Dessa forma, as pessoas se tornam o ativo intangível das organizações. É por meio delas que a empresa alcança os seus objetivos e as metas de lucratividade.

Sendo assim, cabe à empresa ser capaz de extrair, desenvolver e aprimorar as habilidades dos colaboradores, que se tornam as suas principais vantagens competitivas.

Para isso, a organização deve desenvolver programas internos para reter talentos. Além disso, pode ceder espaço e valorizar as ideias de seus funcionários, além de identificar as melhores estratégias para capacitá-los continuamente.

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Quais são as técnicas de recrutamento

Para chegar aos melhores colaboradores, a empresa deve dominar excelentes técnicas de recrutamento. Essas técnicas devem ser enfatizadas para condizer com as expectativas e as especificidades de cada organização. Vamos a elas.

Divulgação em jornais

Difundir as vagas em jornais, embora seja uma técnica antiga, ainda apresenta os seus resultados. É ideal para a empresa que deseja alcançar muitos candidatos. Os perfis mais encontrados são de pessoas adultas com pouco conhecimento técnico.

Divulgação na internet

Divulgar as vagas em portais de vagas da internet tem como objetivo atrair um público mais jovem e ligado à tecnologia. Em geral, essa captação é menos custosa do que a anterior.

Postar em redes sociais

Outra forma das empresas atraírem um público específico é quando postam as vagas em redes sociais. Elas têm o interesse em contratar profissionais que a seguem ou se identificam com a sua cultura organizacional.

Arquivar currículos

Receber os currículos online e fisicamente é aconselhado para quem cria um documento para cada vaga. Além disso, a empresa sempre estará munida com uma reserva em potencial para emergências. No entanto, ela deverá considerar guardar esses currículos por muito tempo, porque os candidatos vão se atualizando. 

Contratar internamente

Uma forma de valorizar os colaboradores, é a área de recrutamento destinar algumas vagas para um público interno. Isso aumenta os ânimos dos indivíduos a buscarem e desenvolverem em novas as áreas com as expectativas que eles serão valorizados internamente.

Isso são somente algumas modalidades de contratação, temos ainda outras como contratar uma agência de recrutamento, contatar as universidades, pesquisar os colaboradores específicos por categoria, dentre outras.

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Como o ambiente empresarial pode estimular a criatividade dos colaboradores

A empresa pode investir em maquinários, estratégias para a geração de ideias e inovação, mas se não tornar o ambiente empresarial criativo, de nada adiantará.

Isso não está relacionado somente à organização colocar aquela caixinha tímida para receber as ideias dos colaboradores. Está relacionado a um ambiente propício para que essas ideias sejam debatidas, validadas e aperfeiçoadas. Nesse caso, a cultura organizacional deve ser estruturada e divulgada a fim de todos terem a oportunidade de opinarem e serem avaliados. Veja algumas estratégias:

  • hierarquia flexível: facilitar a comunicação entre a liderança e os subordinados;

  • equipes multidisciplinares: valorizar a inclusão social, racial e gênero;

  • espaço para o colaborador organizar o seu ambiente de trabalho: a mesa do escritório, o lugar em que está inserido;

  • trabalhar com as cores temáticas: evitar tonalidades que sugam a energia do ambiente, optando pela cor verde ou azul, por exemplo; dentre outras.

No geral, o capital humano é uma pedra preciosa que precisa ser lapidada até encontrar o seu real valor dentro das organizações. Você pode aprender mais sobre esse tema ao se inscrever em nosso Curso Online Gestão de Pessoas.

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