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Dicas de cursos para licença capacitação na Educação

À primeira vista, as metodologias de ensino infantil podem parecer muito iguais, além de ser somente uma forma de as crianças se ajustarem às rotinas de sala de aula e a oportunidade de socializar. 

Entretanto, a educação na primeira infância tem um impacto bastante significativo na vida dos pequenos. 

Muitos especialistas em educação alegam que os primeiros cinco anos de vida das crianças são os mais cruciais para seu desenvolvimento e podem impactar de forma duradoura em sua transição para a vida adulta. 

Por isso e para proporcionar tudo que a criança precisa em seus primeiros anos na escola é que os pensadores da educação criaram metodologias que contemplem as várias necessidades de aprendizado e socialização. 

Vamos conhecer algumas delas a seguir, e entender por que são consideradas as melhores metodologias de ensino infantil no mundo. 

Acompanhe o artigo!

4 melhores metodologias de ensino infantil no mundo

Metodologia Montessoriana

Criada pela pediatra e psiquiatra Maria Montessori, no início do século 20. Na verdade, são chamados de “programas escolares Montessori” e enfatizam a importância da conexão dos seres vivos, assim como a necessidade de que cada um encontre seu próprio lugar na vida.

Com esses programas, as crianças aprendem sobre animais, plantas, outras culturas, linguagem e habilidades matemáticas. 

Os guias, como são chamados os professores, seguem o ritmo de aprendizado de cada criança.

Os programas Montessori têm o objetivo de estimular o senso de independência dos pequenos. Antes de qualquer tarefa, é perguntado às crianças se elas querem tentar. 

Cinco áreas concentram o currículo Montessori:

  1. Vida prática: os pequenos aprendem a fazer suas próprias tarefas, como amarrar o tênis, preparar seus lanches, ir ao banheiro sem ajuda etc. 

  2. Educação de consciência sensorial: trabalho com exercícios que garantam que as crianças usem os cinco sentidos.

  3. Artes da linguagem: incentivo para que se expressem verbalmente e ensino do reconhecimento de letras.

  4. Matemática e Geometria: aprendizado sobre os números por meio de técnicas com materiais concretos, como o material dourado. 

  5. Assuntos culturais: aprendizado sobre outros países, animais, história, música, tempo, movimento, arte e ciência.

A abordagem Waldorf

Rudolf Steiner foi quem fundou a primeira escola Waldorf na Alemanha, em uma fábrica de cigarros, em 1919, outra entre as melhores metodologias de ensino infantil.

Segundo ele, a pessoa é composta de três aspectos: corpo, espírito e alma. Dessa forma, é isso que os programas Waldorf em todo o mundo buscam estimular e desenvolver em crianças pequenas. 

Elas são motivadas e incentivadas a se envolver em brincadeiras criativas livres, e não ficar somente ligada a eletrônicos — televisão, celulares ou computador. 

Essas atividades, segundo a filosofia Waldorf, atrapalham o uso dos cinco sentidos, interferindo na absorção de conhecimentos e habilidades e no envolvimento na vida. 

Na sala de aula, professores da primeira infância Waldorf criam um ambiente familiar e de aconchego, que dê às crianças oportunidades de reproduzir de forma livre o que elas vêm e de se divertir com brincadeiras criativas.

Essas brincadeiras incluem atividades como: 

  • colorir;

  • recitar poemas;

  • modelar;

  • assar pão;

  • construir casas com caixas de papelão;

  • vestir-se e brincar de personagens como reis, mágicos etc. 

The Bank Street

A metodologia Bank Street foca na educação centrada na criança. Os professores são treinados para promover o desenvolvimento dos pequenos oferecendo atividades que oportunizem seu crescimento físico, emocional, social e cognitivo.

Os programas Bank Street, disponíveis no mundo inteiro, acreditam que as crianças são exploradores, artistas, experimentadores e aprendizes ativos.

Eles também consideram que elas aprendem em ritmos diferentes e de formas diferentes, e que, por isso, a aprendizagem deve englobar vários assuntos ao mesmo tempo e acontecer em grupos colaborativos. 

O currículo Bank Street se baseia na ideia de que os pequenos podem aprender e estudar o mundo e entender o que encontram. Por isso, filosofia de Bank Street é concentrada em cinco assuntos principais:

  • história;

  • ciência política;

  • economia;

  • geografia;

  • antropologia cultural.

A educação científica e artística é permeada por aulas e atividades focadas em estudos sociais que ajudam as crianças a significar o mundo ao seu redor. 

Na sala de aula, as atividades envolvem brincadeiras com materiais e brinquedos que desenvolvem sua imaginação: água, blocos, argila, quebra-cabeças, materiais de arte etc. 

Dessa forma, eles escolhem com o que querem brincar e também se querem fazer isso sozinhos ou em grupos. Assim, aprendem do seu jeito e no seu ritmo.

Abordagem HighScope

A abordagem HighScope se baseia na teoria de que as crianças precisam se envolver ativamente com pessoas, ideias, materiais e eventos. Trata-se de um currículo de controle compartilhado, em que crianças e adultos aprendem juntos. 

Assim como a abordagem Montessoriana, a HighScope tem como ideia central que as crianças aprendem melhor indo em busca de seus interesses pessoais. A diferença é que no HighScope elas são incentivadas a fazer suas próprias escolhas sobre atividades e materiais. 

Os professores, por sua vez, são treinados a apoiar a independência e a tomada de decisão dos pequenos.

Essa é uma abordagem que tem suporte de quatro décadas de pesquisas, que comprovam sua eficácia no desenvolvimento infantil.

Na sala de aula, o currículo HighScope identifica mais de 50 experiências-chave que as crianças devem ter. Elas são agrupadas em dez categorias:

  1. Representação criativa: imitação, reconhecimento, interpretação de papéis;

  2. Linguagem e alfabetização: falar, descrever, rabiscar, ditar histórias;

  3. Iniciativa e relações sociais: fazer escolhas, resolver problemas, construir relacionamentos;

  4. Movimento: dobrar, correr, dançar;

  5. Música: cantar, tocar instrumentos;

  6. Classificação: descrever formas, classificar, combinar;

  7. Seriation: organizar as coisas em ordem;

  8. Números: contar; 

  9. Espaço: encher, esvaziar;

  10. Tempo: iniciar, parar, sequenciar.

Os computadores geralmente fazem parte do programa HighScope. Os professores selecionam softwares apropriados para o desenvolvimento para as crianças usarem quando quiserem.

Os programas individuais decidem a duração do dia escolar. Eles podem ser de meio período ou de período integral e operar em uma pré-escola ou em um ambiente de creche. Os horários são flexíveis e dependem mais das circunstâncias e necessidades da família do que do próprio programa HighScope.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Para finalizar, uma super dica: se qualifique fazendo cursos online relacionados a estes temas e tenha um grande diferencial em seu currículo, além de aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos. 

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