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Práticas de linguagem BNCC: como explorar e ajudar seus alunos

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Você sabe o que são as práticas de linguagem segundo a BNCC? Bem, de forma resumida, o conceito envolve o conhecimento sobre as várias formas de manifestação linguística.

Isso engloba todos os aspectos, das variações linguísticas regionais aos tipos de comunicação utilizados nos meios digitais. 

O ensino da Língua Portuguesa está centrado no texto e na sua relação com os contextos de produção, e no uso da linguagem através da leitura, escuta e produção em diversas mídias.

É um desafio aos professores de língua portuguesa, já que as tecnologias digitais de  informação e comunicação colaboraram para o desenvolvimento de novas práticas de linguagem.

Vamos saber mais?

Os eixos temáticos das práticas de linguagem

Quatro eixos temáticos definem as práticas de linguagem BNCC. Veja quais são.

Eixo da leitura 

A Leitura na BNCC tem um sentido amplo, considerando não só o texto escrito, mas também a imagem estática (foto, desenho, infográficos), imagens em movimento (filmes e vídeos), e o som, afinal eles acompanham muitos gêneros digitais.

Se antes o trabalho do professor estava focado em estratégias e modalidades de leitura, agora a BNCC traz novas competências, tais como: a necessidade de trabalhar a intertextualidade, o desenvolvimento de postura crítica, checagem de informações, entre outros.

Eixo da produção de textos

A produção textual ganha vários novos formatos com a BNCC. Da mesma forma que na leitura, essas habilidades devem ser desenvolvidas por meio de situações efetivas pertencentes aos gêneros textuais conhecidos pelos alunos.

Nesse sentido, a produção abraça diferentes ferramentas digitais, como edição de texto, áudio e vídeo, e diferentes finalidades, como vlogs, playlists comentadas, fotografias, resenha de games, entre outros.

Eixo da oralidade

Esse eixo compreende as práticas de linguagem que ocorrem em situação oral, com ou sem o contato pessoal, portanto, está ligado ao conhecimento e uso da fala e habilidade de escuta. Assim, a BNCC amplia o enfoque, com exemplos do que deve ser trabalhado, de acordo com as práticas dos diferentes campos de atuação. 

Aqui novamente a intertextualidade está presente, e entre as habilidades estão o uso de podcasts, programas de rádio, webconferências, contação de histórias, entre outras. 

Eixo da análise linguística/semiótica

Além dos conhecimentos morfossintáticos, semânticos e ortográficos já trabalhados, o eixo da análise linguística na BNCC traz a necessidade de um olhar analítico e integrado sobre os diferentes tipos de linguagem através da semiótica.

Nesse ponto, a análise textual também abarca memes, vídeos, games e a relação entre texto e imagem. Afinal, o aprendizado deve ser contextualizado em práticas de leitura e escrita, através de situações reais de uso na linguagem. 

A ideia é que tópicos como gramática e conjugação verbal sejam tratados como elementos que influenciam os gêneros textuais e que os alunos entendam seu uso na prática.

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Por isso, as habilidades focam nas novas formas de produzir e consumir informação na internet, e a escola tem a demanda de contemplar essas práticas, não apenas no uso qualificado das TDICs (tecnologias da informação e comunicação), mas também de construir um debate sobre seus usos.

O que você pode fazer:

Defina um gênero textual para aprofundar o assunto

A escola tem que trabalhar com uma variedade de gêneros textuais, mas cabe ao professor escolher alguns desses gêneros para aprofundar os estudos. Dessa forma, é possível levar para o aluno diferentes exemplos do gênero para que ele construa um repertório.

Ensine regras gramaticais contextualizadas

A análise linguística é um dos eixos temáticos do componente curricular, porém a BNCC propõe o seu ensino não com base no conteúdo em si, mas de maneira contextualizada nas práticas sociais.

Dessa forma, o estudo da gramática deve acontecer junto das práticas de leitura, escrita e oralidade. Além da memorização de regras ser substituída pela compreensão das formas de uso nos gêneros textuais.

Estimule a leitura crítica

O campo de atuação da vida cotidiana e o jornalístico-midiático deixam claro que uma das preocupações da BNCC é desenvolver o pensamento crítico e a curadoria consciente de informações.

Assim, a fim de lidar com as diversas fontes de informação e identificar notícias falsas, é importante que o aluno conheça recursos de checagem de fatos, tenha uma diversidade de fontes e compreenda a realidade transformada pela tecnologia. 

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