Planejamento e Plano de Aula para Educação Infantil

Matricule-se neste curso e ganhe acesso a mais de 1.500 cursos online por apenas: R$79,90

Detalhes do Curso

Carga horária de 5h a 420h

Curso com certificado opcional

Materiais diversificados (Vídeos, PDFs e etc)

Declaração de matrícula ao iniciar curso

88d4982f15c33e7e4a769a327c3d7293

O que você aprenderá

  • A importância do planejamento e do plano de aula na educação infantil;
  • Os eixos estruturantes das práticas pedagógicas;
  • Os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil;
  • Os campos de experiências segundo a BNCC;
  • Os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento e o planejamento de aula;
  • A importância da avaliação dos alunos da Educação Infantil.

Objetivos

  • Entender a importância do planejamento e do plano de aula para educação infantil.
  • Conhecer os aspectos que devem ser considerados na elaboração de um plano de aula.
  • Refletir sobre como o planejamento e o plano de aula devem ser utilizados.
  • Conhecer os eixos estruturantes das práticas pedagógicas infantis.
  • Conhecer os direitos de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC.
  • Aprender sobre os campos de experiência e seus objetivos de aprendizagem.

Descrição

Fazer planejamento e plano de aula para educação infantil é um desafio e tanto para professores, pedagogos e demais envolvidos no cenário educacional.

Esse desafio se potencializa com a implementação da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, que passa a orientar os currículos escolares.

Tanto o planejamento anual quanto cada plano de aula que deriva dele precisam estar alinhados aos eixos e campos de conhecimento no documento.

Ne é preciso mencionar que, independentemente das diretrizes, as atividades para Educação Infantil requerem extremo comprometimentos dos profissionais pois são voltadas à construção do conhecimento infantil e ao desenvolvimento da crianças como ser humano e cidadão.

Quer saber mais sobre planejamento e plano de aula para educação infantil? O Educamundo elaborou um curso exatamente com essa abordagem. Siga com a leitura, pois faremos uma breve apresentação ao Curso Online Planejamento e Plano de Aula para Educação Infantil, ao seu conteúdo programático, áreas de atuação, diferenciais de nosso portal e vantagens de nossos cursos online com certificado.

Você entenderá qual o modelo de plano de aula é o mais adequado para determinada idade, quais são os campos de experiência segundo a BNCC e tudo mais que precisa para dominar esse assunto.

O que você aprenderá no Curso Online Planejamento e Plano de Aula para Educação Infantil

O Curso Online Planejamento e Plano de Aula para Educação Infantil está estruturado em módulos, a fim de proporcionar um melhor aprendizado, pois você estuda aos poucos.

Dá uma olhada nos temas que compõem o curso:

A importância do plano de aula na educação infantil: seja o planejamento geral anual sejam os parciais ou os planos de aulas diários, todos têm sua importância, que você aprenderá no primeiro módulo.

Aspectos que devem ser considerados no planejamento ou plano: são os norteadores do plano ou planejamento de aula — o que devem abordar? Quais objetivos?

Como utilizar plano de aula na educação infantil: a partir do plano de aula é que o educador tentará atingir os objetivos previstos, para isso, deve saber como fazer uso correto desta ferramenta.

Eixos estruturantes das práticas pedagógicas: a interação e o brincar continuam sendo os eixos, mas como desenvolver isso na prática?

Seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil: aqui você conhecerá os direitos de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC.

Os campos de experiências: são as diretrizes da BNCC que determinam o que deve ser explorado nas atividades de aula.

Os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: quais são e os eles determinam? Esse é o mote deste módulo.

Planejamento e plano de aula: dicas: sugestões de como planejar as atividades para educação infantil, modelo de plano de aula e outras dicas conduzem este módulo.

Como avaliar os alunos da Educação Infantil: como e por que fazer avaliação na Educação Infantil? Você verá neste módulo.

Áreas de atuação para quem domina a técnica de planejamento e plano de aula para educação infantil

Saber como fazer um planejamento de aula na Educação Infantil é essencial para que educadores em geral, sobretudo para que quer se destacar e ser referência em sua área.

Os campos de atuação, é claro, estão todos relacionados ao sistema educacional, principalmente em creches e escolas públicas e privadas.

A implementação da BNCC em 2020 reforça ainda mais a necessidade de dominar essa habilidade, pois as mudanças são bastante significativas.

Essas mudanças também abrem espaço em outras áreas, que já existem, mas que exigirão atualização dos profissionais que atuam com:

Pedagogia: pedagogos auxiliam orientando os planos de aula e os planejamentos — anuais, semestrais, trimestrais…;

Pesquisa: quem atua na área de pesquisas está sempre em busca de novidades em metodologias e práticas educativas. Esses profissionais terão muito o que desenvolver, uma vez que as práticas começa a ser orientadas por um novo guia: a BNCC;

Elaboração de materiais: a área de criação de materiais é também um campo que abre muitas possibilidades de atuação, na criação e publicação de livros e diversos materiais didáticos.

Como pode perceber, nosso curso ajuda educadores e demais profissionais ligados direta ou indiretamente ao campo educacional com a sua colocação no mercado de trabalho.

Habilite-se em planejamento e plano de aula para educação infantil, seja avaliado e certificado

Ao fazer qualquer um de nossos cursos online, você está se capacitando para um mercado de trabalho competitivo e bastante exigente quando se trata de qualificação profissional.

Por esse motivo, o seu currículo tem que ser impecável, além de ter todas as competências e habilidades adquiridas por meio de treinamentos e cursos. Como comprovar isso? Por meio do certificado.

Aqui no portal a certificação é opcional, no entanto, conforme dissemos, é a forma como você pode provar suas qualificações. O certificado pode também ser usado para:

conseguir progressão funcional de carreira, no setor público;

comprovar créditos de atividades complementares na graduação;

somar pontos em provas de títulos, caso esteja previsto no edital; entre outras coisas.

Para ser certificado, você precisa fazer uma avaliação. Nesse momento, escolhe a carga horária N que pode ser de 5 até 420 horas.

A avaliação consiste em questões de Verdadeiro ou Falso. Acertando 70% delas, pode dar continuidade ao processo de certificação, investindo na taxa de avaliação. Caso não consiga a pontuação na primeira tentativa, não se preocupe, pode tentar mais quatro vezes.

Diferenciais do portal para quem aprende sobre planejamento e plano de aula para educação infantil

O Educamundo tem as melhores alternativas em cursos online com certificado do mercado. Mas não é apenas nisso que o portal se diferencia dos demais, dá só uma olhada:

– Temos um Pacote Master com mais de 1.500 cursos online em várias áreas;

– Nossos cursos estão disponíveis em qualquer horário do dia, todos os dias da semana, ou seja, você pode estudar quando quiser;

– Temos um ambiente de aprendizado virtual (AVA) moderno, intuitivo e otimizado para todos os tipos de dispositivos móveis e computadores, ou seja, você pode estudar como quiser e de onde estiver;

– Para ter acesso a todo o conteúdo que oferecemos, você investe apenas R$ 79,90 e, durante um ano inteiro, pode fazer quantos cursos quiser;

– Não cobramos mensalidade;

– Nossa certificação é reconhecida em todo o território nacional.

Faça a sua inscrição, comece a estudar agora mesmo e entenda por que somos referência em cursos online com certificado. Bons estudos!

##social_login##

Mostrar Mais

Conteúdo Programático

Módulo 1 – A importância do planejamento e do plano de aula na Educação Infantil

  • A importância do planejamento na Educação Infantil
  • O planejamento na Educação Infantil: necessário ou desnecessário?
  • O desafio do planejamento na Educação Infantil

Módulo 1 – A importância do planejamento e do plano de aula na Educação Infantil

  • A importância do planejamento na Educação Infantil
  • O planejamento na Educação Infantil: necessário ou desnecessário?
  • O desafio do planejamento na Educação Infantil

Módulo 1 – A importância do planejamento e do plano de aula na Educação Infantil

  • A importância do planejamento na Educação Infantil
  • O planejamento na Educação Infantil: necessário ou desnecessário?
  • O desafio do planejamento na Educação Infantil

Módulo 1 – A importância do planejamento e do plano de aula na Educação Infantil

  • A importância do planejamento na Educação Infantil
  • O planejamento na Educação Infantil: necessário ou desnecessário?
  • O desafio do planejamento na Educação Infantil

Módulo 2 – Aspectos que devem ser considerados no planejamento ou plano

  • O planejamento na Educação Infantil como ferramenta de reflexão
  • Planejamento de aula: uma visão a partir da Educação Infantil
  • Caderno de planejamento da Educação Infantil

Módulo 2 – Aspectos que devem ser considerados no planejamento ou plano

  • O planejamento na Educação Infantil como ferramenta de reflexão
  • Planejamento de aula: uma visão a partir da Educação Infantil
  • Caderno de planejamento da Educação Infantil

Módulo 2 – Aspectos que devem ser considerados no planejamento ou plano

  • O planejamento na Educação Infantil como ferramenta de reflexão
  • Planejamento de aula: uma visão a partir da Educação Infantil
  • Caderno de planejamento da Educação Infantil

Módulo 2 – Aspectos que devem ser considerados no planejamento ou plano

  • O planejamento na Educação Infantil como ferramenta de reflexão
  • Planejamento de aula: uma visão a partir da Educação Infantil
  • Caderno de planejamento da Educação Infantil

Módulo 3 – Como utilizar plano de aula na Educação Infantil

  • Você sabe como utilizar um plano de aula na Educação Infantil?
  • Professor deve usar plano de aula como um guia
  • Plano de aula de Educação Infantil: planejamento de atividades

Módulo 3 – Como utilizar plano de aula na Educação Infantil

  • Você sabe como utilizar um plano de aula na Educação Infantil?
  • Professor deve usar plano de aula como um guia
  • Plano de aula de Educação Infantil: planejamento de atividades

Módulo 3 – Como utilizar plano de aula na Educação Infantil

  • Você sabe como utilizar um plano de aula na Educação Infantil?
  • Professor deve usar plano de aula como um guia
  • Plano de aula de Educação Infantil: planejamento de atividades

Módulo 4 – Eixos estruturantes das práticas pedagógicas

  • O brincar: uma atividade criativa e que promove conhecimento
  • A ludicidade na educação infantil: aprendizagem e desenvolvimento
  • Eixos estruturantes: interação e brincadeiras
  • Eixos estruturantes da Educação Infantil: BNCC e DCNEI

Módulo 3 – Como utilizar plano de aula na Educação Infantil

  • Você sabe como utilizar um plano de aula na Educação Infantil?
  • Professor deve usar plano de aula como um guia
  • Plano de aula de Educação Infantil: planejamento de atividades

Módulo 4 – Eixos estruturantes das práticas pedagógicas

  • O brincar: uma atividade criativa e que promove conhecimento
  • A ludicidade na educação infantil: aprendizagem e desenvolvimento
  • Eixos estruturantes: interação e brincadeiras
  • Eixos estruturantes da Educação Infantil: BNCC e DCNEI

Módulo 4 – Eixos estruturantes das práticas pedagógicas

  • O brincar: uma atividade criativa e que promove conhecimento
  • A ludicidade na educação infantil: aprendizagem e desenvolvimento
  • Eixos estruturantes: interação e brincadeiras
  • Eixos estruturantes da Educação Infantil: BNCC e DCNEI

Módulo 5 – Seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil

  • Os seis direitos garantidos pela BNCC
  • Os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento
  • Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil (parte 1)
  • Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil (parte 2)
  • Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil (parte 3)

Módulo 4 – Eixos estruturantes das práticas pedagógicas

  • O brincar: uma atividade criativa e que promove conhecimento
  • A ludicidade na educação infantil: aprendizagem e desenvolvimento
  • Eixos estruturantes: interação e brincadeiras
  • Eixos estruturantes da Educação Infantil: BNCC e DCNEI

Módulo 5 – Seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil

  • Os seis direitos garantidos pela BNCC
  • Os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento
  • Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil (parte 1)
  • Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil (parte 2)
  • Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil (parte 3)

Módulo 5 – Seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil

  • Os seis direitos garantidos pela BNCC
  • Os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento
  • Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil (parte 1)
  • Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil (parte 2)
  • Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil (parte 3)

Módulo 6 – Os campos de experiências segundo a BNCC

  • Os campos de experiência da BNCC
  • Campos de experiência: o que a criança vai aprender?
  • Campo de experiências: escuta, fala, pensamento e imaginação
  • Campo de experiências: corpo, gestos e movimentos

Módulo 5 – Seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil

  • Os seis direitos garantidos pela BNCC
  • Os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento
  • Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil (parte 1)
  • Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil (parte 2)
  • Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil (parte 3)

Módulo 6 – Os campos de experiências segundo a BNCC

  • Os campos de experiência da BNCC
  • Campos de experiência: o que a criança vai aprender?
  • Campo de experiências: escuta, fala, pensamento e imaginação
  • Campo de experiências: corpo, gestos e movimentos

Módulo 6 – Os campos de experiências segundo a BNCC

  • Os campos de experiência da BNCC
  • Campos de experiência: o que a criança vai aprender?
  • Campo de experiências: escuta, fala, pensamento e imaginação
  • Campo de experiências: corpo, gestos e movimentos

Módulo 7 – Os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento e o planejamento de aula

  • BNCC: objetivos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil
  • BNCC na Educação Infantil e os objetivos de aprendizagem
  • Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

Módulo 6 – Os campos de experiências segundo a BNCC

  • Os campos de experiência da BNCC
  • Campos de experiência: o que a criança vai aprender?
  • Campo de experiências: escuta, fala, pensamento e imaginação
  • Campo de experiências: corpo, gestos e movimentos

Módulo 7 – Os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento e o planejamento de aula

  • BNCC: objetivos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil
  • BNCC na Educação Infantil e os objetivos de aprendizagem
  • Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

Módulo 7 – Os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento e o planejamento de aula

  • BNCC: objetivos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil
  • BNCC na Educação Infantil e os objetivos de aprendizagem
  • Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

Módulo 7 – Os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento e o planejamento de aula

  • BNCC: objetivos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil
  • BNCC na Educação Infantil e os objetivos de aprendizagem
  • Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

Módulo 8 – Planejamento e plano de aula: a importância da rotina na Educação Infantil

  • Como fazer um plano de aula para Educação Infantil
  • Planejamento anual para Educação Infantil 5 anos
  • Como organizar o plano de aula de acordo com a BNCC
  • Cem brincadeiras para ensinar brincando
  • Plano de aula para turma de 4 anos, de acordo com BNCC
  • Plano de aula da Educação Infantil
  • Como fazer planos de aula de acordo com a BNCC

Módulo 8 – Planejamento e plano de aula: a importância da rotina na Educação Infantil

  • Como fazer um plano de aula para Educação Infantil
  • Planejamento anual para Educação Infantil 5 anos
  • Como organizar o plano de aula de acordo com a BNCC
  • Cem brincadeiras para ensinar brincando
  • Plano de aula para turma de 4 anos, de acordo com BNCC
  • Plano de aula da Educação Infantil
  • Como fazer planos de aula de acordo com a BNCC

Módulo 8 – Planejamento e plano de aula: a importância da rotina na Educação Infantil

  • Como fazer um plano de aula para Educação Infantil
  • Planejamento anual para Educação Infantil 5 anos
  • Como organizar o plano de aula de acordo com a BNCC
  • Cem brincadeiras para ensinar brincando
  • Plano de aula para turma de 4 anos, de acordo com BNCC
  • Plano de aula da Educação Infantil
  • Como fazer planos de aula de acordo com a BNCC

Módulo 8 – Planejamento e plano de aula: a importância da rotina na Educação Infantil

  • Como fazer um plano de aula para Educação Infantil
  • Planejamento anual para Educação Infantil 5 anos
  • Como organizar o plano de aula de acordo com a BNCC
  • Cem brincadeiras para ensinar brincando
  • Plano de aula para turma de 4 anos, de acordo com BNCC
  • Plano de aula da Educação Infantil
  • Como fazer planos de aula de acordo com a BNCC

Módulo 9 – Como avaliar os alunos na Educação Infantil

  • Processo de avaliação na Educação Infantil
  • Considerações sobre avaliação na Educação Infantil de acordo com a BNCC
  • Como avaliar na Educação Infantil com a BNCC

Módulo 9 – Como avaliar os alunos na Educação Infantil

  • Processo de avaliação na Educação Infantil
  • Considerações sobre avaliação na Educação Infantil de acordo com a BNCC
  • Como avaliar na Educação Infantil com a BNCC

Módulo 9 – Como avaliar os alunos na Educação Infantil

  • Processo de avaliação na Educação Infantil
  • Considerações sobre avaliação na Educação Infantil de acordo com a BNCC
  • Como avaliar na Educação Infantil com a BNCC

Módulo 9 – Como avaliar os alunos na Educação Infantil

  • Processo de avaliação na Educação Infantil
  • Considerações sobre avaliação na Educação Infantil de acordo com a BNCC
  • Como avaliar na Educação Infantil com a BNCC

Com os certificados Educamundo você pode:

Tirar licença capacitação

Conquistar progressão de carreira

Comprovar títulos em concursos

curriculo

Comprovar conhecimento no currículo

horas-complementares

Complementar carga horária na faculdade

Como você aprende

Conteúdo 100% online

Vídeos, PDFs e muito mais

Atividades práticas

Materiais de apoio

Certificados opcionais

Depoimentos

Pacote Master

Este curso está incluído no pacote Master, que oferece mais de 1.500 cursos
R$98.79
R$ 79,90
Anual
  • Acesso Ilimitado: mais de 1.500 cursos à sua escolha
  • Liberdade de Aprendizado: Acesso Total por 1 Ano a Todos os Cursos do Portal
  • Certificados opcionais que vão ajudar a conquistar os seus objetivos
  • Carga horária curso e certificado: de 5h a 420h

Perguntas Frequentes

Para agilizar a sua consulta, organizamos as perguntas e respostas mais frequentes.

Qual a validade do certificado?

Os certificados do Educamundo são reconhecidos e válidos em todo o território nacional. São amparados legalmente por:

  • Lei de Diretrizes e Bases – LDB – Lei 9394/96, Art.40;
  • CNE/CNB Nº 06/2012, Art. 25;
  • Decreto Presidencial 5154/2004, Artigo 3º e § 2º.

Nossos certificados são amplamente aceitos em universidades e instituições diversas, tanto do setor público quanto do setor privado.

No entanto, como primamos em trabalhar com o máximo de transparência, orientamos os nossos alunos que realize uma consulta prévia a editais e orientações dadas por cada entidade, conselhos profissionais (CRECI, CRO, CREA e outros) ou na instituição que irá apresentar o certificado pois, apesar de estarmos amparados legalmente, poderá haver alguma norma ou especificação que impeça a aceitação do mesmo.

Deste modo, como atendemos a todo o Brasil e os certificados são utilizados para diversos fins, torna-se impossível nossa instituição garantir a aceitabilidade do mesmo em todas as hipóteses.

Como obter a certificação?

Após ter se matriculado, você irá desenvolver seu conhecimento estudando o material oferecido no curso. Quando se sentir apto(a), poderá realizar uma avaliação com questões de V (verdadeira) ou F (falsa). A prova de conhecimento irá considerar 70% de aproveitamento relacionado à carga horária do curso que você escolheu.

Lembrando que todos os cursos oferecem cargas horárias de 5 a 420 horas e cada uma delas exige um período mínimo de estudos.

O próximo passo é investir na taxa de avaliação conforme a carga horária do curso realizado e aguardar a liberação de seu certificado.

O seu certificado ficará disponível na área do aluno para você imprimir no momento que desejar! Caso necessite, pode fazer a solicitação do impresso via Correios.

Taxa de avaliação e período mínimo de estudo dos certificados

Nossos certificados têm cargas horárias flexíveis para atender às diversas demandas do mercado e necessidades de nossos alunos. Para chegar a essa etapa, você precisará ter estudado o material do curso, ter feito a avaliação e atingido um resultado de 70% ou mais de aproveitamento. Conquistando a aprovação, poderá realizar o pagamento da taxa de avaliação, que varia de acordo com a carga horária do curso escolhida por você.

Assim que cumprir o período mínimo de estudos, o certificado digital fica disponível no ambiente de aprendizagem do aluno e você pode imprimi-lo no momento que desejar! Caso queira a via impressa, basta solicitar no momento da pré-avaliação.

Clique aqui e confira mais detalhes sobre valores e tempo mínimo de estudo.

Os cursos livres do Educamundo são válidos?

O reconhecimento do MEC não é necessário para cursos livres, sejam eles cursos online ou presenciais.

A regulamentação pelo MEC é válida apenas para cursos online ou presenciais de graduação ou pós-graduação.

Quanto a cursos técnicos ou de ensino médio, esta regulamentação fica a cargo das Secretarias Estaduais de Educação.

No ensino fundamental e infantil, fica a cargo das Secretarias Municipais de Educação.

Os certificados dos cursos livres, poderão ser utilizados para fins curriculares, tirar licença capacitação, prova de títulos, avaliações de empresas bem como promoções internas, para enriquecer seu currículo, obter gratificações adicionais conforme plano de carreira, seleções para mestrados e doutorados, créditos de carga horária ou extensão em universidades, concursos pblicos e vrias outras possibilidades, nas modalidades atualizaão/aperfeiçoamento/capacitação.

Nossos certificados são amparados legalmente através do Decreto Presidencial 5154/2004, Artigo 3º e § 2º; A Lei de Diretrizes e Bases – LDB – Lei 9394/96, Art.40, e o CNE/CNB Nº 06/2012, Art. 25.

Contudo, apesar de nossos certificados serem validados e protegidos por estas leis, ressaltamos que, antes de sua certificação, o aluno sempre deverá confirmar no edital e/ou instituião e/ou Conselhos Profissionais em que pretende utilizar o certificado, tais como CREA, CRECI, CRO, dentre outros, quanto à aceitação do mesmo, haja vista que poderá haver alguma norma ou especificação interna ou externa que invalide sua aceitação.

Deste modo, como atendemos todo o Brasil e os certificados so utilizados para diversos fins, torna-se impossível nossa instituição garantir a aceitabilidade do mesmo em todas as hipóteses.

Portanto, a realizaão de sua inscrição aos cursos bem como sua certificação implica na aceitação e verificação por parte do aluno, isentando nossa empresa caso o curso ou certificado não seja aceito.

Matricule-se neste curso e ganhe acesso a mais de 1.500 cursos online por apenas: R$79,90

Carga horária de 5h a 420h

Curso com certificado opcional

Materiais diversificados (Vídeos, PDFs e etc)

Declaração de matrícula ao iniciar curso