Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Matemática para crianças: 7 aplicativos que auxiliam no aprendizado

matematica-para-criancas-2

A matemática sempre foi o “bicho papão” da escola. Porém, é preciso ter em mente a importância dessa disciplina não apenas para o currículo escolar, mas também para adquirir conhecimento em outras áreas, além de desmistificar a dificuldade de aprender a disciplina.

Habilidades em matemática são aprendidas principalmente de maneira formal, no entanto, é possível usar a tecnologia para facilitar o processo de aprendizagem.

Para se ter ideia, os números, os problemas matemáticos e a geometria estão por toda parte, do nivelamento do solo da rua às negociações dos feirantes, passando pelo mercado de ações e a metragem dos cômodos da casa. Explicar aos alunos  que essas habilidades extrapolam os muros da escola é essencial para fazê-los compreender a importância da matéria na vida.

Por isso, é importante compreender as dificuldades do jovem e buscar soluções que tenham a ver com o perfil de aprendizado dele. Para isso, temos dicas de aplicativos que professores podem explorar para ajudar crianças a aprenderem matemática de forma prazerosa. 

Continue a leitura!

Quais aplicativos ensinam matemática para crianças?

Até o momento, você entendeu por que é tão importante se dedicar ao estudo da matemática para desenvolver habilidades essenciais, mas como a tecnologia pode ajudar? 

Sem dúvidas, os atuais recursos são uma reforço a mais para educadores, pais e gestores escolares, que acabam ganhando em relação à autonomia e independência dos jovens.

Aplicativos gratuitos ou em versão paga em lojas virtuais, oferecem uma saída para a garotada aprender brincando. Utilizar a tecnologia, portanto, é uma forma interessante de despertar a curiosidade, a atenção e, também, o prazer no aprendizado.

A seguir, listamos 9 opções de apps que são excelentes para ensinar matemática para crianças!

-

1. Math is Fun

Math is Fun em inglês significa “matemática é divertida”. Esse aplicativo é destinado às crianças na primeira fase de aprendizado matemático (pré-escolar), na qual se começa a reconhecer os números, a ordená-los e a fazer pequenas operações.

Com download gratuito na App Store, a ferramenta utiliza muitas cores, formas e desenhos para chamar a atenção da garotada.

2. eQuebes

Saindo da pré-escola e entrando na idade escolar, as crianças começam a resolver algumas equações e, com a ajuda do eQuebes, elas terão que lutar contra o tempo em um jogo de números estimulante! O aplicativo tem um formato parecido com um quebra-cabeça e oferece recursos para visualizar o crescimento das habilidades matemáticas do usuário. O download também é gratuito na App Store.

3. Rei da Matemática

O Rei da Matemática dá uma mãozinha para estudantes no ensino fundamental 1 e 2, disponibilizando problemas interativos sobre adição, geometria e até frações.

Grátis na App Store, a ferramenta inicia o usuário como agricultor e passa, com o acúmulo de pontos, aos diferentes níveis (são dez ao total). Os pequenos podem, ainda, jogar com coleguinhas online e tornar a brincadeira ainda mais estimulante.

4. PieQuest

Essa aplicação para crianças na idade escolar se divide em dois modos: o jogo (com problemas matemáticos) e o puzzle, com quebra-cabeças para quem quer relaxar um pouco antes de voltar para os estudos.

Disponível em versão paga para Android e iOS, o app usa desenhos animados para atrair as crianças e promete uma experiência divertida.

5. Math Bingo

É difícil encontrar quem não goste de bingo e esse aplicativo uniu essa paixão ao ensino de matemática! O Math Bingo tem um design lúdico e soluções para a garotada treinar as quatro principais operações matemáticas (somar, subtrair, dividir e multiplicar).

A opção está disponível gratuitamente no Google Play.

6. iMathematics

O iMathematics é um dos melhores aplicativos para quem quer estudar matemática de uma forma divertida. O software apresenta mais de 70 conteúdos para crianças e adolescentes se prepararem para as provas.

Com revisão constante dos problemas, o app é ideal para quem lê em inglês e está disponível na versão gratuita e paga para Windows Phone, Android e iOS.

7. Matemática elementar

Da teoria dos conjuntos às funções, passando pelos produtos notáveis e os intervalos, o Matemática Elementar promete deixar os estudantes loucos pelo estudo dos números com uma plataforma gratuita (disponível no Google Play) e em português. Indicado para alunos do ensino fundamental 2 e do ensino médio.

Neste conteúdo, você descobriu que a matemática para crianças é essencial para o desenvolvimento de habilidades no dia a dia. Fora isso, para vencer o temor pela disciplina, alguns apps oferecem suporte com questões que se adéquam ao nível de aprendizado do jovem e prometem transformar o mundo dos números em um verdadeiro paraíso.

Esperamos que tenha gostado de nosso conteúdo com as dicas de aplicativos que irão incrementar suas aulas!

Para deixar tudo mais completo, inicie agora mesmo o Curso Online de Matemática e 

Por apenas {preco_matricula}, você garante nosso curso online de matemática e ainda ganha acesso por um ano a todos os cursos do portal. São mais de {quantidade de cursos} distribuídos em várias áreas do conhecimento.

Não perca esta oportunidade! 

-

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.