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Desafios da Psicopedagogia na Educação Inclusiva: como se preparar?

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Psicopedagogia e educação inclusiva: que resultados podemos esperar dessa relação?

Para começar, vamos aos dados: segundo o IBGE (2013), o Brasil possui atualmente 46,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que corresponde a 23% da população. Dentre essas pessoas, 9,5 milhões têm deficiência grave. 

Apesar de esse número representar apenas a realidade do Brasil, sabemos que esse panorama é ainda mais grave em outros países. Diante disso, é importante que os profissionais da área da educação estejam preparados para atender esses alunos, que exigem um cuidado especial.

É neste contexto que a psicopedagogia se faz presente, auxiliando os professores na tarefa de educar e incluir alunos com deficiência. Mas quais são os desafios da psicopedagogia na educação inclusiva?

Leia nosso artigo e saiba mais!

Qual o papel da Psicopedagogia na educação inclusiva?

O psicopedagogo pode ajudar a escola a lidar melhor com a diversidade, agregando novos valores, levando professores e alunos a acreditarem que todos são capazes de aprender. No entanto, passar do discurso ideológico inclusivista para a inclusão na prática exige reflexão, conhecimento e aceitação do novo.

A Psicopedagogia ajuda a definir melhores práticas pedagógicas, atividades inclusivas e aprofundamentos teóricos-metodológicos, buscando estimular o desenvolvimento global de pessoas com deficiência.

Os psicopedagogos são profissionais que auxiliam com habilidades no contexto psicopedagógico, com condições de prevenir, diagnosticar e tratar dificuldades e distúrbios de aprendizagem. 

Eles ajudam a desenvolver estratégias educacionais que facilitem o processo de inclusão social, abordar de forma esclarecedora, elementos que interferem e contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem através das intervenções psicopedagógicas, além de desenvolver estratégias educacionais norteadoras para a inclusão escolar.

Psicopedagogia e educação inclusiva: os desafios

O primeiro desafio é lidar com a diversidade. Como os alunos com deficiência podem apresentar necessidades bastante diferentes, é importante que o professor tenha uma visão ampla sobre a educação inclusiva e saiba adaptar as estratégias de acordo com cada aluno.

Além disso, é necessário ter sensibilidade para identificar quais são as necessidades de cada um e propor atividades eficazes para promover o seu desenvolvimento.

Outro desafio é lidar com os preconceitos. Muitas vezes, os professores têm preconceito contra os alunos com deficiência ou outras condições e não acreditam que eles podem aprender. 

Um exemplo são os alunos com TDAH, que muitas vezes são vistos e rotulados na maioria das vezes como mal educados, terríveis ou sem limites, pois não se trata de uma deficiência visível pelo fato de ser uma inabilidade funcional em alguma área ou mais. Por isso, a qualificação dos profissionais da educação é tão importante. 

É também importante que o psicopedagogo tenha uma atitude positiva e saiba motivar os professores a trabalhar com esses alunos.

Outro desafio é garantir a inclusão efetiva dos alunos. Para que os alunos com deficiência, distúrbios de aprendizagem, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades tenham acesso à educação inclusiva, é necessário que os professores estejam preparados para recebê-los e que os pais estejam dispostos a colaborar.

É importante que os alunos se sintam acolhidos e que percebam que estão no mesmo ambiente educacional que os demais colegas. Isso é essencial para que eles se sintam parte da comunidade escolar e desenvolvam uma autoestima positiva.

Por fim, o psicopedagogo deve estar preparado para lidar com os desafios do cotidiano escolar. Muitas vezes, os professores não têm tempo ou conhecimento para lidar com os alunos com deficiência e outras condições, como distúrbios de aprendizagem, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.

É importante que o psicopedagogo esteja disponível para orientar os professores e auxiliá-los na tarefa de educar todos os alunos.

Diante dos desafios mencionados, é importante que os professores e os pais busquem orientação especializada.

Como se preparar para a educação inclusiva?

O Curso Online Psicopedagogia e Educação Inclusiva do Educamundo pode auxiliar os professores a lidarem com os alunos com deficiência de forma eficaz e inclusiva.

Acreditamos que a educação inclusiva é um direito de todos e que todos os alunos devem ter a oportunidade de aprender. Por isso, estamos comprometidos em preparar os professores para lidar com essa realidade.

Faça parte da nossa comunidade e seja um agente de mudança na educação inclusiva. Matricule-se no em nosso curso e saiba mais sobre os desafios da psicopedagogia na educação inclusiva.

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