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Historia do telemarketing: como e quando surgiu essa atividade?

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As empresas de telemarketing no Brasil oferecem hoje uma porcentagem considerável das vagas de emprego disponíveis. Em 2016, foram mais de 27 mil vagas abertas em todo país.

O tema gera muita curiosidade, e várias pessoas acabam procurando por cursos online com certificado para entender mais como funciona esse setor tão importante para a economia brasileira.

Hoje, iremos entender melhor como surgiu o telemarketing, qual a história do call center e o que esses dois termos significam.

A história do telemarketing

Como surgiu o Telemarketing?

Segundo a história do telemarketing, essa atividade surgiu há muito tempo atrás, na Europa. Há relatos que, em 1880, em Berlim, um pasteleiro ligava para a sua rede de clientes cadastrados, a fim de oferecer pastel para os mesmos.

Com o tempo, o telemarketing foi se popularizando. Em 1950, as empresas americanas disponibilizam números de telefone em seus anúncios caso o consumidor tivesse alguma dúvida sobre o produto.

Já no Brasil, as famosas páginas amarelas designavam um número de telefone caso o consumidor quisesse fechar alguma venda ou comprar o produto anunciado.

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O que é telemarketing?

O termo telemarketing significa marketing através do telefone, no qual a empresa oferece produtos, promove serviços e completa vendas para consumidores durante uma ligação. Hoje, a palavra também é associada a cobranças e a serviços de atendimento ao consumidor (SAC).

Como surgiu o Call Center?

Para entendermos como surgiu o call center, é preciso pensar que, com a popularização de uma nova tecnologia, alguns problemas que antes não eram identificados acabam surgindo, graças à grande demanda da população.

E foi exatamente isso que  aconteceu com o telefone. Com a popularização da invenção de Alexander Graham Bell, surgiram problemas na rede de telefonia, que não funcionava com total eficiência. Por causa disso, o dinamarquês Agner Erlang começou a estudar os problemas dessa nova tecnologia e suas possibilidades.

Com isso, ele criou a Fórmula de Erlang, que permite a construção de um sofisticado sistema de envio e recebimento de ligações e sistematizar uma grande rede de telefonia. Com o tempo, a fórmula foi aplicada por comerciantes e empresários, que passaram a utilizar o telefone como forma de contato com seus consumidores.

O que é Call Center?

Call Center, ou Central de Atendimento, é o setor da empresa destinado para resolver, solucionar ou esclarecer qualquer dúvida, problema ou questionamento que o consumidor possa ter em relação ao produto ou serviço prestado.

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Quais as primeiras empresas de telemarketing no Brasil?

Na década de 90, com a criação do Código de Defesa do Consumidor, por Itamar Franco, os call centers e os serviços de telemarketing para atendimento ao consumidor acabaram se popularizando cada vez mais.

As primeiras empresas a aderirem a estratégia do atendimento via telefone foram as filiais de multinacionais, operadoras de telefonia e empresas de cartão de crédito.

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