Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

O que faz um advogado? Veja faculdade, carreira e dicas

ESTATUTO-DA-OAB-1-2-1

Você já parou para refletir sobre o que faz um advogado? Normalmente quando pensamos no trabalho desse profissional já imaginamos um engravatado falando e brigando por aí, mas o trabalho do advogado vai muito além disso, e é isso que vamos explicar neste artigo.

O que faz um advogado?

De acordo com a Constituição Federal, o advogado é aquele responsável pela administração da justiça, por tornar acessível direitos e garantias que estão inseridas nos textos dos atos normativos.

Atualmente vivemos em um estado democrático de direito, isso nos dá a garantia de que deve-se obediência a tudo aquilo definido pelo legislador.

É nesse cenário que entra o advogado, visto que ele é o profissional capacitado para a busca da concretização dos direitos de seus clientes – sejam eles pessoas físicas ou jurídicas – dispostos em leis, decretos e na própria constituição.

Entretanto, o advogado também pode prestar consultorias, assessorias e esclarecer dúvidas relacionadas aos demais assuntos do Direito e da advocacia.

##lista_curso##

Estudar Direito é o primeiro passo

Quem deseja ser um advogado precisa antes seguir algumas etapas fundamentais. Para atuar como um profissional, a primeira delas é entrar em uma faculdade e estudar Direito.

No curso de Direito, você vai aprender conceitos introdutórios, matérias propedêuticas (filosofia e história do direito, por exemplo) e teorias importantes, como a responsável por tratar do surgimento do Estado, além de matérias como direito constitucional, administrativo, penal, dentre outras.

Dentre as matérias de maior destaque no curso, podemos mencionar as seguintes:

  • Direito Constitucional;

  • Direito Administrativo;

  • Direito Penal;

  • Direito Civil;

  • Direito Empresarial.

Em regra, o curso possui uma duração de 5 anos e o estudante que se forma, se torna um bacharel em direito.

Para se tornar um advogado, é necessário passar por uma segunda etapa, o exame da Ordem dos Advogados do Brasil.

A prova da OAB vem logo em seguida

A prova da OAB é o exame responsável por avaliar o bacharel em direito. Ela é composta por duas etapas e avalia todos aqueles que têm interesse em advogar em território brasileiro.

A primeira etapa é composta por 17 matérias, 80 questões objetivas e aborda diversos assuntos, desde filosofia do direito à direito internacional. O objetivo é acertar no mínimo 50% da avaliação. Conseguindo esse feito, o candidato está automaticamente aprovado para a segunda fase.

Na segunda fase o candidato à advogado faz uma avaliação sobre uma matéria específica, escolhida no dia da inscrição. Aqui é necessário o acerto da peça prático-profissional além da necessidade de responder quatro questões subjetivas daquela mesma disciplina.

##lista_vantagens##

Carteira da OAB em mão, é hora de trabalhar!

Sendo aprovado na primeira e na segunda fase, o candidato estará apto a advogar. Logo após, é só esperar o dia de receber a carteira da OAB e partir para as atividades mencionadas.

Pode parecer simples, mas não é. Os exames da Ordem dos Advogados do Brasil possuem uma alta taxa de reprovação e os candidatos que desejam ser aprovados nessa avaliação precisam estudar e se dedicar muito.

Aqui no Educamundo – um dos maiores portais de cursos online com certificado do país – possuímos o Curso Online Estatuto da OAB, explicando o conteúdo necessário para te ajudar na aprovação.

Para ter acesso a esse material é muito simples: basta investir {preco_matricula} uma única vez por ano no Pacote Master e estudar por esse e por mais de 1200 opções de cursos online.

Não perca mais tempo, inscreva-se agora mesmo e garanta um futuro de destaque.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.