Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Saiba como estimular os pontos de acupuntura sem agulhas

Acupuntura3-2-1

A popularidade da acupuntura está aumentando em todo o mundo, mas muitos pacientes ainda resistem à técnica por medo das agulhas.

As agulhas são inseridas logo abaixo da pele ou um pouco mais profundo, de forma que atinjam superficialmente os músculos. Por serem muito finas, o paciente pode sentir um formigamento ou um pequeno incômodo no momento que elas entram em contato com o corpo, nunca uma dor significativa.

A resistência de trabalhar pontos de acupuntura com agulhas

Ainda assim, a ideia de ter várias agulhas perfurando a pele e a crença persistente de que acupuntura dói impede que muitas pessoas se beneficiem desta prática. Foi pensando nelas que escrevemos este artigo.

Aqui você vai conhecer formas de estimular os pontos de acupuntura sem usar as temíveis agulhas. Confira!

##lista_curso##

Acupuntura que não dói: conheça técnicas que não usam agulhas

O primeiro método moderno de acupuntura surgiu no início da década de 1950, e era baseado em estimulação elétrica. A partir daí muitas técnicas, invasivas ou não, têm sido extensivamente estudadas, várias delas com alta eficácia clínica — não inferior à acupuntura manual.

Abaixo vamos conhecer algumas das técnicas não invasivas com maior êxito.

Eletroacupuntura

A eletroacupuntura envolve a passagem de corrente elétrica através dos pontos de acupuntura. Nas técnicas mais conhecidas são conectados dispositivos eletrônicos operados por bateria às agulhas, mas também é possível ter os benefícios da eletroestimulação em métodos não invasivos.

A estimulação elétrica transcutânea de acupontos é o melhor exemplo. Ela consiste na aplicação de eletrodos cutâneos superficiais que emitem uma corrente elétrica sobre pontos tradicionalmente usados na acupuntura manual.

Acupuntura magnética

Desenvolvida na década de 80, essa técnica consiste na estimulação de pontos de acupuntura pela aplicação de ímãs posicionados sobre a pele.

Acupuntura por ultrassom (US)

O US é usado para estimular pontos de acupuntura desde 1980. Sua aplicação clínica inclui rinite alérgica, dor, mastite, angina, acidente vascular cerebral, entre outras.

O que é acupuntura a laser?

Técnica que utiliza laser de baixa energia para estimular os pontos de acupuntura. Há vantagens práticas nesse procedimento em comparação com a acupuntura com agulhas, incluindo a aplicação simples, rápida e livre de dor e redução do risco de infecção.

##lista_vantagens##

Acupressão: pontos de acupuntura na orelha

A acupressão é uma variação da acupuntura que envolve a aplicação de uma pressão constante em pontos de acupuntura específicos.

A acupressão mais comum é aplicada em pontos de acupuntura na orelha, como terapia auricular, usando dispositivos simples, pressão com as mãos e, especialmente, sementes.

Essa técnica tem a vantagem de poder ser realizada pelo próprio paciente, após a devida orientação de um profissional especializado.

Quer saber mais sobre este assunto? Inscreva-se no portal para estudar com o Curso Online Acupuntura. Esta capacitação faz parte do catálogo de cursos online com certificado do Educamundo e conta com módulos exclusivos e atualizados, desenvolvidos por uma competente equipe pedagógica.

Para ter acesso a este e a todos os outros cursos online do portal você só precisa acessar este link e investir na taxa de matrícula ({preco_matricula}). Com isso, terá acesso imediato a mais de 1200 cursos do Pacote Master por um ano inteiro.

Não perca esta oportunidade, invista no seu futuro com educação a distância de qualidade!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.