Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Indústria 4.0: o que é e como aplicar em seu negócio

trio5

Sua indústria trabalha sempre procurando se destacar? Então provavelmente você já ouviu falar no novo avanço tecnológico denominado 4.0.

E se você ainda não ouviu, então saiba que há muitas novas tecnologias ocorrendo em diversas empresas e indústrias ao redor do mundo, e isso tem proporcionado uma gama de oportunidades para as mesmas se destacarem e obterem sucesso.

No entanto, sabemos que a Indústria 4.0 é um conceito muito recente, e por isso, apenas a minoria das indústrias brasileiras investirem de fato nesse desenvolvimento da tecnologia.

Segundo a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Ministério da Indústria e Comércio (MDIC), no país, apenas cerca de 2% das empresas estão inseridas no novo conceito de manufatura tecnológica.

Além disso, o mesmo levantamento também afirmou uma projeção de crescimento de 15% para o Brasil, daqui a 10 anos, para as indústrias que querem aderir ao estilo de indústria 4.0.

E pensando nisso, nós elaboramos esse conteúdo para detalhar tudo sobre a indústria 4.0 e mostrar como é possível aplicar essa nova tecnologia em seu próprio negócio. Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de ler esse post!

O que é a indústria 4.0?

De forma básica, a indústria 4.0 diz respeito à transformação das indústrias em relação a tecnologia. Isso significa que há uma séries de inovações disponíveis para as indústrias utilizarem e se destaquem.

O foco da indústria 4.0 visa a otimização dos processos internos de uma empresa e a melhoria no gerenciamento das informações.

Isso significa que, se você trabalha com aluguel de compressor, por exemplo, os processos para a realização da sua atividade podem ser diminuídos e otimizados, além do serviço ter mais qualidade e ser mais simples de ser executado.

De forma resumida, o objetivo da indústria 4.0 é fazer com que uma indústria se torne uma fábrica inteligente, ou seja, que tenha processos automatizados e toda tecnologia necessária de ponta.

Mas de onde surgiu o termo indústria 4.0? Houve outras revoluções tecnológicas antes dessa? Isso nós vamos ver abaixo, por isso continue nos acompanhando!

Como surgiu a indústria 4.0?

O termo “indústria 4.0” surgiu pela primeira vez em 2011, na Alemanha, com a proposta de otimizar e informatizar as fábricas do país.

No entanto, o real significado da indústria 4.0 é que o termo é uma abreviação para a “quarta revolução industrial”. Como você já percebeu, este é uma continuação das outras revoluções industriais.

Desde a primeira revolução industrial, o foco sempre foi facilitar e otimizar as atividades do dia a dia. Por isso, foi inventada a máquina de vapor aplicada a indústria têxtil.

Logo em seguida, com a segunda revolução industrial, a comercialização de automóveis, rádios e aviões se tornou ainda mais comum e frequente.

Já na terceira revolução industrial, as máquinas e equipamentos foram cada vez mais desenvolvidos e aperfeiçoados.

Por fim, a quarta revolução industrial está apenas engatinhando em alguns países, mas ela já promoveu avanços tecnológicos como a otimização dos processos, melhoria no controle e monitoramento e gerenciamento de dados.

Todos os tipos de indústria, como as que produzem objetos decorativos, pigmentos para plásticos, entre outros, podem utilizar esse avanço para terem mais oportunidades no mercado e se desenvolver de maneira sustentável.

Como usar a indústria 4.0 em seu setor?

Agora que já vimos tudo sobre o conceito e evolução da quarta revolução industrial, confira abaixo como é possível aplicar esse avanço tecnológico em seu próprio negócio:

Inteligência artificial

A inteligência artificial é um dos pontos mais importantes dentro da indústria 4.0. Isso, pois foi um dos fatores que mais se desenvolveu nos últimos anos dentro das indústrias.

Por sua vez, a inteligência artificial, ou apenas IA, se baseia na criação, desenvolvimento e implementação de mecanismos inteligentes, capazes de realizar uma série de atividades operacionais dentro de uma organização.

Em outras palavras, a inteligência artificial é uma ciência que estuda e implementa dispositivos capazes de solucionar problemas, perceber, raciocinar, entre outros.

E não precisamos nem falar dos benefícios dessa tecnologia, não é mesmo? Afinal, esse avanço otimiza diversos processos operacionais.

Imagine uma empresa que produz lençol de borracha, por exemplo. Para a fabricação desse produto, é necessário diversas máquinas e equipamentos, além de profissionais presentes e capacitados nas linhas de montagem.

Mas por meio da AI, as próprias máquinas e equipamentos podem fazer todo trabalho sem a necessidade de intervenção humana.

Big Data Analytics

O Big Data Analytics é outro conceito presente dentro da indústria 4.0. Ele se baseia em armazenar e gerenciar uma grande quantidade de dados para uma empresa.

Muitas empresas que trabalham com grandes quantidades de informações possuem muita dificuldade em gerenciá-las ou encontrá-las quando necessário.

Nesse sentido, o Big Data é uma ferramenta muito além dos softwares tradicionais, pois por meio dele, você consegue localizar e gerenciar todos os dados com mais simplicidade e otimização.

Imagine ter toda informação que você precisa sempre quando quiser? É isso que o Big Data Analytics proporciona. E por essa razão, essa ferramenta também já virou o centro de atrações para muitas indústrias.

Internet das Coisas

Por fim, temos a Internet das Coisas, que se trata de estabelecer uma conexão das máquinas e equipamentos e dispositivos com a internet.

A Internet das Coisas tem a ideia de transformar todas as máquinas em dispositivos inteligentes, capazes de realizar as tarefas operacionais sem a intervenção humana. Essa capacidade vem da conexão a Internet, onde as tarefas serão programadas e delegadas.

Além disso, com a Internet das Coisas, você também consegue acessar seus dispositivos de forma remota!

Agora que você já sabe tudo sobre a quarta revolução industrial e como aplicar essa inovação dentro da sua empresa, o que está esperando para obter sucesso e se desenvolver? E aí, gostou do post? Conta pra gente! Nós queremos muito saber sobre sua opinião.

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.