Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

O que é educação empreendedora e como aplicá-la em sala de aula?

educacao-empreendedora-2

A educação empreendedora está se tornando cada vez mais popular, mas muitas pessoas ainda não sabem o que é. 

Trata-se do processo de ensinar as pessoas a pensar e agir como empreendedores. E agora, esse tema é também tratado na educação básica, conforme orientação da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC.

Empreendedorismo não é apenas para aqueles que querem iniciar um negócio, mas também para aqueles que querem ter sucesso em qualquer área da vida. 

A educação empreendedora ensina as pessoas a pensar de forma criativa, inovadora e fora da caixa. Ela também ensina as pessoas a tomarem riscos calculados e a serem resilientes quando os planos não funcionam

Que tal saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

O que é educação empreendedora?

A educação empreendedora é um tipo de educação que incentiva e ensina as pessoas a pensarem e agirem como empreendedores

Empreendedorismo é o ato de criar um negócio ou iniciativa, geralmente do zero, e assumir todos os riscos e responsabilidades para fazer com que ele funcione. 

A educação empreendedora visa desenvolver habilidades e atitudes essenciais para que as pessoas possam ter sucesso como empreendedores. 

Isso inclui aprender a pensar de forma criativa e inovadora, identificar oportunidades, planejar e executar projetos, gerenciar riscos, trabalhar em equipe e liderar pessoas.

Benefícios da educação empreendedora na educação básica

A educação empreendedora está se tornando cada vez mais popular entre os estudantes e educadores. Isto se deve aos vários benefícios que oferece, tanto para os alunos quanto para as escolas.

Aqui estão alguns dos principais benefícios da educação empreendedora na sala de aula:

Aumenta a criatividade e inovação

A educação empreendedora incentiva os alunos a pensarem fora da caixa e serem criativos. 

Eles aprendem a olhar para os problemas de uma perspectiva diferente e encontrar soluções inovadoras. Isso os prepara para o mundo do trabalho, onde ter criatividade e inovação será cada vez mais importante.

Ensina as habilidades necessárias para o sucesso nos negócios

A educação empreendedora na sala de aula ensina as habilidades necessárias para o sucesso nos negócios, como liderança, gestão do tempo, resolução de problemas e tomada de decisões. 

Todas essas são habilidades extremamente valiosas que os alunos podem levar para o mundo dos negócios quando forem adultos.

Promove o espírito empreendedor

A educação empreendedora promove o espírito empreendedor, que é uma mentalidade positiva e proativa voltada para o sucesso nos negócios. 

Os alunos aprendem a ter um pensamento empreendedor e isso pode ser extremamente útil quando forem trabalhar ou montar um negócio próprio no futuro.

Desenvolve as habilidades de liderança dos alunos

Outro grande benefício da educação empreendedora na sala de aula é que ela desenvolve as habilidades de liderança dos alunos. Eles aprendem a lidar com pessoas, motivá-las e inspirá-las a atingirem objetivos comuns. 

Tudo isso é extremamente útil na vida profissional, onde muitas vezes precisarão assumir posições de liderança.

Como incluir o empreendedorismo na educação?

Uma das maneiras de incluir o empreendedorismo na educação é incentivando os alunos a criarem seus próprios negócios. Isso pode ser feito de diversas formas, desde oferecer aulas específicas sobre o tema até projetos que estimulem a criatividade e o espírito empreendedor. 

Outra forma de incluir o empreendedorismo na educação é estimulando os alunos a pensarem de forma inovadora e criativa, para que possam identificar oportunidades de negócios. 

Por fim, é importante também ensinar os alunos a importância da gestão e do planejamento para o sucesso de um negócio, bem como as principais ferramentas e técnicas utilizadas nesse processo.

Veja algumas dicas:

1. Estabelecer atividades que coloquem os alunos como agentes ativos

Uma das maneiras de incluir o empreendedorismo na educação é estabelecer atividades que coloquem os alunos como agentes ativos. Isso significa que eles devem ter a oportunidade de tomar decisões, resolver problemas e criar soluções. 

É importante que essas atividades sejam desafiadoras, mas ao mesmo tempo possíveis de serem realizadas. 

Aqui estão algumas ideias de atividades

Crie um projeto em grupo

Divida os alunos em grupos e peça que criem um projeto inovador que solucione um problema real. Eles devem apresentar o projeto para a turma e defendê-lo perante uma banca avaliadora.

Monte uma empresa fictícia

Os alunos podem criar suas próprias empresas, desde pequenos negócios até grandes corporações. Eles devem desenvolver todos os aspectos da empresa, desde o produto ou serviço que oferecerão até a estrutura organizacional e o plano de marketing. Ao final, os alunos apresentarão suas empresas para a turma e discutirão as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Invente um novo produto ou serviço

Peça aos alunos que imaginem um novo produto ou serviço que possa ser útil para as pessoas. Eles devem descrever como funcionaria esse produto ou serviço e quais seriam os seus principais benefícios. Em seguida, os alunos podem pesquisar na internet se já existe algo parecido no mercado e discutir as vantagens e desvantagens do seu invento em relação às outras opções disponíveis.

2. Desenvolver atividades que tragam exemplos reais de empreendedorismo

Exemplos de atividades empreendedoras que podem ser desenvolvidas em sala de aula:

Projeto empreendedor

​​​​​​​O professor pode dividir a turma em grupos e pedir que cada um desenvolva um projeto empreendedor, como por exemplo, abrir uma loja virtual, criar um aplicativo, dentre outras ideias. Ao final do projeto, os alunos apresentarão seus negócios para a turma e o professor poderá analisar o desenvolvimento de cada um.

Análise de casos empresariais

A partir de casos reais de sucesso ou fracasso empresarial, os alunos poderão discutir e refletir sobre as principais características dos empreendedores bem-sucedidos e quais fatores contribuíram para o sucesso ou fracasso dos negócios.

Empreendedorismo na prática

Os alunos podem ser incentivados a desenvolver atividades práticas relacionadas ao empreendedorismo, como por exemplo, elaborar um plano de negócios, identificar oportunidades de mercado, fazer uma análise SWOT etc. Dessa forma, os alunos terão um primeiro contato com as ferramentas necessárias para se tornarem empreendedores bem-sucedidos.

3. Investir em ferramentas tecnológicas e estratégias criativas de aprendizado

Os empreendedores precisam ter um conjunto de habilidades e competências para terem sucesso. No entanto, nem todos os empreendedores têm acesso às mesmas oportunidades e às mesmas ferramentas. Por isso, investir em ferramentas tecnológicas e estratégias criativas de aprendizado é uma ótima maneira de incluir o empreendedorismo na educação.

As ferramentas tecnológicas são importantes porque ajudam os empreendedores a se manterem atualizados sobre as últimas tendências do mercado. No caso de estudantes para acompanharem o cenário dos negócios.

Capacite-se em Educação Empreendedora no Educamundo

Esperamos que tenha gostado do conteúdo sobre educação empreendedora na sala de aula e que seu próximo passo seja se matricular em nosso portal e começar o Curso Online Educação Empreendedora 5.0, feito especialmente para professores que atuam na Educação Básica.

Lembre-se da importância do tema e de que você vai precisar estar bem preparado para levar o empreendedorismo para dentro de sua sala de aula. 

Então, aproveite e faça sua inscrição agora mesmo! Por {preco_matricula}, além deste curso, você tem acesso a centenas de outros cursos online na área da educação, durante um ano inteiro. Aproveite!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.