Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

5 práticas pedagógicas para te ajudar em sala de aula

praticas-pedagogicas-1

Com a modernização e os avanços tecnológicos constantes, professores de todos os lugares precisam reinventar suas práticas pedagógicas para reter a atenção e interesse de seus alunos dentro e fora da sala de aula.

Com tantas novidades atraindo a atenção dos jovens e crianças, essa missão certamente não é tão fácil e simples.

Mesmo que a tecnologia abriu portas para ampliar a educação e as práticas pedagógicas por todo o Brasil, ainda em 2019, segundo o IBGE educa 32,2% dos jovens com 25 anos ou mais não completaram o ensino fundamental.

Este número é preocupante, pois mostra que a educação não alcançou a todos que necessitam.

Mas afinal, do que exatamente se trata essas práticas pedagógicas e por que deve implementá-las em sua escola?

Responderemos estas perguntas neste texto, e também falaremos de 5 práticas que irão te ajudar em sua sala de aula.

O que são práticas pedagógicas?

Ao contrário do que muitos possam pensar, práticas pedagógicas não são apenas as atividades curriculares propostas em sala de aula.

Para que um ato escolar seja considerado uma prática pedagógica, é preciso que a ação tenha a intenção de educar o indivíduo através de metodologias práticas e com foco inteiramente no aprendizado pedagógico.

Este conceito está em constante atualização e irá variar de acordo com a metodologia utilizada, o cenário socioeconômico que a escola e a turma se encontram, e a forma como a pedagoga direciona sua sala de aula.

É importante, entretanto, lembrar que um bom docente não irá fornecer aos seus alunos apenas práticas pedagógicas, momentos de relaxamento e com atividades leves são de igual importância.

Por qual motivo devo investir em práticas pedagógicas?

Investir em práticas pedagógicas irá aumentar as chances de que a escola alcance seus objetivos educativos e pedagógicos.

Quando uma professora investe em práticas pedagógicas em sua sala de aula ocorre os seguintes fatores:

• Aumento do interesse dos alunos nas atividades propostas;

• Melhoria no desempenho escolar geral;

• Aumento na retenção de alunos;

• Aumento da satisfação dos pais, coordenadores e diretores.

Aderir às práticas pedagógicas só trará benefícios, tanto para o docente quanto para os alunos, criará um ambiente mais amigável e que o aprendizado poderá fluir melhor e com maior eficácia.

5 dicas para usar em sala de aula

Para te ajudar com as práticas pedagógicas, separamos 5 dicas valiosas de como implementá-las em sua sala de aula.

1. O estudante tem que ser o foco principal

Um dos pilares estabelecidos pelo BNCC é que o foco em uma sala de aula deve ser o estudante.

Ao propor uma atividade, prova ou para-casa, pense no estudante, como ele reagirá a isso, qual será sua motivação, o que ele irá aprender. Dê voz a ele e deixe ele se expressar.

Uma ideia interessante, é reorganizar a sala em um círculo, invés de uma fila indiana, desta maneira, todos os estudantes terão uma visão ampla da sala, podendo opinar e ser visto por todos, criando um sentimento de pertencimento e participação.

2. Transforme o erro em uma lição

Muitas vezes tratamos uma questão de prova, ou a resposta para uma pergunta, de forma binária: certo ou errado.

Mas o que aconteceria se transformamos o erro em uma lição? Dar um outro significado a ele?

Ao invés de simplesmente falar que o aluno errou, uma das melhores práticas pedagógicas a ser utiliza é mostrar o motivo do erro e descobrir a lógica utilizada pelo aluno.

Mostre que está disponível a compreendê-lo e que respeita a sua inteligência.

Desta maneira, você poderá explicar com mais detalhes como ele poderia ter respondido para buscar o acerto. O aluno se sentirá ouvido e terá mais interesse em aprender o que está sendo proposto.

3. Crie dinâmicas em grupo

Outra das práticas pedagógicas que tem uma boa adesão por parte dos alunos são as discussões e dinâmicas em grupo.

Ao criar uma interação em sala de aula, o aluno poderá mostrar seu ponto de vista em relação a algum tema e se sentirá ouvido.

Além disso, atividades em grupo combatem o bullying e prepara o estudante para o mercado de trabalho, onde saber discutir e praticar o trabalho em equipe são um diferencial competitivo.

4. Mescle diferentes disciplinas

Lecionar todas as disciplinas de maneira isolada pode diminuir a atenção e interesse do aluno, pois ele não entenderá exatamente qual a relação do ensinado com seu ambiente.

Quando ocorre uma interdisciplinaridade, o estudante perceberá que tudo está ligado e que o que ele está estudando possui diferentes aplicações práticas, além de ser muito importante para sua vida.

5. Utilize a tecnologia a seu favor

Vivemos na era da tecnologia e isso é inegável.

De acordo com o site de notícias G1, 81% da população brasileira acessou a internet em algum momento em 2021.

Ao utilizar as práticas pedagógicas ligadas à tecnologia, você aumentará o interesse dos alunos com a matéria e poderá direcionar o uso correto do celular em sala de aula.

Um estudante tende a se interessar por um tema quando ele conversa com sua realidade.

Por fim, é importante lembrar que existem diferentes práticas pedagógicas que podem ser aplicadas em diferentes realidades estudantis.

Ao investir em práticas pedagógicas, a professora estará garantindo o bem-estar na sala de aula, a otimização do aprendizado, a socialização e a retenção dos alunos.

Estudantes aprendem de diferentes formas e é preciso ter paciência e testar diferentes metodologias para garantir o aprendizado de todos.

 

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.