Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Novo sistema facilita cadastro nacional de peritos judiciais

AJ-TJ-2-1

A Justiça do Trabalho lançou no dia 04 de fevereiro de 2020, o projeto-piloto de um sistema nacional que terá como objetivo, o cadastro de informações e dados de peritos, intérpretes e tradutores para atuar em causas do judiciário trabalhista.

O Sistema de Assistência Judiciária da Justiça do Trabalho – AJ-JT, como é conhecido, será utilizado para, além do cadastro nacional de assistentes do judiciário, a realização do pagamento destes profissionais.

##lista_curso##

Além disso, informações sobre formação do profissional (como a capacitação em cursos online) também serão inseridas no sistema, o que ira gerar mais transparência aos magistrados e as partes, tendo eles, segundo o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Ministro Brito Pereira “a certeza de que no processo atuam profissionais realmente capacitados”.

O sistema é inovador no âmbito do judiciário, sendo a Justiça do Trabalho a primeira a criar um sistema com essa abrangência para este objetivo.

AJ-JT: segurança jurídica e mais oportunidades para peritos judiciais

O projeto-piloto foi lançado no Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (em Minas Gerais) e tem como prioridades, a impessoalidade, a transparência e a segurança jurídica.

Além disso, a nacionalização de um cadastro de peritos, facilitará o trabalho de alguns magistrados do interior dos estados.

Como o cadastro atualmente é regional, em algumas situações é bem difícil encontrar profissionais em regiões mais distantes da capital. Com um cadastro nacional, será possível convidar peritos de outras localidades para atuar em determinados casos.

Além disso, esses profissionais poderão trabalhar em processos em qualquer localidade, sem sair de casa, comodidade proporcionada não apenas pelo AJ-JT, mas também pelo Pje, afirma Cristina Lisboa Vaz de Melo, Presidente da Associação dos Peritos Judiciais, Árbitros, Conciliadores e Mediadores de Minas Gerais (Aspejud).

##lista_vantagens##

Se você ainda não é perito judicial, não pode perder essa grande oportunidade de carreira. Em nosso Curso Online Perícia Judicial nós explicamos tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Inscreva-se no portal de cursos online com certificado que mais cresce no país e aproveite essa oportunidade!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.