De uns tempos para cá, é perceptível a mudança que a internet tem feito em nossa vida evoluindo ano após ano e se modernizando com soluções para o trabalho e lazer.
Essas mudanças foram responsáveis por fazer a internet crescer e se desenvolver, criando soluções para problemas simples da vida cotidiana. É a partir deste momento que surge a internet das coisas ou IoT, resultando em um gigante mercado de dispositivos inteligentes e criando novas oportunidades de trabalho em todo o mundo.
##lista_curso##
O que é internet das coisas – IoT?
Internet das coisas (Internet of Things – IoT) é um termo que se refere à conexão de objetos do cotidiano com a internet. Ou seja, é quando um aparelho do nosso dia-a-dia passa a se conectar com a internet, facilitando o controle remoto e tornando-os provedores de serviços.
Ela pode ser identificada quando um simples objeto, como por exemplo, uma cafeteira, passa a se conectar à internet e executa uma ação rotineira sem a necessidade de intervenção humana.
Isso é possível através de uma programação anteriormente realizada e conectada através da rede.
Além do âmbito doméstico, a IoT também está presente no comércio, na indústria e até na agricultura aumentando a produtividade, diminuindo as perdas e reduzindo custos.
Todas essas vantagens têm feito essa área se expandir no país, tanto pelo surgimento de novas startups, quanto pelo investimento de um polo tecnológico dentro dos estabelecimentos, resultando no crescimento da demanda por mão de obra especializada.
Como trabalhar com internet das coisas?
Para quem deseja se qualificar nessa área, pode investir com segurança. Isso porque, o rápido crescimento resultou na falta de profissionais em todo o mundo, surgindo boas oportunidades de trabalho e salários atrativos.
Vejamos algumas das profissões que estão diretamente relacionadas com a área:
Desenvolvedor de aplicativos: programador responsável por criar programas e sistemas para smartphones e tablets;
Especialista em segurança da informação: ajuda a impedir os ataques vindos da internet e trabalha diretamente em proteger arquivos e sistemas;
Cientista de dados: profissional responsável por analisar dados e ajudar o gestor na tomada de decisão;
Designer de interface: profissional responsável por criar interfaces limpas, agradáveis e pensadas na experiência do usuário;
Engenheiro de suporte em nuvem: profissional responsável por ajudar no armazenamento e compartilhamento de informações na nuvem, através de soluções específicas;
Especialista em redes wireless: responsável por manter a rede sem fio em operação. Realiza a manutenção, monitoramento e suporte;
Programador de sistemas embutidos: um programador responsável por sistemas embutidos.
##lista_vantagens##
Aprenda essas e outras habilidades com o Educamundo
Para quem deseja entrar nessa área precisa estudar e desenvolver habilidades necessárias para desempenhar com maestria suas atividades.
Uma graduação, um curso tecnólogo e cursos online são ferramentas que auxiliam esses profissionais na conquista das habilidades necessárias.
O Educamundo pode ajudar oferecendo conhecimento para você ir longe. Aqui você investe apenas R$ 69,90 no Pacote Master e tem acesso completo a todos os mais de 1200 cursos online com certificado opcional por um ano inteiro.
Não deixe para depois, matricule-se agora mesmo e aproveite para aprender mais e se destacar!