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Campos de experiência da BNCC: atividades para a Educação Infantil

campos de experiência BNCC

Hoje vamos falar sobre os campos de experiência da BNCC  e tudo que se relaciona a esse tópico, como o que trabalhar nos campos de experiência na educação infantil, os 5 eixos da educação infantil e outros temas afins.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nossas crianças devem aprender por meio de brincadeiras, jogos e interações. Ou seja, de forma lúdica, o que já acontecia mesmo antes da BNCC.

A diferença é que os campos de experiência da BNCC para Educação Infantil foram introduzidos para garantir que os currículos contenham atividades que garantam às crianças um desenvolvimento completo. Como professor — ou futuro professor — da Educação Infantil, você sabe disso.

No entanto, pela Base ser um documento relativamente novo e bastante extenso, pode ainda gerar dúvidas, principalmente sobre os objetivos de aprendizagem da BNCC para a educação infantil  e os tipos de atividades que devem ser trabalhadas para contemplar os campos de experiência na educação infantil.

Se esse for o seu caso, não se preocupe, pois, além de ter criado um curso sobre esse tema, o Curso Online BNCC na Educação Infantil, nosso portal também se preocupa em tirar as dúvidas e dar dicas de atividades que podem ser criadas em cada campo de experiência da BNCC.

Quer ver? Continue lendo o artigo!

O que são os campos de experiência na educação infantil segundo a BNCC?

Os campos de experiência da BNCC para Educação Infantil são uma proposta inovadora introduzida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Brasil, que visa orientar o desenvolvimento de atividades educativas para crianças de 0 a 5 anos. Esses campos são concebidos como grandes áreas de conhecimento que organizam as práticas pedagógicas em torno das experiências e interações das crianças, promovendo um aprendizado significativo e integral.

Os campos de experiência são fundamentais para garantir uma educação infantil que respeite as especificidades e ritmos de aprendizagem de cada criança, promovendo um ambiente rico em oportunidades para explorar, descobrir, criar e se expressar. Dessa forma, eles contribuem para o desenvolvimento integral das crianças, preparando-as não apenas para os desafios acadêmicos futuros, mas também para uma vida em sociedade mais harmoniosa e consciente.

Sendo assim, educadores precisam saber o que são e o que trabalhar nos campos de experiência na educação infantil e estar por dentro de tudo que se relaciona à Base e como aplicar no dia a dia escolar.

Quais são os campos de experiência para educação infantil, segundo a BNCC?

A parte da BNCC que cuida do ensino infantil assegura os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças nessa fase da educação regular.

Esses direitos de aprendizagem e desenvolvimento que citamos e que são parte dos campos de experiência da BNCC para Educação Infantil, são seis:

  • conviver;

  • brincar;

  • participar;

  • explorar;

  • expressar;

  • conhecer-se.

Para atingir cada um desses direitos, é preciso que os professores saibam o que trabalhar nos campos de experiência na educação infantil e executem os campos de experiência da BNCC.

Esses campos de experiência da BNCC para Educação Infantil são cinco, também chamados 5 eixos da educação infantil, e guiam o currículo infantil da faixa etária que compreende crianças de 0 a 5 anos e 11 meses.

Conheça a seguir cada um dos 5 eixos da educação infantil:

1. O eu, o outro e o nós

Este campo compreende as atividades lúdicas e brincadeiras que promovam o desenvolvimento da criança com ela mesma, com o outro e com o coletivo (colegas, pais, professores etc.).

2. Corpo, gestos e movimentos

Neste campo é que as crianças têm suas experiências com o mundo por meio dos sentidos. Aqui é trabalhado o desenvolvimento da criança por meio dos movimentos impulsivos ou intencionais, espontâneos ou coordenados, dos gestos e de todos os sentidos.

As crianças começarão estabelecer relações, se expressar, produzir conhecimentos sobre si mesmas e sobre o meio do qual fazem parte, e também começarão a desenvolver e aperfeiçoar a linguagem.

3. Traços, sons, cores e formas

Neste campo estão as manifestações artísticas, científicas e culturais. Aqui as crianças começam a desenvolver conhecimentos sobre cultura e, principalmente, sua própria produção artística.

Música, teatro, filmes, fotografia e pinturas são exemplos do que os professores devem levar à sala de aula.

4. Escuta, fala, pensamento e imaginação

E é neste campo de experiência que elas começarão a desenvolver a comunicação de maneira completa, por meio não só da fala, como da escuta, do desenvolvimento do pensamento e da imaginação, a fim de que consigam se apropriar de sua língua materna em sua totalidade e se comunicar com as pessoas à sua volta.

5. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

É este campo que apresenta às crianças as experiências mais concretas, que remetem à matemática e às ciências de modo geral.

São nos momentos proporcionados por atividades dos campos de experiência da BNCC para Educação Infantil que elas verão o espaço, o tempo, as quantidades, as relações e as transformações de maneira bastante lúdica e divertida, assim como nos campos de experiência anteriores.

Os objetivos de aprendizagem da BNCC para a educação infantil e as faixas etárias

Os objetivos de aprendizagem da BNCC para a educação infantil estão sequencialmente organizados em três grupos de faixas etárias, que correspondem, aproximadamente, às possibilidades de aprendizagem e às características do desenvolvimento das crianças.

Veja:

  • bebês (zero a 1 ano e 6 meses)
  • crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)
  • crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Para que você entenda, os campos de aprendizagem, que vimos acima, estão interrelacionados e cada um tem objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que discorrem sobre o que se deseja desenvolver nas crianças ao longo da Educação Infantil. Por serem integrados, eles podem estar presentes em um mesmo componente curricular da educação infantil.

Sendo assim, as metas para educação infantil de acordo com a BNCC seguem a seguinte hierarquia:

  1. os direitos de aprendizagem e desenvolvimento;
  2. os campos de experiências;
  3. os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento de acordo com a idade das crianças:
    • de zero a 1 ano e 6 meses (creche)
    • 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses (creche)
    • 4 anos a 5 anos e 11 meses (pré-escola)

Para criar um componente curricular da educação infantil, existem códigos da BNCC para educação infantil. São códigos alfanuméricos que servem para identificar os objetivos de aprendizagem. Eles ajudam a contextualizar qual é a etapa de ensino, a faixa etária e o campo de experiência relacionado ao objetivo.

Um exemplo de códigos da BNCC para educação infantil é EI02TS01, em que:

  • EI – o primeiro par de letras indica a etapa da Educação Infantil;
  • 02 – o primeiro par de números indica o grupo por faixa etária (conforme mostramos acima, se são crianças pequenas, bem pequenas ou bebês);
  • TS – o segundo par de letras indica o campo de experiências;
  • 01 – o último par de números indica a posição da habilidade na numeração sequencial do campo de experiências para cada grupo/faixa etária (sem relação com ordem ou hierarquia).

Dessa forma, as metas para educação infantil de acordo com a BNCC sempre vão incluir códigos no planejamento de atividades.

Tipos de atividades que podem ser realizadas segundo a BNCC em cada campo de experiência

Veja a seguir quais são os 5 campos de experiência da educação infantil e os tipos de atividades que você pode elaborar para suas aulas para Educação Infantil, com base nos campos de experiência da BNCC e com os objetivos de aprendizagem da BNCC para a educação infantil.

Quais são os 5 campos de experiência da educação infantil?

1. O eu, o outro e o nós

  • imitar os colegas;

  • vestir fantasias;

  • ouvir histórias;

  • ajudar a arrumar a mesa para as refeições;

  • jogar jogos de estratégia.

2. Corpo, gestos e movimentos

  • brincar com terra;

  • engatinhar;

  • dançar;

  • brincar com marionetes;

  • brincar de encaixar e empilhar;

  • achar objetos escondidos;

  • brincar de siga o mestre;

  • brincar de esconde-esconde;

  • jogar futebol.

3. Traços, sons, cores e formas

  • pintar e misturar cores;

  • explorar diferentes texturas e pesos;

  • participar de jogos musicais;

  • identificar sons da natureza;

  • cantar;

  • brincar com massinha através de modelagem;

  • contar histórias;

  • fazer dobraduras.

4. Escuta, fala, pensamento e imaginação

  • fazer jogos rítmicos;

  • repetir poesias;

  • fazer diferentes traços em cartolina;

  • desenhar as letras;

  • criar sons;

  • reconhecer personagens;

  • brincar de cozinhar, organizando as etapas de cada processo;

  • recontar histórias.

5. Espaço, tempos, quantidades, relações e transformações

  • fazer deslocamento em locais com obstáculos;

  • explorar o olfato;

  • empilhar objetos;

  • dividir materiais;

  • descrever seu físico;

  • nomear partes do corpo;

  • brincar de vender frutas;

  • saber ver o dia no calendário;

  • desenhar e explicar fenômenos naturais.

Com essas dicas sobre os campos de experiência da BNCC para Educação Infantil ficou bem mais fácil elaborar seus planos de aula para a educação infantil, não é mesmo?

Quais são os eixos da educação infantil de acordo com a BNCC?

Os eixos da Educação Infantil de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são organizados em dois grandes eixos estruturantes: interações e brincadeiras.

Os eixos da educação infantil orientam as práticas pedagógicas e a organização dos ambientes educativos na Educação Infantil, visando ao desenvolvimento integral das crianças.

Interações

As interações são fundamentais para o desenvolvimento das crianças e incluem as relações que elas estabelecem com adultos e outras crianças. Esses momentos são essenciais para o desenvolvimento social, emocional, cognitivo e motor. As interações promovem a troca de experiências, a construção de conhecimentos e o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da identidade.

Brincadeiras

As brincadeiras são atividades naturais e essenciais na vida das crianças, sendo consideradas como a principal forma de expressão e aprendizagem na infância. Por meio das brincadeiras, as crianças exploram o mundo ao seu redor, desenvolvem a imaginação, a criatividade, a autonomia, e constroem conhecimentos sobre si mesmas, os outros e o ambiente. As brincadeiras promovem o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social.

Quais são os códigos dos campos de experiência da educação infantil?

Os códigos dos campos de experiência na Educação Infantil, conforme estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), seguem um padrão que facilita a identificação e a organização dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Cada código é composto por uma sigla que representa o campo de experiência e uma sequência numérica que indica a faixa etária e o objetivo específico.

Exemplo de códigos da BNCC para educação infantil

Bebês (zero a 1 ano e 6 meses)

Campo de experiências: O eu, o outro e o nós

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:

  • (EI01EO01) Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos;
  • (EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa;
  • (EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos;
  • (EI01EO04) Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras;
  • (EI01EO05) Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso;
  • (EI01EO06) Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social.

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