Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Pesquisas sobre plantas medicinais: as descobertas mais recentes

plantas-medicinais-educamundo03-02-1

As plantas medicinais são aquelas que apresentam ação farmacológica, ou seja, ajudam na cura ou tratamento de várias doenças.

O interesse pelas plantas medicinais tem crescido consideravelmente nos últimos anos, a prova disso é o incentivo do governo às pesquisas sobre plantas medicinais. As evidências científicas obtidas a partir destes estudos tornam o uso dos produtos vegetais cada vez mais eficaz e seguro.

Para você acompanhar todas as novidades, fizemos um compilado das mais recentes descobertas dos pesquisadores brasileiros. Confira:

Principais resultados de pesquisas brasileiras sobre plantas medicinais

A folha de araçá pode ser um importante aliado no combate à cárie

Pesquisadores da Universidade Estadual de Montes Claros e da Universidade Estadual Paulista descobriram a atividade antimicrobiana do extrato bruto da folha do araçá (Psidium cattleianum Sabine) sobre os microrganismos Streptococcus oralis e Streptococcus mutans da mucosa oral. Apesar de sugerirem mais estudos para a comprovação de seus achados, os pesquisadores acreditam que o extrato da planta pode ser usado no desenvolvimento de produtos para a prevenção da cárie, como enxaguantes bucais e cremes dentais.

Enxaguantes bucais à base de plantas medicinais são eficazes na redução do sangramento gengival na doença periodontal

Este é mais um estudo para comprovar a importância das plantas medicinais na saúde bucal. O estudo de pesquisadores brasileiros, publicado na revista Complementary Therapies in Clinical Practice, mostrou que enxaguantes bucais à base de camomila (Matricaria recutita L) e romã (Punica granatum L.) apresentaram resultados semelhantes ao enxaguante com clorexidina 0,12% (um dos mais vendidos) na redução do sangramento gengival na doença periodontal, sugerindo que os extratos destas plantas têm propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas.

Estudo dos efeitos clínicos e toxicológicos da espinheira-santa no tratamento da má digestão

Em um estudo de fase I (primeira etapa de testes em seres humanos) sobre os efeitos clínicos e toxicológicos do extrato da folha de espinheira-santa (Maytenus ilicifolia) em voluntários sadios adultos, os pesquisadores brasileiros mostraram que a administração de até 2000mg do extrato foi bem tolerada, com poucas alterações clínicas e sem reações adversas significativas.

Atenção: o tratamento com espinheira-santa apresenta contraindicações. Busque sempre a orientação de um profissional de saúde.

##lista_curso##

Saiba mais sobre as ervas medicinais e seus poderes

Plantas medicinais e suas funções 

Há diversas funções atribuídas às plantas medicinais. Uma única espécie pode apresentar mais de uma ação terapêutica. A bardana, por exemplo, quando consumida na forma de chá (decocção) atua como diurético e contra a má digestão. Já seu uso externo, através de compressas, auxilia no combate a dermatites.

Plantas medicinais para diabetes

O uso de plantas medicinais no tratamento da diabetes ainda é controverso. Apesar disso algumas pesquisas têm apontado propriedades antidiabéticas em algumas espécies, como as folha de romã e a pata-de-vaca.

Plantas medicinais para gastrite

Guaçatonga e espinheira‐santa são plantas indicadas pela ANVISA para o tratamento da gastrite. Algumas espécies são contraindicadas para pessoas que apresentam esta condição, como alho e guaraná.

Livros de plantas medicinais mais vendidos no Brasil

  • Plantas Medicinais: viva mais e melhor! (Sandro Kanzler – LeBooks)

  • O Guia Completo das Plantas Medicinais (David Hoffman e Euclides Luiz Calloni – Cultrix)

  • Plantas Medicinais: do Plantio à Colheita (Carlos Alves Soares – Ícone)

  • As Plantas Medicinais e o Sagrado (Maria Thereza Lemos de Arruda Camargo – Ícone)

  • Minhas 500 Ervas e Plantas Medicinais (Ivacir João Franco – Santuário)

##lista_vantagens##

E aí, o que achou destes resultados? Esses são apenas alguns exemplos de pesquisas brasileiras promissoras, no Curso Online Cultivo e Uso de Plantas Medicinais você encontra muitas outras evidências científicas sobre as ervas medicinais e seus poderes.

Faça sua inscrição no Educamundo, melhor portal de cursos online do país, e junte-se aos mais de 200 mil alunos que já comprovaram a qualidade dos nossos serviços. Não perca a oportunidade de investir no seu futuro com cursos online com certificado, por um investimento que cabe no seu bolso. Corre lá!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.