Que a estrutura da saúde pública no país não é uma das melhores, isso não é novidade para ninguém. Essa fragilidade fica ainda mais visível quando grandes desafios colocam em xeque o aparelhamento de saúde pública.
O desafio atual que vem nos mostrando a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) é justamente a pandemia mundial e a disseminação da Covid-19.
Neste momento tão delicado, em que os casos confirmados no país já ultrapassaram mais de um milhão, tendo mais de 50 mil mortes já registradas, um debate tem sido cada vez mais frequente: a necessidade de investimento em profissionais do serviço público de saúde no combate ao coronavírus.
A grande dificuldade enfrentada pela saúde pública e o combate ao coronavírus
Um dos princípios da saúde no país é a universalidade, ou seja, garantia que todos tenham acesso a um sistema de saúde pública de qualidade. Mas para isso é preciso investimento.
Apesar da Constituição Federal determinar e garantir essa medida, nos últimos anos, o corte de investimentos na saúde vem preocupando especialistas, colocando a falta de recursos como um dos principais obstáculos à saúde atualmente.
A falta de profissionais qualificados como grande desafio ao enfrentamento à Covid-19
Como se o corte aos gastos públicos não fosse o maior problema, outro que veio a tona é a falta de profissionais qualificados nesta área, principalmente em momentos tão delicados como o que estamos vivenciando.
Após a descoberta da disseminação do vírus no país, ações imediatas tiveram que ser tomadas, principalmente pelos governos estaduais e municipais, resultando na abertura de vagas de trabalho para profissionais qualificados em todo o país.
Daí a importância de manter-se qualificado.
Aqui no Educamundo, temos muitos cursos online na área da saúde, e você, que já atua na área, pode acessá-los para aprender mais sobre muitos assuntos dessa temática. Confira e mantenha o currículo sempre atualizado.