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5 dicas para se destacar no mercado de trabalho

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Se destacar dentro do mercado de trabalho é algo desejado por muitos empreendedores e trabalhadores, já que os números de desemprego no Brasil estão altos, principalmente durante este atual tempo de crise financeira. 

Com o alto nível de desemprego também há uma grande concorrência, de profissionais se capacitando cada vez mais em busca de um currículo que se sobressaia. 

Felizmente, com o desenvolvimento tecnológico, existem muitos recursos que estão cada vez mais acessíveis para quem deseja adquirir novos conhecimentos e se capacitar. 

Portanto, aqueles que buscam se destacar no mercado de trabalho precisam saber focar seus esforços em campos que tenham maiores chances de acerto. 

Pensando nisso, serão colocadas aqui 5 dicas de como se destacar no mercado de trabalho. Confira:

Ser atualizado

Um profissional que almeja ter um maior destaque dentre a concorrência precisa se manter atualizado no que está acontecendo dentro da área em que ele atua e isso também vale para quem empreende.

Assim, é preciso entender como o mercado tem agido, o que as empresas/clientes têm pedido e saber quais são as capacitações extras que acabam ganhando os olhos do empregador no momento de contratar. 

Para se manter atualizado, o profissional deve pesquisar sobre as novidades que estão acontecendo no meio, quais são as demandas mais frequentes e qual é a prospecção da área daqui alguns anos. 

A internet é uma ferramenta que pode ajudar bastante nesse processo, tanto na área da pesquisa quanto no consumo de conteúdos de capacitação, como vídeos, palestras e workshops. 

Essa é uma forma de se diferenciar, mostrando energia para se adequar aos cenários do mercado e desejo de se manter atualizado, características muito valorizadas.

Capacitação

Quanto mais um profissional é capacitado, mais chances dentro do mercado de trabalho ele tem. Por isso, é necessário sair da zona de conforto e buscar cursos e certificados extras que possam agregar ao currículo e ao conhecimento também.

Existem tantos recursos disponíveis na internet para melhorar a capacitação de um profissional, que a busca por algo a mais está muito ligada a força de vontade, ou mesmo na atitude de sair da zona de conforto e tentar aumentar as chances de ser empregado. 

Grande parte das empresas também se atualizam em busca de melhorar algo e otimizar as atividades e muitas vezes essas mudanças também pedem adequação.

Assim, é possível aprimorar a produtividade de modo geral, aliando a área de trabalho ao desenvolvimento do profissional.

Exemplo disso é que para a automação e/ou dinamicidade de alguns processos, muitas empresas têm recorrido a utilizar softwares especializados, como o CRM, e precisam treinar seus profissionais para isso.

Do mesmo modo, um profissional que saiba trabalhar com um CRM, por exemplo, acaba atraindo bons olhos da empresa.

Formas mais avançadas de capacitação são:

  • Graduação;

  • Pós-graduação;

  • Cursos renomados de atualização;

  • Desenvolvimento de experiências em algumas empresas do ramo.

Metas

Se deparar com obstáculos durante todo esse processo de capacitação ou em meio à procura de um emprego é algo comum.

O que não quer dizer que é preciso se abater com isso. Por isso, para garantir um foco maior, o profissional precisa definir metas a serem batidas. Assim, objetivos são traçados e a busca por algo se torna mais palpável.

Portanto, mesmo com os obstáculos, é preciso se manter dedicado, com ideias e propósitos que alcancem as metas.

No caso de empreendimentos, as metas também podem ser estabelecidas para a equipe, ou mesmo para o crescimento da marca, compartilhando os passos para o desenvolvimento de todos.

Prioridade

Elencar prioridades durante todo esse processo é algo tão importante quanto o ato de traçar metas. Inclusive, em primeiro lugar de uma “lista”, a própria pessoa deve ser colocada.

Isso porque não há ferramenta ou capacitação alguma se não existe a própria pessoa para fazer isso, seja no sentido de saúde, seja na organização de sua rotina.

Assim, se colocar em primeiro lugar é manter a saúde do corpo e da mente estáveis para seguir em busca dos objetivos. Apenas dessa forma, se é capaz de alcançar metas e ser realmente um destaque dentro do mercado de trabalho. 

Engajamento

Se valorizar é, também, se engajar, colocar-se em evidência em relação às atividades desempenhadas. Ou seja, em um mercado de trabalho existe um campo amplo de possibilidades. 

Lembre-se que o engajamento também pode melhorar a forma com que o colaborador/marca são vistos e, não que essa precisar ser uma das maiores prioridades, mas quanto mais olhos são destinados para o mesmo profissional/empresa, melhores são as chances de valorização.

Para que isso aconteça, o profissional pode mostrar que consegue melhorar o controle de leads, por exemplo, ter atributos que mostram em pouco tempo que conseguem retorno à empresa com mais facilidade e qualidade.

Afinal, no mercado de trabalho, não basta apenas saber fazer o serviço, mas aumentar a produtividade também e demonstrar a qualidade/evolução da atividade, visto que é um meio que está em constante mudança.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos ricos e relevantes para empresas de diversos nichos, bem como estratégias que contribuem para o desenvolvimento do negócio.

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