Redação Oficial é um assunto muito exigido em concursos, sobretudo naqueles da área administrativa ou jurídica.
Normalmente, esse tema é cobrado junto da disciplina de português.
O Manual de Redação da Presidência da República é um dos mais importantes materiais sobre redação oficial.
Sabendo que é um conteúdo extenso, separamos dicas daquilo que é mais cobrado, ou seja, os princípios e aspectos gerais da redação oficial.
Continue a leitura e entenda cada detalhe.
##lista_curso##
Princípios da redação oficial
O Manual de Redação da Presidência da República define redação oficial como a forma com a qual o poder público se comunica, seja por comunicados oficiais ou por atos normativos.
Dessa forma, os princípios da redação oficial são: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Além disso, vale lembrar a seriedade dessas comunicações, por isso, domínio das regras gramaticais são tão importantes quanto os princípios supracitados.
Aspectos gerais da redação oficial
O manual que citamos acima traz todos os atributos necessários na redação oficial, são eles:
Clareza
É considerado uma qualidade básica que deve estar contida em toda e qualquer comunicação oficial.
Uma mensagem clara é aquela enviada pelo emissor e completamente entendida pelo ouvinte. Por isso, é importante evitar jargões ou vocábulos que prejudiquem o entendimento da mensagem.
Precisão
Em diálogo com a clareza, a redação oficial deve ser precisa.
Ou seja, é importante que a informação seja repassada sem enrolação ou com excesso de informações que possam levar a uma dualidade de interpretação. O próprio manual recomenda uma revisão atenta a cada texto escrito, o que evita que erros “bobos” sejam publicados;
Objetividade
A objetividade permite que o leitor tenha acesso imediato ao assunto principal do documento em questão, o que resulta na rápida obtenção de informações.
Concisão
Em diálogo com a objetividade, e concisão faz com que em poucas palavras a informação seja completamente absorvida, por isso, é importante que palavras e frases desnecessárias sejam excluídas da redação oficial.
No entanto, é importante que a informação seja completamente passada, o corte de frases ou palavras não pode interferir na qualidade da comunicação.
Coesão e coerência
A coesão e a coerência são elementos que estão relacionados à organização do texto, fazendo com que a conexão das palavras seja harmoniosa.
A coesão organiza e coerência dá sentido ao texto.
Impessoalidade
A impessoalidade é importante porque garante que o poder público não dê privilégios a interesses particulares, dessa forma, uma redação oficial deve sempre ser um ato estatal e nunca uma opinião pessoal.
Na redação oficial, o emissor da mensagem é o poder público, não quem escreve.
Formalidade e padronização
Os textos oficiais devem ser formais e padronizados, por isso, é importante que você conheça as normas de língua portuguesa e também, as regras da redação oficial.
##lista_vantagens##
Aprenda mais sobre Redação Oficial com o Educamundo
Agora que você já entendeu os tópicos mais cobrados em “Redação Oficial'', queremos te fazer um convite.
Aqui no Educamundo, você se prepara para provas e concursos públicos com cursos online criados por especialistas e ainda pode finalizar os estudos com um certificado (totalmente opcional) de carga horária que varia de 5 a 420 horas.
Tudo isso por um investimento único de apenas R$ 69,90, que dá acesso completo a todos os cursos online com certificado opcional do Pacote Master por um ano inteiro.
São cursos de Direito, Educação, Psicologia, Administração e muito mais.
Matricule-se agora e aproveite!
Agora queremos ouvir você, tem dúvidas sobre o tema? Deixe um comentário na caixa abaixo e não esqueça de compartilhar este artigo com amigos e familiares. Até a próxima!