Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

As gírias profissionais mais utilizadas no meio corporativo

GiriasProfissionais2

Uma comunicação efetiva é a base para o bom andamento dos negócios. Isso significa que tanto os meios de comunicação devem ser bem utilizados quanto todos devem “falar a mesma língua”.

Isso nos remete à linguagem do meio corporativo, cheia de expressões próprias, específicas de determinadas áreas. Falamos sobre as gírias profissionais, também chamadas de “jargões”.

Mais comum do que se imagina, os jargões profissionais definem ocorrências ou ações de um determinado setor e são bastante usados na comunicação interna e entre profissionais da mesma área.

Essas expressões facilitam a comunicação entre os colaboradores e são inseridas naturalmente na rotina das organizações.

Gírias profissionais nas empresas: conheça as mais utilizadas

Os jargões são, às vezes, gírias e, às vezes, estrangeirismos incutidos no linguajar diário de alguns profissionais. Quem não conhece termos como feedback, brainstorm, know-how, budget, turnover, networking e briefing?  

Caso não conheça, elas significam respectivamente: dar um retorno ou comentar, chuva de ideias, conhecimentos, orçamento, rotatividade, rede de contatos e instruções.

##lista_curso##

Esses são exemplos de estrangeirismos. Mas e as gírias mais criativas e originais? Veja algumas:

  • perfomar: relacionado à performance, significa que o colaborador vai se esforçar para conseguir um bom desempenho, o esperado em sua função;

  • schedular: deriva da palavra do inglês “schedule” (agenda). Significa então “agendar”;

  • startar: outra palavra do inglês “aportuguesada”. De “start”, começo, início, significa começar algo;

  • comoditização: significa tratar de forma padrão um produto ou atividade. Deriva de commodity, que significa insumo básico. Se você entender o conceito de “customizar”, entenderá facilmente o de comoditizar, pois é exatamente o oposto.

Na área de imóveis, há dois jargões bem curiosos:

  • bulula: referência a clientes que visitam imóveis, mas que não concluem a compra;

  • sujar a calça: quando um novo corretor começa na profissão, é chamado de “calça branca”. Dessa forma, “sujar a calça” significa que ele efetuou sua primeira venda.

Na comunicação:

  • brifar: significa reunir informações e criar um briefing, que, por sua vez, é um documento que orienta o desenvolvimento de determinado trabalho, pois contém todos os dados e informações para essa ação.

Design e afins:

  • photoshopar: o famoso programa de edição e manipulação de imagens da Adobe, o Photoshop, deu origem a esse termo. Photoshopar significa “tratar fotos e imagens diversas”. Pode significar também “melhor o visual de uma pessoa”.

##cadastro_newsletter##

Jargões do jornalismo:

  • lide ou lead: é a abertura de um texto jornalístico;

  • nariz-de-cera: introdução vaga ou não necessária em uma matéria. Refere-se a um trecho que não acrescenta nada à notícia e que, sem ele, a matéria não perde a informação;

  • barriga: se refere à matéria com informações erradas ou falsas.

Do Direito:

No Direito, há até um nome para os termos e expressões peculiares da área: juridiquês.

Conheça alguns desses termos:

  • areópago: tribunal;

  • abroquelar: fundamentar;

  • consorte supérstite: viúvo ou viúva;

  • estipêndio funcional: salário.

##lista_vantagens##

Esperamos que tenha gostado de nosso post. Se tiver contribuições sobre gírias profissionais, use o espaço dos comentários e nos conte!

Aproveite e conheça nosso portal. O Educamundo tem o Pacote Master com mais de 1.200 cursos online, em diversas áreas.

Por {preco_matricula}, você assina o Pacote Master e ganha acesso durante um ano a todos esses cursos.

Matricule-se agora mesmo no portal e descubra por que somos referência em cursos online com certificado.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.