A pandemia impôs o isolamento social e com isso os estudantes não tiveram opção a não ser aprender de casa. A questão é que muitos não estavam preparados para isso.
Cerca de 67% dos alunos têm dificuldade para organizar os estudos em casa. Alguns reclamam que é porque a escola manda muito material e eles se sentem sobrecarregados com tanta informação. Além disso, existe a dificuldade de concentração na aula remota e em manter o foco nos estudos.
Outro ponto que tem sido observado é a queda na qualidade. 72% dos alunos informam que o ensino remoto é pior que o presencial.
As escolas estão se adaptando para conseguir melhorar o aprendizado do aluno, mas parte do problema precisa ser resolvido por eles. Manter o foco é o desafio, mas algumas ferramentas para estudantes podem ajudar.
1. Teams
O Teams é uma boa escolha de plataforma para as aulas online. Os professores podem apresentar as aulas com vídeo chamadas e fazer apresentações em telas compartilhadas.
É possível usar desde uma apresentação já pronta até um quadro de comunicação digital. Esse último torna o processo mais dinâmico e atrativo, já que tudo se desenha ou escreve em tempo real.
Por ter um chat, permite a interação, o que não deixa a aula tediosa. Os emojis e figurinhas são bem atrativos e ajudam na comunicação durante as aulas.
A ferramenta também pode ser usada para estudantes conversarem entre si. Podem se reunir em dias determinados para estudarem juntos ou resolverem exercícios. Com um objetivo comum é mais fácil não dispersar.
2. OneDrive
Um dos problemas apontados pelos alunos é a grande quantidade de material enviado pela escola. Para minimizar essa questão, os arquivos virtuais precisam ser organizados para que não se perca minutos ou horas tentando achá-los.
O OneDrive permite armazenar tudo em nuvem de forma organizada. Por exemplo, é possível criar pastas por matérias e temas e saber onde está cada conteúdo.
Os arquivos do OneDrive também podem ser compartilhados e editados. Se tiver um trabalho em grupo, pode fazer com seus colegas, cada um dando sua opinião e mexendo no que for preciso. Não apenas falando, mas podendo ver o mesmo documento em tempo real faz com que manter o foco fique bem mais simples.
3. SmallPDF
Estudar suas anotações em um software de texto pode ser cansativo. O SmallPDF permite criar arquivos em PDF.
Essa é uma das ferramentas para estudante que permite organizar melhor seus estudos, combinando texto com imagens, incluindo anotações e salvando tudo em um arquivo mais agradável de ler. Dessa forma, não fica tão cansativo revisar e manter o foco.
Salvar o arquivo em PDF também garante que a formatação original será mantida e mantém o documento seguro.
4. Geekie Games Enem
Essa é uma das ferramentas para estudantes que pretendem prestar o ENEM. O estudo é transformado em uma espécie de jogo no qual o aluno precisa seguir um plano de estudos.
Ela ajuda a manter o foco porque combina vídeo aulas, exercícios e simulados que são aplicados em fases. É preciso avançar a fase para ter acesso a novos conteúdos. Por ser bastante interativo, acaba prendendo a atenção e ajuda a manter o foco.
5. Rescue Time
Tem estudante que não resiste e acaba entrando nas redes sociais no meio do estudo. Quando percebe já passou horas e ele nem começou a lição.
O Rescue Time ajuda a identificar em que se gasta o tempo. Antes de usar é só escolher quais seriam os sites considerados produtivos, por exemplo, o da escola e uma plataforma de exercícios. Depois é só fazer o mesmo com os que distraem.
A ferramenta vai gerar relatórios mostrando quanto tempo se gasta em sites produtivos ou nos que só te fazem perder tempo. Ao ver as informações, conseguirá organizar melhor os estudos e descartar o que acaba tirando o foco. Para saber se está fazendo tudo certo, pode criar metas e comparar com os resultados.
O foco muitas vezes está relacionado à força de vontade do aluno em aprender. Entretanto, pela imaturidade e falta de contato com o aprendizado remoto pode ficar difícil. As ferramentas para estudantes podem ser grandes aliadas e ajudam a reverter essa situação.