Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Como promover a inclusão na escola por meio da Psicologia na educação

Psicopedagogia5-2-1

A Psicopedagogia tem como objeto de estudo o processo de aprendizagem em todas as fases do desenvolvimento. Trata-se de uma área multidisciplinar que associa saberes construídos em diversas áreas, como Neurolinguística, Psicologia, Pedagogia e Antropologia.

Com base nesses saberes, principalmente na Psicologia, a Psicopedagogia busca entender como se dá o processo de aquisição do conhecimento.

A Psicologia na educação garante a criação de novas metodologias de ensino

A psicologia na educação torna-se uma ferramenta essencial para todos os profissionais que, de alguma forma, trabalham com a ministração do conhecimento, pois a partir dela é possível desenvolver as técnicas e as metodologias de ensino ideais para cada situação ou pessoa.

Isso porque, a partir do momento que se sabe como o ser humano constrói seus conhecimentos fica mais fácil encontrar intervenções psicopedagógicas que auxiliem no processo de aprendizagem.

Mas nem sempre é fácil adquirir tais conhecimentos, afinal além do que é ensinado na faculdade, novas metodologias vão surgindo conforme estudos e pesquisas são desenvolvidos no setor educacional.

Uma das formas mais eficientes para estar sempre atualizado dos assuntos do setor educacional é por meio dos cursos online. Eles sempre trazem as últimas novidades sobre estratégias e metodologias de ensino.

Como entendemos a necessidade dos profissionais estarem sempre antenados, disponibilizamos em nosso portal diversos cursos sobre esse tema.

##lista_curso##

É necessário criar metodologias de ensino que facilitem o processo de ensino-aprendizagem

A compreensão do processo de aprendizagem por meio da Psicopedagogia é a base para o desenvolvimento de técnicas de ensino que devem serem aplicadas em diferentes fases do desenvolvimento do aluno.

Mas a Psicopedagogia e suas técnicas embasadas na Psicologia, na Pedagogia e demais disciplinas, não auxilia apenas na criação de estratégias para o ensino tradicional. Ela também estuda com o ocorre a aquisição de saberes de pessoas com deficiência intelectual, por exemplo.

Visto a importância de compreender de forma aprofundada essas disciplinas relacionadas a mente humana é interessante investir em cursos, conforme já citamos acima.

Portanto, se o seu desejo é se aprofundar em assuntos relacionados a Psicopedagogia você encontra em nosso portal o Curso Online Psicopedagogia – Fundamentos Essenciais, mas se seu interesse é em Psicologia temos também o Curso Online de Psicologia.

Esses são cursos bases quando se trata de desenvolvimento de metodologias, porém para aprimorar seus conhecimentos.

Indicamos ainda o Curso Online Intervenção Psicopedagógica na Escola que é menos abrangente e mais focado no universo escolar e o Curso Online Tecnologia Educacional e a Informática nos Tempos Atuais que aborda a tecnologia aplicada ao ensino. 

A Psicopedagogia auxilia alunos com deficiência mental e transtornos de aprendizagem

Além de te dar embasamento para criar metodologias de ensino tradicionais, os cursos do Portal Educamundo também preparam você para desenvolver técnicas psicopedagógicas para o ensino especial.

Nesse caso, o primeiro passo é identificar qual nível de deficiência mental ou quais transtornos de aprendizagem afetam o aluno e como elas interferem na absorção do conteúdo.

Após essa análise ficará mais fácil para o educador pensar em aulas compostas por atividades que atendam às necessidades desses alunos.

Ou seja, a Psicopedagogia ajuda o professor a elaborar um plano de ação, garantindo que, mesmo de uma maneira diferente da tradicional, o aluno especial consiga aprender.

Ou seja, a Psicopedagogia é também uma ferramenta fundamental no que se refere ao desenvolvimento de metodologias de ensino adaptado.

A modalidade EAD também pode se beneficiar com as intervenções psicopedagógicas

Além do estudo da Psicopedagogia ser essencial para o desenvolvimento de métodos de ensino tradicionais e inclusivos, tem se estudado ainda a possibilidade de associar suas técnicas as novas modalidades de ensino, como a modalidade EAD.

Ao adaptar a Psicopedagogia ao ambiente virtual, o ensino a distância se torna ainda mais inclusivo, sendo possível proporcionar ainda mais inclusão. Nesse cenário, é possível, por exemplo, que alunos com deficiência visual ou auditiva consigam estudar nessa modalidade.

É essencial desenvolver práticas pedagógicas que auxiliam nas necessidades individuais dos alunos

Como podemos perceber, a Psicopedagogia auxilia o educador no desenvolvimento de metodologias de ensino que atendam às necessidades pedagógicas individuais.

Por isso, é tão importante que educadores ou profissionais que lidem diretamente ou indiretamente com o processo de ensino-aprendizagem busquem cada vez mais conhecimentos nessa área.

##lista_vantagens##

O que são práticas pedagógicas?

Práticas pedagógicas são métodos de ensino elaborados para atender às necessidades específicas dos alunos, como deficiências e transtornos de aprendizagem. Elas ajudam no processo de ensino aprendizagem, garantindo que todos consigam absorver o conhecimento transmitido pelo professor, principalmente aqueles que não conseguem se adaptar às metodologias de ensino tradicionais.

Como desenvolver estratégias de ensino eficazes?

Como podemos perceber, desenvolver técnicas pedagógicas eficientes e inclusivas exige muito estudo e pesquisa.

Porém, sabemos que nem sempre é possível se deslocar para estudar e muitas vezes isso impede que educadores se especializem em temas tão essenciais para a qualidade de ensino nas escolas.

Mas isso não precisa ser um problema, como aqui no portal oferecemos cursos online, assim você não terá dificuldades de deslocamento, afinal estudar nessa modalidade traz muita praticidade.

Assim você poderá realizar todos os cursos do Pacote Master e aumentar seus conhecimentos em sua área de atuação, basta investir apenas o valor de R$ 69,00 ao ano para ter acesso a eles. São cursos de diversos setores, inclusive do educacional. 

Todos os nossos cursos são atestados pelos mais de 200 mil alunos que estudaram no portal, então não perca tempo! Faça agora mesmo a sua matrícula e estude em um portal que é referência em cursos online com certificado!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.