Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Liderança e motivação: 10 dicas infalíveis para motivar sua equipe

lideranca-03-1

Liderança é tomar as melhores decisões pautadas em um objetivo (resultado) dentro de um ambiente com pessoas, e estas segui-las voluntariamente. A motivação é parte dos atributos de liderança, uma equipe motivada produz melhores resultados e o objetivo é alcançado com maior facilidade e rapidez.

 

Você já parou para pensar em como funcionários desmotivados afetam os resultados de uma empresa?

Pois é meu caro, se você é um líder de equipe e ainda não analisou esta questão ou acha que isso é besteira, talvez esteja na hora de rever seus conceitos e se aprimorar. Uma boa forma de fazer isto é buscar novos conhecimentos com treinamentos, workshops e palestras. Anda meio sem tempo para frequentar uma escola física? Não se preocupe, existem ótimos cursos de liderança online para se atualizar que você pode fazer no conforto da sua casa no horário em que sua rotina permitir.  Aposte no ensino a distância para se aprimorar e acredite! Até para manter a sua vaga dentro da organização.

Acha que estamos exagerando? Saiba que uma equipe desmotivada pode acabar com qualquer instituição. Colaboradores insatisfeitos tendem a ter comportamentos muito prejudiciais para a empresa, pois ficam:

Menos produtivos – Produção menor significa prejuízo, já que cria a necessidade de contratação de novos funcionários e todos os encargos provenientes da admissão como: salário, impostos, benefícios, etc.

Com criatividade menor – Não se engane, não são apenas funcionários que trabalham no processo criativo que precisam de criatividade para exercer bem sua função. Na verdade, esta característica é fundamental para criar soluções na resolução de problemas em todas os setores da empresa.

Pouco dedicados – Será que seu funcionário veste realmente a camisa da sua empresa? Ou quando você precisa que ele faça uma hora extra, ele vai embora com a desculpa de ter um compromisso inadiável?

Estas são apenas algumas das inúmeras situações que podem deixar sua empresa a beira do caos, causadas por colaboradores desmotivados. Se você é um líder, saiba que é seu papel reverter este quadro e trazer os funcionários para o seu time, o time da empresa. Quer saber mais sobre este assunto?  Confira o nosso artigo com técnicas de liderança que deixarão sua equipe com muita motivação no trabalho e farão de você um profissional de sucesso. Confira.

1. Crie um ambiente de trabalho motivacional

É importante, em primeiro lugar, que você saiba que jamais conseguirá motivar outra pessoa a não ser você mesmo. O que você pode e deve fazer é criar um ambiente motivacional que fará com que o seu funcionário se anime para o trabalho, mas esta força de vontade virá de dentro dele. Uma ótima dica para a liderança é mexer com o sonho de cada um.

Vamos te dar um exemplo para você entender melhor: se você sabe que o desejo do colaborador é comprar um carro zero km, deverá mostrar que para ele conquistar aquele objetivo terá de trabalhar para conseguir o dinheiro para adquirir o bem, e então ele trabalhará pelo desejo da conquista. Se formos analisar, você simplesmente entendeu qual era o sonho do funcionário e fez com que ele trabalhasse motivado para você, mas isso só ocorreu porque era realmente uma vontade dele.

Quer saber como criar este ambiente aí dentro da sua empresa ? Siga as nossas próximas dicas:

2. Seja sempre um ótimo exemplo de funcionário

Se deseja que os colaboradores não cheguem atrasados, seja pontual; se deseja que os integrantes da equipe se tratem bem, trate a todos bem; se deseja que eles cumpram metas, cumpra as suas. Não existe melhor exemplo para os funcionários do que o próprio líder e você será o responsável pelo ambiente de trabalho da sua equipe. Seja o primeiro a cumprir as regras da empresa, isto fará com que os colaboradores também as cumpra, aumente sua proximidade e até a autoridade sobre a equipe. Os funcionários sentirão que estão “no mesmo barco” que você. Sem contar, que se for necessário repreender alguém por uma conduta contrária as regras da empresa, você não correrá o risco de ser questionado pelo funcionário do porque você não a segue.

Exemplo: você se incomoda com o uso de um protetor auditivo que é um EPI (Equipamento de Proteção Individual) obrigatório da empresa e não o utiliza. Como poderá abordar um colaborador que não está fazendo o uso do mesmo, sendo que nem você está? Se ele for uma pessoa tranquila poderá acatar a ordem e tudo bem, mas poderá te questionar e ficará um clima no mínimo chato. Use esta técnica de liderança e rapidamente verá ótimos resultados.

3. Crie metas reais e desafiadoras

É sempre bom criar metas para os colaboradores. Na verdade, esta é uma excelente maneira da empresa dizer o que espera deles sem ficar cobrando o tempo todo. E nesta hora, ninguém melhor que o líder de equipe para saber a quantidade e prazo que os seus projetos deverão ser desenvolvidos. Uma boa dica é ficar atento a desenvolver metas reais. O ideal é que a liderança estipule no começo  um número um pouco maior do que o funcionário está costumado a realizar e assim quem ele se habituar a atingi-la, começar a aumentar gradualmente.

Exemplo: se o colaborador produz 100 peças diariamente de um produto, estipulem em um primeiro momento que ele produza 120, quando ele se habituar a esse número, aumente 140 e assim sucessivamente. Lembre-se: se você fizer uma meta fácil demais de ser atingida sua equipe poderá se desmotivar por não precisar se esforçar. Já se for muito difícil, seus funcionários poderão se sentir frustrados por não conseguir atingi-la.

##lista_curso##

4. Ofereça ótimas recompensas individuais e coletivas

Mas não adianta apenas criar a meta, para sua equipe ter motivação, você também deverá oferecer recompensas para aqueles que a atingirem. Isto fará com que todas as vezes que alguém sinta uma preguicinha pense no prêmio e volte com força total ao trabalho. A recompensa pode ser desde gratificações em dinheiro até viagens e objetos de valor, use sua criatividade para agradar ao pessoal.

Outra ótima técnica de liderança é criar recompensas coletivas quando a equipe conseguir atingir as metas estipuladas pela empresa. Isto fará com que um colega estimule o outra a trabalhar para atingirem a meta desejada pela organização. Neste caso também podem ser oferecidos prêmios iguais aos das metas individuais ou algo para os funcionários se divertirem como um churrasco, happy hour ou um jantar especial. Este tipo de confraternização é bem interessante pois aproxima as pessoas e consequentemente melhora o ambiente de trabalho.

5. Dê feedbacks constantemente

Um feedback nada mais é do que a sua posição diante do trabalho do profissional. É a resposta da liderança, após analisar a tarefa que ele fez e é extremamente importante que você  avalie os pontos positivos e negativos do projeto e repasse para o colaborador ficar ciente. O funcionário pode estar fazendo algo genial, se você não elogiar ele não vai saber que você gostou e pode não mais realizar aquilo. Também pode fazer algo que não está bacana, se você não disser poderá repetir inúmeras vezes.

Uma boa estratégia é sempre elogiar em público quando alguém fizer um trabalho que se destaque, dizer que o que ele fez foi excelente, te agradou muito, etc. Já quando precisar dar “um puxão de orelha”, chame-o no particular e seja educado, pode ser firme, mas não altere a voz ou seja arrogante. Esta prática criará um clima de motivação no trabalho, aos poucos a equipe toda entenderá quais são suas intenções nos projetos, além disto, perceberão que você é um líder de equipe que sabe reconhecer algo bem feito e não é aquele cara chato que só sabe criticar.

 

Principais dúvidas

  • Qual é a relação entre liderança e motivação? Liderança e motivação andam juntas, um bom líder precisa saber motivar a equipe para que empenhem em alcançar o resultado, que é, justamente, o que se cobra de um líder (atingir metas). Pessoas motivadas buscam os mesmos objetivos do líder não apenas por obrigação, mas por querer o mesmo.
  • O que é coordenar uma equipe? Coordenar uma equipe vai além de apenas dar ordens, é preciso organizá-la, estabelecer uma consciência de grupo, por isso coordenar uma equipe é fazer com que todos os envolvidos pensem e busquem a mesma coisa, dando o seu melhor e dentro de um padrão estabelecido pelo líder.
  • O que é um bom lider? Líder é a pessoa capaz de coordenar e projetar autoridade de forma a inspirar os membros da equipe e ao mesmo tempo fazer com que as 'ordens' sejam executadas, mantendo um ambiente harmônico e eficiente.
  • Como desenvolver liderança? A liderança pode ser desenvolvida através de treino e estudo de técnicas apresentadas em cursos de liderança e motivação, abrangendo coaching e PNL (Programação Neurolinguística). É importante praticar e estar aberto a aceitar e analisar a opinião dos liderados para chegar às melhores soluções.
  • O que é curso de liderança? O curso de liderança objetiva o desenvolvimento de habilidades necessárias para liderar uma equipe, nele o aluno aprende como agir no dia a dia de um grupo, tratamento para com os liderados, resolver conflitos, técnicas avançadas de liderança e muito mais.
  • Como motivar uma equipe? Algumas das melhores formas de motivar a equipe são: criação de um ambiente de trabalho agradável, recompensas individuais e coletivas, elogios e reconhecimento, bons exemplos por parte do líder, incentivar a participação da equipe, aceitar opiniões, fazer dos participantes além de "funcionários".

 

6. Peça sugestões de melhorias a equipe

Uma boa maneira de manter sua equipe motivada é pedir sugestões de melhorias aos funcionários. Poucas coisas são tão ruins para a motivação de um trabalhador quanto a sensação de estar apenas preenchendo uma vaga dentro da empresa e fazendo apenas o que lhe é mandando, quase sem ter que raciocinar. Ao abrir as portas para que eles expressem suas opiniões sugerindo melhorias nos processos, começarão a se sentir mais importantes, entenderão que suas ideias (desde que boas, é claro) poderão virar realidade e melhorar o dia a dia da organização.

- Z

Outro fato é que cada funcionário conhece mais sua rotina e afazeres diários do que você como líder. Sendo assim, cada um saberá melhor qual tarefa demanda mais tempo, recursos e o que precisa ser melhorado. Faça este teste e filtre o que for viável para a empresa, você perceberá o quanto vale a pena ouvi-los.

7. Estimule sua equipe a criar soluções

Muitos líderes tem a mania de pegar toda a responsabilidade de tomada de decisões para si, acabam sobrecarregados, estressados e descontam nos próprios funcionários e na família. Isto ocorre por dois fatores:

• Falta de confiança na equipe por parte do líder;

• Ausência de atitude dos colaboradores.

Se você não confia na sua equipe para tomar decisões, está mais do que na hora de mudar esta realidade e acreditar um pouco mais neles, afinal conhecem a empresa tão bem quanto você. Já se tem funcionários acomodados, que passam todos os problemas para você sem resolve-los também precisar urgente dar um jeito nesta situação. Existe uma maneira bem simples de resolver isto que trará motivação aos colaboradores e vamos te mostrar agora:

Todas as vezes que um funcionário te disser que houve um problema, você vai dizer: “Fulano, você pode me dar duas soluções para resolvermos esta situação? ”. A primeira vez que você tomar esta atitude, pode ser que o colaborador estranhe, já que estava acostumado a te ver resolver tudo sempre, mas tenha certeza que ele pensará nas duas alternativas, trará para você, e na grande maioria das vezes, uma delas é a correta. Você vai explicar qual está certa, pode até dar uma incrementada se preferir e pedir para ele resolver o problema. Depois disto, todas as vezes que ele vier te pedir para resolver algo, tenha a mesma atitude. Aos poucos, entenderá quais são as opções da empresa e resolverá sozinho, sem te incomodar.

Experimente é muito simples, funciona e te deixará menos sobrecarregado.

8. Comunique-se de forma eficiente

Nada é pior dentro de uma organização do que a falta de comunicação. É algo como aquela brincadeira do telefone sem fio, um integrante entende errado passa para os demais e pronto, no final não sai nada do que foi dito. No caso da empresa, os danos são muito piores, se você pedir algo para um colaborador e ele compreender de forma errada poderão ocorrer sérios problemas. Imagine se um cliente te liga pedindo para cancelar a entrega de uma mercadoria, você passa a informação para a sua secretária, ela não entende direito e não comunica para o setor da expedição e o pedido é despachado. Quando este cliente receber a mercadoria pode ter certeza que no mínimo ele ficará muito decepcionado com a sua empresa e pior, poderá passar a comprar da concorrência.

Algumas vezes os líderes se acostumam a usar uma linguagem mais técnica e acabam se esquecendo que nem todos compreendem desta maneira. Para certificar-se de que o colaborador entendeu o que você quis dizer é bacana fazer uma análise de funcionário a funcionário. Dependendo da área em que ele atua e sua experiência, nem é preciso que você conclua a frase para que ele entenda seu raciocínio, já com outros é necessário que você use um vocabulário mais simples e diga duas, três ou até mais vezes para que ele realmente te compreenda.

Uma boa dica é explicar detalhadamente o que você quer que seja feito e pedir para o funcionário te dizer com as palavras dele o que entendeu, assim você saberá se está conseguindo se expressar corretamente. Outra ótima dica é fazer além do curso de liderança online, o curso online comunicação empresarial para aprender as melhores técnicas de como comunicar-se bem no mundo corporativo.

 ##lista_vantagens##

9. Cuide da sua saúde física e mental

Muitos líderes se preocupam demais com sua carreira profissional mas se esquecem de cuidar do lado pessoal e descontam todo o stress na família.

Às vezes esta tarefa é bem difícil, mas procure se desligar totalmente da empresa nos seus momentos de folga. Durma pelo menos 8 horas por noite e pratique exercícios físicos regularmente, eles te deixarão com a mente e o corpo saudáveis para enfrentar qualquer dor de cabeça. Por falar em cabeça, também cuide dela, aproveite os intervalos entre uma reunião e outra e faça Curso Online Ioga , ele tem o poder de te deixar mais concentrado e calmo, é uma ótima saída para a loucura do dia a dia das instituições.

Também não se esqueça de cuidar da alimentação, abuse dos alimentos naturais, beba muita água e não se esqueça de comer a cada 3 horas. Fuja dos industrializados, fast foods e evite sal e açúcar em excesso. Estar saudável é o que te deixará disposto a enfrentar a rotina difícil de um líder e te trará motivação no trabalho.

10. Busque sua própria melhoria contínua

Um bom líder de equipe tem a consciência que o mundo está em constante evolução, a cada dia aparecem softwares, máquinas e equipamentos novos nas empresas e para acompanhar esta renovação é fundamental estar sempre se atualizando e disposto a buscar novos conhecimentos.

Por isso sempre incentive sua equipe a estudar e faça a sua parte também. Que tal investir no ensino a distânica na área de liderança? Uma boa dica é o Curso de liderança online, nele você encontrará várias técnicas de liderança e motivação no trabalho, vale a pena conhecer. Conheça também o guia de como otimizar seus estudos em cursos EAD para facilitar a sua aprendizagem.

E você? O que tem feito para a sua equipe trabalhar motivada? Conte para gente, nós do Educamundo queremos conhecer as suas estratégias.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.