O desenvolvimento de certos hábitos que levamos para a vida toda começa a partir da escola. A rotina na educação infantil é uma grande influenciadora nesse processo.
Segundo o último Censo Escolar, em 2021, mais de 8 milhões de crianças foram matriculadas na educação infantil. Esse número representa quase 18% de todas as matrículas da educação básica no Brasil.
Diante disso, é de suma importância dar atenção a essa faixa etária. Neste artigo, vamos falar sobre a rotina na educação infantil, a sua importância e o que trabalhar na educação infantil. Também vamos abordar pontos importantes sobre a rotina para educação infantil de acordo com a BNCC. Você entenderá o que a Base orienta para os níveis dessa fase de aprendizagem e desenvolvimento da criança.
Continue a leitura para saber tudo!
Qual a importância da rotina escolar na educação infantil?
A importância da rotina na educação infantil é abrange diversos aspectos do desenvolvimento e bem–estar das crianças. Aqui estão algumas razões pelas quais a rotina é fundamental nesse contexto:
Segurança e previsibilidade
A rotina oferece um ambiente seguro e previsível para as crianças, proporcionando–lhes uma sensação de estabilidade e conforto. Saber o que esperar ao longo do dia reduz a ansiedade e o estresse, permitindo que as crianças se concentrem melhor em suas atividades de aprendizagem.Organização e estruturação
Uma rotina bem estabelecida organiza o tempo e as atividades de maneira eficiente, garantindo que as crianças tenham oportunidades adequadas para aprender, brincar, descansar e se alimentar. Isso ajuda a maximizar o tempo de instrução e promove uma transição suave entre as atividades.Desenvolvimento de hábitos saudáveis
Através da rotina, as crianças aprendem hábitos importantes, como higiene pessoal, alimentação saudável, hora de dormir regular e respeito aos outros. Esses hábitos são fundamentais para o desenvolvimento físico, emocional e social saudável das crianças.Autonomia e responsabilidade
Seguir uma rotina dá às crianças um senso de controle sobre seu ambiente e suas atividades. Elas aprendem a assumir responsabilidades, como arrumar seus pertences, participar das atividades planejadas e cumprir as regras estabelecidas, desenvolvendo assim a autonomia e a autoconfiança.Estabilidade emocional
Uma rotina consistente ajuda as crianças a lidar com mudanças e transições de maneira mais eficaz, reduzindo o estresse e a ansiedade associados a situações desconhecidas. Isso promove a estabilidade emocional e contribui para o desenvolvimento saudável da saúde mental das crianças.Facilita a aprendizagem
A previsibilidade proporcionada pela rotina permite que as crianças se concentrem melhor em suas atividades de aprendizado, pois sabem o que esperar em cada momento do dia. Isso cria um ambiente propício para a absorção e assimilação de novos conhecimentos e habilidades.Como pode ver, a rotina na educação infantil desempenha um papel fundamental no fornecimento de um ambiente seguro, estruturado e acolhedor para as crianças, facilitando o seu desenvolvimento físico, emocional, social e cognitivo. Ela promove a estabilidade, a autonomia e a aprendizagem, preparando as crianças para um futuro de sucesso.O que diz a BNCC sobre a rotina na educação infantil?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece diretrizes claras para a rotina na educação infantil, enfatizando a importância de um ambiente estruturado que promova o desenvolvimento integral das crianças. Segundo a BNCC, a rotina deve garantir segurança, continuidade e diversidade de experiências, respeitando os ritmos biológicos e necessidades individuais das crianças. Ela deve incluir momentos de brincadeira, interação social, atividades dirigidas e autônomas, além de períodos para descanso e alimentação.A BNCC também destaca a importância de proporcionar uma variedade de experiências que englobem diferentes linguagens e formas de expressão, como o brincar, a exploração, a participação ativa e a convivência. Esses elementos são fundamentais para o desenvolvimento das competências e habilidades das crianças, promovendo seu crescimento cognitivo, emocional, social e físico. Em suma, a BNCC orienta que a rotina na educação infantil deve ser cuidadosamente planejada para oferecer um ambiente seguro, acolhedor e estimulante, que favoreça o desenvolvimento pleno das crianças.Vantagens da rotina na educação infantil
As principais vantagens da rotina para educação infantil de acordo com a BNCC são:
1. Desenvolve a autonomia da criança
O desenvolvimento da autonomia de uma pessoa começa na educação infantil. O primeiro passo para isso é a rotina em sala de aula. Afinal, ao saber da programação e das tarefas que terá ao longo da semana, a criança poderá organizar seus horários para cumprir com os compromissos.
Dessa forma, ela não precisará de um adulto para estruturar o seu tempo e o seu espaço para exercer as suas atividades. Assim, a criança começará a desenvolver a sua autonomia.
2. Ajuda na criação de disciplina
A rotina na educação infantil propõe cumprir metas e estudos de forma natural em sala de aula. Com isso, passa a desenvolver a disciplina na criança que leva essa característica para além da escola.
Em casa, por exemplo, ela também tem responsabilidades que devem ser cumpridas. Inclusive, essa qualidade deve ser estimulada pelos pais e responsáveis para reforçar o trabalho feito em sala de aula.
3. Promove responsabilidade e organização
A responsabilidade e a organização são características que precisam ser desenvolvidas. Esse processo se inicia com a rotina na educação infantil, pois as crianças devem seguir o cronograma proposto.
Nesse sentido, elas passam a perceber que é preciso ter responsabilidade e organização para cumprir com as tarefas impostas.
4. Melhora a interação com colegas e escola
A responsabilidade adquirida com a rotina na educação infantil auxilia no desenvolvimento da capacidade de conviver. Dessa forma, a interação com os colegas e com o espaço que dividem fica ainda melhor.
5. Permite ao professor avaliar os alunos
A rotina na educação infantil proporciona aos educadores fazer uma avaliação das crianças e das práticas pedagógicas mais facilmente. Dessa forma, é possível perceber se as metas estipuladas estão sendo cumpridas para elaborar um parecer descritivo.
Como criar uma rotina saudável em sala de aula
A rotina na educação infantil é um processo que ajuda na formação de inúmeros hábitos nas crianças. Atos simples já são suficientes para desenvolver as pessoas, tanto na vida pessoal quanto na profissional.
A construção de qualidades dentro das instituições de ensino é fundamental para melhorar o desempenho dos alunos. Portanto, separamos as principais dicas para ajudar a criar uma rotina saudável em sala de aula. Confira!
1. Faça planejamentos diários e semanais
Os planos de ensino são pensados conforme a segmentação do ano letivo, que se dá em bimestres ou trimestres. Entretanto, para se criar uma rotina na educação infantil, é preciso dar atenção aos pequenos ciclos.
Dessa forma, é fundamental criar cronogramas semanais e diários. Vale planejar, por exemplo, os momentos de acolhida, alimentação, higiene, repouso, entre outros aspectos.
2. Organize os horários em agendas
Para as crianças e os pais entenderem a rotina, a organização das atividades nas agendas dos alunos é um passo importante. Esse processo vai ajudar as crianças a se programarem para cada atividade.
Com o passar do tempo, a anotação dos compromissos desenvolverá a autonomia dos alunos. Logo, cada um poderá administrar suas tarefas para o dia, a semana, o mês e o ano.
3. Promova a diversidade de atividades
O alto volume de conteúdo pode deixar a rotina na educação infantil muito pesada. Por isso, é fundamental alternar com atividades mais lúdicas e exercícios diversos que promovam o entretenimento e o ensino.
Um bom exemplo é aplicar a gamificação na educação. Ela garante vários benefícios, como:
dá mais dinamismo;
aumenta o engajamento;
estimula a curiosidade;
melhora a comunicação;
desenvolve competências socioemocionais;
permite abordagens personalizáveis.
4. Tenha a tecnologia como aliada
A tecnologia oferece inúmeras possibilidades aos educadores, principalmente a diversificar o processo de aprendizagem. Ela disponibiliza, por exemplo, aplicativos educativos que podem deixar o ensino mais leve e divertido.
Além disso, os computadores e projetores podem ser utilizados para prender a atenção dos alunos durante a explicação do conteúdo. Esse dinamismo é muito positivo para deixar o ensino mais saudável e leve.
Como vimos neste artigo, a rotina na educação infantil é muito importante para o desenvolvimento de diversos hábitos nas crianças. Por exemplo, autonomia, responsabilidade, disciplina e organização. Logo, é essencial promover a sua criação.
Como deve ser a rotina escolar na educação infantil? Veja exemplo
Uma rotina escolar bem estruturada é essencial na educação infantil, pois proporciona segurança, previsibilidade e oportunidades para o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais, cognitivas e motoras.Aqui está um modelo de rotina, incluindo cada atividade do dia da escola na educação infantil, com brincadeiras para educação infantil de acordo com a BNCC e respectiva organização do tempo:1. Chegada e Boas-Vindas (8:00 – 8:30) Objetivo: Criar um ambiente acolhedor e estabelecer uma transição suave de casa para a escola. Atividades: Recepção das crianças, interação livre com brinquedos, cumprimentos e conversas com os colegas e professores. 2. Círculo de Conversa (8:30 – 9:00) Objetivo: Promover habilidades de comunicação, escuta ativa e socialização. Atividades: Cantos de boas-vindas, discussão sobre o calendário (dia da semana, clima), apresentação do tema do dia e compartilhamento de experiências pessoais. 3. Atividades Educativas e Exploratórias (9:00 – 10:00) Objetivo: Desenvolver habilidades cognitivas e motoras por meio de atividades estruturadas. Atividades: Atividades de Artes e Artesanato: Pintura, colagem, modelagem com massinha. Jogos de Construção: Blocos de montar, quebra-cabeças. Experimentos Científicos Simples: Observação de plantas, experiências com água. 4. Lanche (10:00 – 10:30) Objetivo: Promover hábitos alimentares saudáveis e habilidades sociais. Atividades: Higienização das mãos, consumo do lanche, conversas informais. 5. Recreio e Atividades ao Ar Livre (10:30 – 11:00) Objetivo: Desenvolver habilidades motoras grossas e promover interação social. Atividades: Brincadeiras no parquinho, jogos de bola, corridas, exploração da natureza. 6. Atividades de Leitura e Contação de Histórias (11:00 – 11:30) Objetivo: Estimular a linguagem, imaginação e o amor pela leitura. Atividades: Contação de histórias pelo professor, leitura de livros ilustrados, dramatizações. 7. Atividades Focadas em Habilidades Específicas (11:30 – 12:00) Objetivo: Trabalhar habilidades específicas de acordo com o planejamento pedagógico. Atividades: Atividades Matemáticas: Jogos de contagem, reconhecimento de formas e números. Atividades de Linguagem: Jogos de rimas, identificação de letras, atividades de escrita prévia. 8. Almoço e Descanso (12:00 – 13:30) Objetivo: Proporcionar uma pausa para recarregar as energias e promover hábitos alimentares saudáveis. Atividades: Almoço, tempo de descanso ou soneca. 9. Atividades de Música e Movimento (13:30 – 14:00) Objetivo: Desenvolver habilidades motoras, ritmo e coordenação. Atividades: Dança, jogos musicais, cantigas de roda. 10. Atividades de Projetos e Trabalhos em Grupo (14:00 – 15:00) Objetivo: Estimular a colaboração, resolução de problemas e criatividade. Atividades: Projetos temáticos, jardinagem, construção de maquetes, jogos cooperativos. 11. Preparação para a Saída (15:00 – 15:30) Objetivo: Estabelecer uma transição calma e organizada para o fim do dia escolar. Atividades: Organização dos materiais, revisão das atividades do dia, despedidas. 12. Saída (15:30) Objetivo: Garantir uma saída segura e organizada. Atividades: As crianças são entregues aos pais ou responsáveis, com comunicação sobre o dia escolar.
Como descrever a rotina da criança
Como descrever a rotina da criança em um parecer? Veja um exemplo:A rotina diária da criança é bem estruturada para proporcionar um ambiente seguro e estimulante. A chegada ocorre entre 7:30 e 8:00, quando a criança é acolhida pelos professores, promovendo uma transição tranquila de casa para a escola. A seguir, das 8:00 às 8:30, a criança participa da roda de conversa, onde são discutidos o calendário, o clima e experiências pessoais, incentivando a comunicação e a socialização.Das 8:30 às 10:00, a criança se envolve em atividades educativas, como artes, jogos de construção e leitura, que promovem habilidades cognitivas e motoras. Após um lanche saudável das 10:00 às 10:30, há um período de recreio ao ar livre até as 11:00, permitindo o desenvolvimento de habilidades motoras grossas e interação social.De 11:00 às 11:30, há a contação de histórias, estimulando a imaginação e a linguagem. Antes do almoço, a criança participa de atividades focadas em habilidades específicas, como matemática e linguagem, até as 12:00. Após o almoço e um período de descanso até as 13:30, seguem-se atividades de música e movimento, trabalhos em grupo e projetos até as 15:00.A preparação para a saída ocorre das 15:00 às 15:30, com organização dos materiais e revisão das atividades do dia, garantindo uma transição tranquila para o fim do dia escolar.Aprenda com o Educamundo
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