Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Gestor público: conheça 5 competencias que o gestor precisa ter

 

Com o agitado cenário político e econômico do país, a Gestão Pública nunca esteve tão em evidência. A área ganhou força nos últimos 20 anos com a busca por eficiência e administração profissional nos órgãos públicos Com o passar do tempo,a administração pública se voltou aos modelos de gestão da administração gerencial e começou a incorporar esses modelos e ferramentas, como gestão de pessoas.

 

Mas você sabe o que realmente faz um gestor público?

 

Apesar de o cargo remeter a uma função aparentemente burocrática, a atuação do profissional vai muito além da papelada e exige inúmeras habilidades. Essa profissão é responsável pelo gerenciamento de instituições públicas, assegurando os resultados desejados e necessários ao seu desenvolvimento.

Se você quer saber mais sobre essa profissão e quais são as competências necessárias para exercê-la, confira nosso conteúdo!

 

Estar atualizado com as principais teorias de gestão e a legislação 

O setor público precisa atuar de acordo com a lei. Se não conhecer da legislação em vigor, as ações vão demorar mais tempo para serem efetivadas devido à necessidade de se adequarem às normas.

Também é essencial conhecer os modelos de gestão que apresentam bons resultados para a população. Isso vai fazer com que os trabalhos sejam conduzidos com mais eficiência e velocidade.

 

Proatividade para resolver problemas

A proatividade é outra competência profissional muito requisitada pelas empresas — e no setor público não é diferente. Basicamente, ser proativo significa ter iniciativa para colocar boas ideias em prática e facilidade para a solucionar problemas, sem esperar ordens superiores.

Além disso, essa habilidade consiste na capacidade de um profissional realizar escolhas apropriadas e consistentes, agindo com espontaneidade e cuidado independentemente das situações apresentadas. Por exemplo, a pessoa proativa se coloca à disposição, ajudando em situações difíceis e deixando de lado a tendência natural de evitar riscos.

Como sabemos, algumas áreas do setor público brasileiro ainda carecem de infraestrutura adequada. Por isso, para realizar um bom serviço à população, também cabe aos gestores públicos a proatividade em resolver problemas e buscar soluções dentro do que tem à disposição

 

Resiliência e persistência para realizar mudanças

A burocracia e a falta de recursos impedem que muitas ações sejam realizadas no tempo planejado. Perder a motivação diante dos problemas não pode fazer parte da rotina de um administrador.

A persistência é uma forma de engajar a equipe e mostrar que é possível vencer os desafios com dedicação e força de vontade. Também é importante lembrar que os mecanismos burocráticos são necessários para garantir transparência e um processo bem realizado. Ainda que às vezes parecem desnecessários, os processos burocráticos são uma forma de garantir que o interesse público está sendo preservado.

 

Conhecimento técnico para a execução de tarefas

Se o cargo exige habilidades técnicas, é importante que o profissional adquira conhecimento na área e saiba utilizar programas ou outras ferramentas para a execução das tarefas. Assim, ele consegue aplicar sua competência com sucesso e ter um bom desempenho nas atividades.

 

Isso também permite que o gestor identifique e administre quaisquer problemas com mais facilidade e entregue um serviço de qualidade à população.

 

Capacidade de tomada de decisão

Muitas vezes nos perguntamos o que um gestor público faz o dia todo. Do ponto de vista de quem não exerce essa função, a vida do Gestor Público é muito simples, com muitos benefícios. No entanto, não é bem assim que a coisa funciona. Certamente, o gestor público é a figura que possui uma das maiores responsabilidades no setor.

 Afinal, todas as decisões que ele toma influenciam toda a sociedade. Diante disso, ele se vê constantemente obrigado a tomar decisões que visam fazer tudo dar certo. Certamente, esta não é uma responsabilidade simples.

 Portanto, essa capacidade de tomada de decisão deve ser uma das principais a ser desenvolvida na Gestão Pública. É uma habilidade que não pode ser subestimada porque quem não consegue decidir, nem sempre toma as melhores medidas para alavancar um negócio.

 

Planejamento para usar recursos a curto, médio e longo prazo

Saber realizar um planejamento eficiente é uma das principais habilidades da administração crucial na Gestão Pública. Certamente, um bom gestor deve ser capaz de planejar ações para diferentes momentos futuros. A capacidade de fazer um plano de avanço, de planejar o início das atividades, das distribuições de verbas, etc.

Não somente isso, assim como  um bom administrador deve ser capaz de planejar tudo que maximize a produtividade do negócio, um Gestor Público deve ser capaz de planejar  a eficiência no setor governamental.

 

Gostou do nosso conteúdo?

Você acabou de conferir algumas das competências e habilidades fundamentais para o  Gestor Público. Para se aprofundar mais no tema, não deixe de conferir os cursos das áreas de Administração e Administração Pública do Educamundo!

Confira também mais conteúdos do nosso blog e aprofunde os seus conhecimentos.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

plugins premium WordPress