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Fundamentos e estratégias para criar um plano de marketing perfeito

Plano de marketing é um documento que detalha as ações a serem realizadas para cumprir os objetivos de marketing de uma empresa em um determinado período de tempo, normalmente entre um e cinco anos. Pode ser voltado para uma marca, produto ou serviço, geralmente a finalidade está relacionada a vendas, fidelização ou conquista de mercado.

Entender as variáveis mercadológicas e todos os conceitos ligados ao comportamento do público, ao valor econômico dos produtos, aos pontos de venda e outros diversos fatores são algumas ações cruciais para qualquer plano de marketing. Com uma importância fundamental em qualquer empresa, esse cronograma deve ser bem estruturado e trabalhado em etapas, visando ótimos resultados.

As estratégias de marketing abraçam uma série de recursos e devem sempre se renovar. Montar uma boa campanha depende do trabalho de profissionais engajados não só da área de comunicação, mas também de boa parte do campo administrativo e de toda a empresa. Sendo assim, compreender o que é plano de marketing torna-se uma necessidade para qualquer atuante em pequenas a grandes organizações.

Essa é uma pequena introdução ao tema de nosso artigo. Vamos abordar alguns pontos fundamentais de forma geral com base no Curso Online Plano de Marketing, um dos cursos a distância do Educamundo que trata dessa pauta detalhadamente. Por meio desse conteúdo você pode se qualificar, atualizar e até se certificar no tema.

Comece lendo todos os tópicos que listamos no texto e, ao final, considere conhecer melhor a grade desse e dos mais de 1200 cursos online que oferecemos no portal. Prepare-se para se surpreender com informações essenciais e relevantes.

Fundamentos do Marketing

Entender o marketing e seus fundamentos é o primeiro passo para montar um plano estruturado. Mais do que um setor de uma empresa, trata-se de um conjunto de ferramentas que têm como foco principal a satisfação, retenção, conquista e fidelização de clientes, bem como sua relação com o mercado.

O marketing se preocupa com questões econômicas, sociológicas, culturais, psicológicas, entre muitas outras, não é à toa que apresenta inúmeras ramificações e deve ser considerado por qualquer organização. Se há público (clientes), é preciso pensar em marketing.

Os fundamentos dessa área vão muito além de vendas. As estratégias começam desde a identificação do perfil do consumidor até o modo de promover uma ação, sempre com um planejamento baseado em análise, execução e objetivo. É imprescindível compreender que o marketing pode ser atrativo, de relacionamento, social, pessoal, direto, indireto, entre muitas outras variáveis, visando agregar bons valores tanto a um produto quanto a um serviço, ideia, atitude ou indivíduo.

Se uma das metas principais do marketing é estabelecer uma marca em seu segmento, para alcançá-la torna-se imprescindível desenvolver um planejamento. A questão é que muita gente não sabe por onde começar ou acaba se perdendo no caminho, pulando etapas. Logo a primeira dica é conhecer cada aspecto passo a passo e a partir desse estudo colocar o plano em prática.

Essa é uma visão geral sobre marketing que fizemos só para lhe situar no tema. Você pode aproveitar os cursos online do Educamundo para compreender e aprimorar sua visão nessa área – temos opções variadas e específicas formuladas com ótimos materiais.

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O que é plano de marketing?

"O planejamento conduz, informa e determina o rumo que uma organização deve seguir", revela Philip Kotler em seu livro "Administração de Marketing". Além disso, o especialista define o plano de marketing como um instrumento crucial para prevenção de crises, superação dos concorrentes e atração dos melhores clientes.

De um modo global, trata-se de um conceito de gestão estratégica utilizado para identificar ameaças, oportunidades, forças e fraquezas, com uma análise geral do mercado que obriga a empresa a pensar em metas, objetivos e necessidades visando sempre ascensão e o crescimento. Mais do que promover uma marca, é preciso manter sua credibilidade e garantir que os clientes tenham boas experiências com ela. Assim, em meio a ações positivas dá para alcançar um bom posicionamento, vender mais e melhor, prospectar e fidelizar, entender as demandas do mercado, etc.

Segundo Dave Lavinsky, em um artigo para a Forbes, basicamente o plano de marketing se estrutura em três questões:

  1. Quais são as personas/clientes e suas necessidades?

  2. Como alcançar esse público?

  3. Como manter o relacionamento e fidelizá-los?

Por meio de um roteiro formulado e documentado com uma série de variáveis, dá-se início ao planejamento de marketing. É importante destacar que a qualidade desse cronograma depende do trabalho de um especialista ou coach. Mesmo que o empreendedor entenda o que é plano de marketing e como fazê-lo, o analista tem uma visão mais apurada no desenvolvimento.

O Curso Online Plano de Marketing é o primeiro passo para saber como é realizado e qual sua importância. A partir desse conteúdo você pode alçar voos mais altos e se especializar em toda a área – além disso, é um guia excelente para atualização e certificação solicitada em universidades, provas de títulos e até para conquista de uma vaga no mercado de trabalho.

A grande vantagem dos cursos online com certificado é a praticidade. Você aprende uma variada gama de assuntos de modo flexível e autônomo, quando e onde quiser.

Resumo de como elaborar e estruturar um plano de marketing:

  • A recomendação é estruturar o plano de marketing em cinco pontos essenciais:
  1. Estudo de mercado;
  2. Reconhecimento de clientes e público potencial;
  3. Identificação e análise dos concorrentes diretos e indiretos;
  4. Definição de estratégias e ações;
  5. Elaboração de um cronograma para as ações.
  • As 3 etapas do Plano de Marketing:
  1. Planejamento: fase de definição do negócio e construção do público-alvo, posicionamento de mercado, objetivos, metas e escolha das estratégias de marketing;
  2. Implementação: fase de execução das estratégias;
  3. Avaliação: aferição dos resultados obtidos.

Planejamento e organização de marketing

Pelas nossas definições preliminares percebe-se que o planejamento de marketing segue basicamente a mesma linha de qualquer planejamento estratégico. Tanto os especialistas quanto responsáveis pelo setor de marketing e comunicação quanto os administradores devem se reunir para delimitar objetivos e realizar análises fundamentais ao cronograma, bem como acompanhar sua execução e resultados.

A organização por etapas é o ponto principal e nunca se deve contrapor uma atividade a outra. Ao estruturar o plano você entenderá que tudo depende de um ciclo para funcionar – não adianta lançar uma campanha se não há definição de persona, assim como é inútil promover um produto sem saber como está sua aceitação e saída no mercado atual.

O planejamento, aliás, está no primeiro nível. A partir dessa fase se desenrola todo o ciclo. É claro que alguns detalhes podem mudar de acordo com o objetivo de cada organização, porém a linha geral se aplica a praticamente todos os casos. Listaremos todos no próximo tópico para você compreender como se estrutura o verdadeiro marketing para empresas.

plano de marketing

Ciclo do planejamento

O Sebrae disponibiliza um gráfico completo com as três etapas fundamentais do plano de marketing. Aqui você conhece cada aspecto dessa estrutura brevemente, mas em nosso curso online relativo há toda a explicação desses parâmetros. Sendo assim, podemos destacar:

  • 1ª etapa – Planejamento: sumário executivo, análise do ambiente, definição do público/persona, posicionamento de mercado, definição da marca, objetivos e metas, estratégias de marketing.

  • 2ª etapa – Implementação: a execução propriamente dita e o desenvolvimento de todo o planejamento de marketing considerando: o que? Quando? Como? Quem? Quanto? – ações, período, como executar, responsável e custo estimado, respectivamente.

  • 3ª etapa – Avaliação e controle: são as ações corretivas e preventivas trabalhadas em todas as fases do plano. Pense que nem tudo sairá como esperado, por isso a avaliação e controle são utilizados para reduzir a diferença entre o desempenho real e o desempenho esperado, garantindo que o sistema esteja sempre eficiente. Exemplos: verificação de custos, pesquisas de satisfação com os clientes, avaliação do desempenho da equipe responsável pelo projeto, etc.

Objetivos e estratégias

Para aprimorar sua visão prática a respeito desse ciclo, ressaltamos dois exemplos de objetivos e estratégias, pilares fundamentais do marketing para empresas e organizações:

Exemplo 1: Objetivo – Aumentar as vendas no primeiro semestre do ano

Estratégias – Promover ações nas melhores praças, atribuir um preço competitivo para determinado mix de produtos, dar descontos e bonificações de acordo com o valor da compra.

Exemplo 2: Objetivo – Fortalecer a imagem de uma marca e torná-la mais conhecida

Estratégias – Delimitar o público/personas adequadas, investir em campanhas de publicidade e propaganda, analisar quais os melhores canais de divulgação, realizar pesquisas de mercado e/ou parcerias com marcas mais populares.

Esses são alguns exemplos básicos e empíricos que costumam fazer parte do marketing para empresas de todos os portes. Vale destacar que ambos os conceitos oscilam bastante e as estratégias podem mudar no controle e avaliação do processo.

Que tal aproveitar os cursos online com certificado para entender de vez o plano de marketing e outros diversos aspectos dessa área? Conte com as melhores alternativas para se aperfeiçoar com frequência, afinal, todas as ferramentas de marketing sempre se renovam.

Dica extra!

  • O que fazer para melhorar o marketing de uma empresa? Para melhorar o marketing de uma empresa é importante:
  1. Investir tempo e recursos para ações de marketing;
  2. Contratar um profissional qualificado ou uma equipe, dependendo do tamanho da empresa;
  3. Elaborar plano de marketing efetivo e cuidar para segui-lo;
  4. Zelar sempre pela qualidade do atendimento ao cliente.

Principais instrumentos mercadológicos

Analisar os instrumentos mercadológicos é essencial ao iniciar o planejamento de marketing, ainda mais se o objetivo é melhorar o posicionamento de um produto. São variáveis econômicas baseadas no princípio simples de "necessidade", "desejo" e "demanda" e, a partir desses conceitos, busca-se conhecer o perfil dos clientes, sua relação com o mercado, entre outros fatores.

Previamente podemos levantar questões básicas: o produto X é uma necessidade para qual público? Pode ser visto como um desejo e algo supérfluo para determinada persona? Como está a demanda para uma produção ideal que satisfaça essas vontades sendo que, em cada caso, os números serão diferentes?

Exemplo prático: pense em um smartphone de última geração. Tal aparelho pode ser uma necessidade para um executivo que realiza diversas tarefas cotidianas e precisa de algo moderno. Já para um adolescente, o equipamento seria algo desejável, pois a usabilidade é mais para entretenimento. Nesses casos, a distribuição é válida para ambos os públicos, porém para cada um deles tanto a demanda quanto a abordagem seguirão caminhos próprios.

A partir daí podemos definir os  instrumentos mercadológicos para você compreender melhor o que é plano de marketing e seus conceitos:

Segmentação

A segmentação funciona como uma divisão de grupos de pequeno porte que possuem similaridades, seja por idade, gênero, localização, padrão de consumo, etc. A partir desses aspectos, os profissionais de marketing podem delimitar as estratégias voltadas para cada grupo, de modo que sejam totalmente assertivas e causem impacto.

Com esse instrumento também é possível conhecer os hábitos de cada grupo. Assim, dá para personalizar os serviços e produtos oferecidos à persona, bem como descartar aqueles que não são de seu interesse – o que auxilia nas vendas e em todo o plano de marketing.

Posicionamento

O posicionamento vem depois do processo de segmentação, etapa na qual é preciso agregar valor e dar um diferencial ao produto, garantindo seu destaque frente à concorrência. Não basta saber qual é o potencial cliente que irá comprá-lo, é preciso chamar sua atenção com boas soluções. Nesse caso, pesquisas de satisfação são ferramentas interessantes que auxiliam bastante no posicionamento de tal marca, para saber o que agrada ou desagrada o consumidor final.

Gestão de produto e formação de preço

A área de gestão de produto trabalha em associação a todos os setores ligados à comunicação e marketing de uma empresa. É por meio desse departamento que se estabelece uma série de decisões, definidas por Kotler como:

  • Desenvolvimento de planos com previsões semestrais ou anuais de vendas;
     
  • Criação de estratégias competitivas a determinado mix de produtos;
     
  • Geração de campanhas e promoções;
     
  • Comunicação com fornecedores e distribuidores;
     
  • Aperfeiçoamento dos produtos conforme desejos, necessidades e demandas do mercado.

É importante destacar que esse setor se atribui tanto a profissionais ligados à administração quanto marketing, sendo assim, tem papel inerente a todo o planejamento estratégico – que incluirá também o plano de marketing, dois assuntos que são temas de nossos cursos a distância.

Além disso, a gestão de produto será a responsável pela formação de preço, ação que considera uma série de fatores até definir qual o valor de cada mercadoria. De acordo com o Sebrae, entre as variáveis mais significativas estão: concorrência, qualidade, conhecimento da marca, volume de vendas, tempo de mercado, despesas de impostos e produção, demanda em períodos sazonais, entre outras.

Fique atento: no Curso Online Economia na Prática‍ há um tópico voltado diretamente para esses conceitos, uma opção interessante para fortalecer os conhecimentos e agregá-los ao plano de marketing. Aproveite esse curso online e compreenda aspectos além de sua área, perfeitos para moldar um perfil profissional completo.

Você não pode esquecer:

  • Para que serve um Plano de Marketing? O Plano de Marketing serve para que a empresa possa identificar suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades de mercado.Também é uma importante ferramenta para estabelecer ações a serem realizadas e os resultados almejados.
  • O que é um plano estratégico de marketing? Planejamento estratégico de marketing é o processo de elaboração dos objetivos da empresa e as respectivas ações a serem executadas para o cumprimento dessas metas, levando em conta a os pontos fortes e fracos da empresa, bem como o mercado no qual ela atua.
  • O que é sumário executivo para plano de marketing? O sumário executivo é uma espécie de resumo do plano de marketing que indica os pontos mais importantes, são eles: principais características da empresa, objetivos, metas e ações a serem executadas.

Mercado globalizado e marketing

A globalização e as tendências tecnológicas impactaram diretamente em todas as atividades. Da administração em geral ao marketing para empresas, a alternativa para organizações é buscar mecanismos para aproveitar as vantagens dessa era da informação e evitar problemas como a estagnação. A competitividade obriga a cogitar o uso de novos métodos, focar em novas habilidades e ir além de um plano limitado.

Se antes o marketing era voltado somente aos produtos, hoje em dia o que mais conta é a relação com os clientes. Nesse cenário, surgiram tipos voltados essencialmente à experiência do público com a marca, como o inbound marketing, o marketing de conteúdo, o marketing de relacionamento, para citar alguns. Há de se destacar também o marketing digital como o símbolo máximo da área em meio ao mercado globalizado. A internet abre infinitos caminhos para inúmeras estratégias que, obviamente, devem ser consideradas em todo planejamento.

Seja com méritos ou dificuldades, cabe a todo profissional buscar a qualificação necessária para "sobreviver" nesse meio mutável e ascender na carreira. Versatilidade é uma característica essencial para se dar bem no ramo, assim como a atualização frequente. Por isso torna-se crucial se informar com materiais além da graduação. Aproveitando essa onda digital, os cursos online surgem como a melhor opção para estudar uma diversidade de assuntos.

Por meio do Curso Online Plano de Marketing o cursista aprende o que é plano de marketing e toda sua estrutura. Ademais, esse conteúdo perpassa por todas as ferramentas, variáveis e termos específicos desse processo, tópicos fundamentais para a construção de um cronograma consistente.

Melhor que realizar esse curso online é saber que você pode ter acesso a centenas de cursos a distância ao se inscrever no Educamundo. Investindo apenas uma taxa única de {preco_matricula} é possível realizar todos os cursos do Pacote Master por um ano, sem se preocupar com mensalidades e gastos exorbitantes. Além disso, ainda há a opção de certificação caso seja seu objetivo.

Faça sua matrícula e dê um up em sua qualificação com os melhores cursos online com certificado do mercado. Você vai se impressionar com nossos conteúdos. Aproveite e conte pra gente o que achou do artigo. Comente e compartilhe. Boa sorte e até a próxima.

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