Uma das grandes estratégias da era digital é o e-mail marketing. Através dele, é possível aumentar a receita da sua empresa e otimizar a retenção de clientes.
No artigo de hoje, você irá entender melhor o que é e-mail marketing, como ele funciona e como encaixá-lo na sua estratégia de marketing digital. Confira!
O que é e-mail marketing?
No livro “Tração: Como Qualquer Startup Consegue Atingir um Crescimento Explosivo de Tráfego”, Gabriel Weinberg classifica o e-mail marketing como um canal de aquisição na era digital.
É através de canais de aquisição que é possível conversar com consumidores, oferecer novas ofertas, realizar conversões com pessoas interessadas no seu produto e fechar vendas.
De forma geral, o e-mail marketing é um conjunto de ações e campanhas que procuram educar, informar e divulgar novos produtos, ideias ou dados sobre os seus produtos e serviços oferecidos para os seus clientes através de um e-maill.
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E-mail marketing funciona?
Mas vamos a pergunta que não quer calar: e-mail marketing funciona? Quando bem feito, sim, essa estratégia pode trazer uma receita substancial para a sua empresa.
Isso porque através do e-mail, você consegue conversar com um grupo de clientes específicos que já conhecem o seu produto e demonstraram interesse nos serviços que a sua empresa disponibiliza. Ou seja, o seu público alvo no e-mail marketing é bastante qualificado.
Porém, é preciso que algo fique bem claro: e-mail nem sempre se encaixará no seu plano de marketing. É preciso entender bem o seu cliente e a sua estratégia, a fim de compreender de que forma ele se adequará sem dar prejuízo.
Como construir uma lista de e-mails
A melhor forma de construir uma lista de e-mails é organicamente, através de formulários de coleta de e-mail em seu blog ou site, de forma com que todas as pessoas que se inscrevam na sua lista estejam realmente interessadas em seu produto.
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Como e-mails se encaixam no seu plano de marketing
Um dos erros mais comuns de quem faz e-mail marketing é copiar algum case de sucesso. Pela lógica, faz todo sentido replicar uma estratégia que deu certo, porém, quando o assunto é e-mail, cada caso é um caso.
O modelo de newsletter costuma ser um dos mais utilizados. Porém, ele não é muito rentável. Por isso, muitas empresas que testam o e-mail marketing acham que ele não funciona.
Em e-commerce, por exemplo, optar por e-mails oferecendo descontos para quem deixou produtos no carrinho é uma opção muito melhor do que enviar as últimas postagens do blog. É preciso ser estratégico, entender seu produto e o seu cliente para encaixar e-mail no plano de marketing.
Como fazer e-mail marketing
O primeiro passo para entender como fazer e-mail marketing é estudar. Entenda o que o seu consumidor está buscando, quais as opções de e-mail que você pode enviar, como funciona uma campanha e qual a melhor plataforma de e-mails para utilizar.
Uma das formas de aprender mais sobre o tema, entender melhor esse canal de aquisição e desenvolver os seus conhecimentos sobre marketing digital é investir em cursos online com certificado
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