A educação infantil é o período escolar abrange a fase de vida entre 2 e 5 anos. Assim, ele desenvolve a criança nos aspectos psicológico, social, intelectual e físico. Logo, a educação infantil tem papel importante no crescimento da criança. Inclusive, um plano de aula para educação infantil 4 e 5 anos de acordo com a BNCC prevê que sejam trabalhados todos esses aspectos. Por isso é essencial que educadores saibam como fazer plano de aula que siga as diretrizes da Base.
De acordo com o mais recente Censo Escolar realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi registrada uma tendência de queda nas matrículas na educação infantil. Historicamente, os dados mostram variações significativas no número de matrículas e percentuais de redução. Entretanto, esse cenário não diminui a importância do papel de um professor em sala e do plano de aula educação infantil.
Por isso, criar um plano de aula para educação infantil de forma eficiente é fundamental. É sobre esse tema que falaremos neste artigo. Então, continue a leitura para saber tudo que precisa sobre como fazer plano de aula para educação infantil.
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Antes disso, vamos abordar os principais aspectos relacionados ao plano de aula. Acompanhe!
O que é um Plano de Aula e para que Serve?
Plano de Aula: Documento que descreve o conteúdo e método de uma aula. Ele detalha o que será ensinado, como será ensinado e a forma de avaliação do aprendizado. É uma ferramenta essencial para organizar o processo de ensino-aprendizagem e garantir que os objetivos educacionais sejam alcançados de maneira eficaz.
Por que um Plano de Aula é Importante na Educação Infantil?
Tipos de Planos de Aula
O que é um Plano de Aula Diário e Quando Utilizá-lo?
Plano de Aula Diário: Lista as atividades específicas e objetivos para cada aula individual.
O que é um Plano de Aula Semanal e Como Elaborá-lo?
Abrange os objetivos e atividades para uma semana inteira.
O que é um Plano de Unidade e Quando Aplicá-lo?
Descreve uma série de aulas relacionadas sobre um tópico específico.
O que é um Plano de Curso e Como Estruturá-lo?
Abrange todo o conteúdo e objetivos para um curso inteiro.
O que é um Plano de Aula Interdisciplinar e Seus Benefícios?
Integra conteúdos de várias disciplinas em uma única aula.
O que é um Plano de Aula Diferenciado e Como Implementá-lo?
Adapta-se a diferentes níveis e estilos de aprendizagem dos alunos.
Como Criar um Plano de Aula Passo a Passo?
Passos para Criar um Plano de Aula:
1. Definir os Objetivos de Aprendizagem: Determine o que os alunos devem aprender.
2. Preparar o Conteúdo: Selecione o material que irá ensinar.
3. Escolher Métodos de Ensino: Identifique os melhores métodos de ensino para seus alunos.
4. Planejar Atividades: Crie atividades que reforcem o conteúdo.
5. Determinar Recursos Necessários: Liste os recursos materiais e tecnológicos necessários.
6. Estabelecer um Cronograma: Defina o tempo para cada seção.
7. Planejar a Avaliação: Estabeleça meios de avaliar o aprendizado.
8. Preparar um Fechamento: Planeje uma atividade de encerramento que recapacite o aprendizado.”
Estrutura Básica de um Plano de Aula
Dicas para um Plano de Aula Eficaz
Lembre-se: um bom plano de aula é uma ferramenta viva que evolui com a experiência e as necessidades dos alunos.
A importância do plano de aula na educação infantil
O plano de aula para educação infantil é um documento desenvolvido pelo professor que define as diretrizes de ensino. Essas diretrizes vão desde o tema até a maneira como será feita a avaliação do conteúdo aprendido e são essenciais para quem quer saber como fazer um plano de aula para educação infantil.
Planos de aula para educação infantil são ainda mais importantes, pois essa é a primeira etapa da educação básica do Brasil. Essa fase abrange alunos com idades entre 2 e 5 anos, portanto, a importância do plano de aula nessa fase é porque é o primeiro contato das crianças com as escolas. Ou seja, se trata do desenvolvimento integral delas, conforme prevê o plano de aula para educação infantil 4 e 5 anos de acordo com a BNCC.
Dessa forma, para saber como fazer plano de aula para educação infantil é preciso pensar em uma estratégia que promova a evolução dos alunos nos aspectos intelectual, físico, social e psicológico. Logo, é fundamental priorizar o planejamento do ensino.
O objetivo da elaboração de um plano de aula
O plano de aula para educação infantil é uma ferramenta crucial para refinar as metodologias de ensino direcionadas ao desenvolvimento infantil, permitindo a criação de atividades criativas e inovadoras que atendam às diretrizes da BNCC na educação infantil. O uso de tecnologias, por exemplo, ajuda na criação de atividades mais interativas. Além disso, desperta mais interesse nas crianças. Um plano de aula infantil 4 anos, por exemplo, terá atividades adaptadas de acordo com a capacidade cognitiva dessa faixa etária.
E quem pensa que não há um plano de aula educação infantil creche, está enganado! Mesmo para os bebês há atividades previstas, pensadas e elaboradas para o seu melhor desenvolvimento desde muito cedo.
Como montar um plano de aula para educação infantil
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Plano de aula: como montar de forma eficaz? Se esse é um desafio para você, saiba que criar um plano de aula eficiente requer uma estruturação e planejamento cuidadosos. As práticas ideais são atualizadas regularmente para refletir as melhores abordagens educacionais conforme evolução das diretrizes e metodologias educacionais.
A seguir, separamos as principais dicas para ajudar você a montar um plano e criar uma excelente aula para educação infantil. Confira!
Quais são as Melhores Dicas para Montar um Plano de Aula?
O primeiro passo antes de começar a montar o seu plano de aula para educação infantil é estudar sobre o seu público–alvo, ou seja, os alunos. Afinal, de nada adianta montar um plano que não se encaixa à realidade da turma.
A mesma estratégia que vale para um grupo, pode não dar certo para outro. Portanto, nessa etapa, deve-se considerar questões sociais, econômicas, culturais, físicas etc., conforme as diretrizes para um plano de aula educação infantil BNCC.
2. Defina o tema da aula e o objetivo
Para criar um plano de aula eficaz e alinhado com a BNCC educação infantil, é essencial ter bem definidos os temas e objetivos. Por exemplo, ao abordar o tema da ‘água’, o objetivo pode ser explorar sua importância ambiental. Essas definições ajudam a estruturar atividades e métodos de ensino adaptados à realidade das crianças, promovendo um desenvolvimento integral.
Já o objetivo é o que você deseja que os alunos aprendam ao final da aula. Seguindo no mesmo tema, o objetivo pode ser as crianças entenderem a importância da água para o planeta. Em exemplos de plano de aula para educação infantil 4 e 5 anos de acordo com a BNCC é possível encontrar formas de trabalhar temas como esse.
3. Faça o planejamento do conteúdo a ser abordado
No plano de aula educação infantil, o conteúdo deve ser:
- Definido após a determinação do tema e objetivo.
- Guiado pelas orientações da BNCC.
- Relacionado ao tema. Exemplo: “Água”, incluindo:
- Temperatura da água
- Locais onde é encontrada
- Propriedades de absorção
E não esqueça: a metodologia plano de aula deve prever conteúdos para trabalhar na educação infantil que estejam alinhados à BNCC. Com as orientações da Base, é possível criar estratégias para plano de aula educação infantil que promovam um aprendizado real e efetivo.
4. Determine a duração da aula
O plano de aula educação infantil precisa determinar o tempo que vai durar a aula sobre determinado tema. A duração da aula vai depender da complexidade do tema e está relacionada com o planejamento escolar e a fixação do conteúdo. É importante destacar que não é obrigatório explorar um tema em cada aula. Caso ache necessário, pode alocar mais dias para um mesmo conteúdo — e sempre deixe tudo planejado no seu plano de aula educação infantil.
5. Escolha os recursos didáticos
Essa é mais uma das etapas de elaboração do plano de aula para educação infantil. Aqui, é o momento em que o professor escolhe os recursos que utilizará para auxiliar no desenvolvimento da apresentação. Por exemplo, brincadeiras educação infantil, computador, filme, apagador, cartaz, jogo, projetor, quadro branco ou negro, entre outros.
6. Decida a metodologia a ser aplicada
A definição da metodologia é um processo importante dentro do plano de aula para educação infantil e também para as séries iniciais e finais. Afinal, é preciso escolher uma que cative e mantenha os alunos interessados. As principais metodologias são:
aula expositiva;
pesquisa de campo;
estudo dirigido;
aplicação de exercícios;
solução de problemas;
seminário;
dramatização etc.
Variar as atividades no plano de aula de acordo com a BNCC educação infantil é também uma maneira de abordar as várias formas como as crianças aprende.
7. Defina como fazer a avaliação do aprendizado
Saber como fazer um plano de aula para educação infantil envolve também saber como avaliar o aprendizado.
Para avaliar o aprendizado na educação infantil:
- Avaliação por meio:
- Participação em sala de aula
- Exercícios de fixação
- Trabalhos feitos em sala ou em casa
- Não se limitar a provas ou notas
- Seguir orientações da BNCC para avaliação
8. Informe as referências
Por fim, para saber como fazer plano de aula para educação infantil eficiente é preciso informar as referências utilizadas na elaboração do plano de aula. Isso vale tanto para materiais impressos quanto os encontrados na internet. Por exemplo, sites, documentos e outros conteúdos online. Caso tenha duvidas, você pode encontrar online algum exemplo de plano de aula educação infantil BNCC e ver como fazer esta etapa.
O planejamento escolar infantil não é simples, como pode ver, mas quando bem explorado e elaborado, promove resultados. E quando bem estruturado ajuda o professor a elaborar um plano de aula eficaz.
Como Desenvolver um Plano de Aula Eficaz para Crianças de 4 e 5 Anos segundo a BNCC?
Para desenvolver um plano de ensino educação infantil, voltado para crianças de 4 e 5 anos de idade, conforme orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é essencial estruturar as atividades de forma que promovam a autoconhecimento e a socialização.
Um plano de aula educação infantil de acordo com a BNCC 2021 deve ter como objetivo fomentar a descoberta da identidade individual das crianças, permitindo–lhes expressar suas preferências, sentimentos e características pessoais.
Exemplo de Plano de Aula “Quem Sou Eu” Alinhado à BNCC
Um exemplo de plano de aula prático é o plano de aula “Quem Sou Eu” para a educação infantil, alinhado à BNCC. Através de atividades interativas, como desenhos e rodas de conversa, as crianças são incentivadas a falar sobre suas famílias, animais de estimação, comidas favoritas e hobbies, promovendo assim, um ambiente de aprendizado rico em trocas culturais e sociais nas aulas de educação infantil.
Implementar o plano de aula “Quem Sou Eu” na educação infantil BNCC requer uma abordagem pedagógica que valorize a individualidade de cada criança enquanto estimula a empatia e o respeito mútuo entre os colegas. No plano de aula, o conteúdo deve sempre ter esse objetivo,
Para isso, é fundamental incluir no plano de ação educação infantil BNCC atividades que permitam às crianças explorar diferentes aspectos de suas identidades, como origens culturais, características físicas e habilidades únicas. Jogos de reconhecimento no espelho, onde cada criança descreve o que vê e o que mais gosta em si mesma, e sessões de cotação de histórias que abordam temas de diversidade e inclusão, são estratégias eficazes para atingir esses objetivos. Essas atividades não só reforçam a autoestima e a autoimagem positiva como também fomentam um ambiente de respeito pelas diferenças.
Além disso, o sucesso deste plano de aula educação infantil 5 anos de acordo com a BNCC passa pela integração efetiva com outras áreas do conhecimento previstas na BNCC, como linguagem, matemática e ciências da natureza. Por exemplo, ao explorar o tema “Quem Sou Eu”, é possível integrar noções básicas de matemática ao contar histórias sobre a idade ou ao comparar alturas ou incorporar lições de ciências ao discutir partes do corpo e suas funções.
Assim, o plano de aula não apenas cumpre seu objetivo principal de explorar a identidade e o autoconhecimento mas também se conecta de maneira significativa com outras disciplinas, enriquecendo a experiência de aprendizado das crianças e promovendo um desenvolvimento mais holístico, conforme a visão da BNCC para a educação infantil.
Plano de aula “dias da semana”
Um plano de aula dias da semana educação infantil também é um exemplo que pode ser bem explorado, já que as direciona a ter noção do espaço–tempo e de rotinas, muito importante nessa idade escolar.
Este plano de aula fornece uma estrutura para ensinar os dias da semana de forma interativa e divertida para crianças pequenas. Ele inclui uma variedade de atividades que atendem a diferentes estilos de aprendizagem, como visual (cartazes), auditivo (música) e cinestésico (arte).
Alguns pontos importantes a considerar ao implementar este plano:
Ajuste o tempo de cada atividade conforme necessário, dependendo do interesse e engajamento das crianças.
A repetição é crucial para a aprendizagem nessa idade, então não hesite em revisar os dias várias vezes durante a aula.
Tente relacionar os dias da semana com a rotina das crianças para tornar o aprendizado mais relevante.
Certifique-se de que todas as crianças tenham a oportunidade de participar ativamente.
Elogie os esforços das crianças e incentive-as a ajudarem umas às outras.
Veja um exemplo de plano de aula “dias da semana”:
Ao final da aula, as crianças deverão ser capazes de:
45-60 minutos
1. Introdução (5 minutos)
2. Apresentação dos Dias (10 minutos)
3. Música dos Dias da Semana (5 minutos)
4. Atividade: “O que fazemos em cada dia?” (15 minutos)
5. Arte: Meu Dia Favorito (15 minutos)
6. Conclusão (5 minutos)
Observe a participação das crianças durante as atividades e sua capacidade de identificar e nomear os dias da semana.
Crie um “Calendário da Semana” para a sala de aula, onde as crianças possam marcar eventos especiais em cada dia.
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Como vimos, o plano de aula na educação infantil é um documento importante e que deve ser organizado e criteriosamente planejado. Afinal, é uma fase de desenvolvimento da criança e o primeiro contato dela com o universo escolar — e é, inclusive, uma das fases mais importantes: o processo de alfabetização e letramento. Por isso, é fundamental que você saiba como elaborar um plano de aula para educação infantil de acordo com proposta do currículo escolar e as orientações da BNCC.
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Perguntas frequentes
O que é a BNCC e como ela influencia o plano de aula na educação infantil?
A BNCC, ou Base Nacional Comum Curricular, fornece diretrizes que orientam o conteúdo e objetivos dos planos de aula na educação infantil, assegurando um padrão de qualidade no ensino em todo o país.
Como faço um plano de aula eficaz para crianças de 4 e 5 anos?
Um plano de aula eficaz deve incluir objetivos de aprendizagem claros, atividades interativas que promovam o desenvolvimento intelectual e social, além de uma metodologia que integre diferentes áreas do conhecimento.
Por que é importante ter um plano de aula para educação infantil?
O plano de aula é crucial porque fornece uma estrutura para a condução das atividades, ajuda a garantir que todos os objetivos educacionais sejam alcançados de maneira estruturada e otimiza o tempo de ensino.
Quais são as etapas para elaborar um plano de aula alinhado à BNCC?
As etapas incluem entender o contexto dos alunos, definir os objetivos e temas da aula, planejar conteúdos e atividades, escolher recursos didáticos e métodos de ensino, e planejar a avaliação.
Como a rotina impacta a aprendizagem na educação infantil?
A rotina proporciona estabilidade, ajuda a criar um ambiente seguro e previsível para as crianças, o que melhora o foco nos processos de aprendizagem e socialização.
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