Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Recreação infantil: remédio para isolamento por coronavírus

Imagens-para-blog-2851-2-1

Crianças no coronavírus. Além de lidar com a preocupação de manter a saúde dos pequenos em dia – pois, embora sejam assintomáticos, as crianças são vetores em potencial da doença – outro grande desafio dos pais e responsáveis é manter o entretenimento saudável no isolamento social.

O obstáculo é enorme. Querendo ou não, muitas vezes os aparelhos eletrônicos acabam fazendo a vez das babás – e sabemos o quão prejudiciais podem ser as telas em excesso.

Neste cenário, uma boa saída é buscar alternativas lúdicas e pedagógicas. Além de manter a distração das crianças, as brincadeiras de recreação infantil auxiliam no processo pedagógico e cognitivo. Basta escolher atividades que envolvem aprender e brincar.

Confira, neste artigo, algumas dicas de como inventar brincadeiras e enfrentar, com um pouco mais de tranquilidade, o isolamento por coronavírus com crianças em casa.

##lista_curso##

Brincadeiras para recreação infantil x coronavírus: quais os benefícios?

Diferente do período de férias, a quarentena exige um equilíbrio maior entre pais e filhos. Isso porque, enquanto estamos em férias, é bem mais simples criar programas interessantes e estimulantes: museus, parques, zoológico, feiras culturais, dentre outros.

No entanto, durante o isolamento social, todas estas opções estão indisponíveis – visto a necessidade de distanciar-se das aglomerações.

Ao realizar atividades para isolamento social em casa, além de seguir a recomendação dos órgãos oficiais, é possível estreitar um pouco mais os laços familiares.

Embora seja necessário parar, respirar e programar os dias em casa – porque além do cuidado com as crianças, há o home office e os afazeres domésticos – este período favorece a valorização de momentos que muitas vezes passam despercebidos em meio à rotina corrida.

E não é só isso. As brincadeiras infantis em casa durante a quarentena propiciam motivação, auto-estima, entendimento sobre o ato de compartilhar, autoconhecimento e controle emocional.

Segundo a psicóloga Rosely Sayão, o período de isolamento é favorável, também, para o fortalecimento do diálogo familiar. Em meio às atividades de recreação infantil, os pais podem verificar possíveis medos, anseios e dificuldades, além de dialogar de forma saudável com os filhos.

Brincadeiras em casa perfeitas para épocas de isolamento social

Em meio às preocupações sobre a pandemia, está sendo difícil planejar brincadeiras para recreação infantil? Fique tranquilo. Destacamos a seguir algumas opções de brincadeiras em casa que divertirão pais e filhos. Veja, anote e coloque em prática:

Jogos de tabuleiro – Com uma infinidade de opções para todas as faixas etárias, os jogos de tabuleiro estimulam diversos sentidos. É possível trabalhar a memória, concentração, estratégia, lógica etc. Para o público infantil, que é o nosso foco aqui, jogos da memória, quebra-cabeças e jogos mais lúdicos e com personagens são excelentes opções.

Restaurante – Que tal aproveitar o preparo rotineiro das refeições e montar um restaurante em casa? As crianças podem tanto atuar como chefs e garçons ou garçonetes. Além de ser um momento de confraternização, é ideal para enfatizar o senso de cooperação e responsabilidade com as tarefas diárias

Apresentações musicais e teatrais – Teatro em família é bom demais, não é? E que tal montar uma banda? Mesmo que não tenham instrumentos verdadeiros, vale improvisar! Outra dica é colocar a música bem alta e dublar bandas famosas. As apresentações estimulam a criatividade, a musicalidade, a sensibilidade e o trabalho em equipe.

##lista_vantagens##

Você sabia que existem cursos online que ajudam nas brincadeiras em casa?

Além das dicas que compartilhamos, há outra opção interessante para quem não tem uma imaginação muito aflorada. Alguns cursos reúnem dicas e exemplos de atividades que podem ser aproveitadas durante o isolamento social. No Educamundo, portal referência em cursos online, o destaque fica por conta do Curso Online Brincadeiras para Recreação Infantil!

Para desvendar o curso, inscreva-se no portal por apenas R$ 69,90 ao ano. Além deste, são mais de 1.200 cursos online com certificado opcional em 23 áreas do conhecimento. É a sua chance de conquistar novos conhecimentos para enfrentar não só o isolamento por coronavírus, mas também preparar-se para o mercado de trabalho pós-quarentena.

E aí, o que achou das nossas dicas? Tem algo a acrescentar? Deixe seu comentário e compartilhe o conteúdo!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.