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A educação integral e a BNCC: o que você precisa saber

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Desenvolvimento humano global: essa é a abrangência formativa preconizada pela Base Nacional Comum Curricular.

Ao reconhecer que a Educação Básica deve visar ao desenvolvimento completo do estudante em todas as suas dimensões, a BNCC afirma de maneira explícita o seu compromisso com a formação integral.

Mas, você sabe qual é o significado da educação integral? Conhece as dimensões formativas do sujeito? Sabe quais são os princípios que norteiam esse conceito?

Neste artigo apresentamos a perspectiva da BNCC sobre a formação integral. Siga conosco e descubra um pouco mais sobre essa concepção educativa!

A educação integral na BNCC

Entendendo a complexidade do sistema educacional do Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) surge como um documento de caráter normativo que orienta a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares do país, assegurando a qualidade da educação e mitigando os desafios da equidade de ensino.

Completo e contemporâneo, o documento corresponde às demandas do estudante desta época, rompendo com visões educacionais reducionistas que privilegiam determinadas dimensões formativas em detrimento de outras.

Os fundamentos pedagógicos da BNCC se pautam em um compromisso com a Educação Integral a partir da compreensão das singularidades e diversidades dos sujeitos. A proposta é promover uma educação voltada para o desenvolvimento pleno do aluno em suas diferentes dimensões formativas.

Assim, a visão plural e multidimensional da criança e do adolescente proposta na BNCC, leva o ideal de formação integral para perto das escolas brasileiras, considerando que a Educação Básica deve estimular o desenvolvimento do estudante na sua totalidade e potencialidade.

Competências gerais da BNCC para a formação integral

Desde o seu texto introdutório, a BNCC apresenta a Educação Integral como proposta formativa de todos os segmentos escolares. De acordo com as premissas do documento, o desenvolvimento integral do estudante deve alicerçar-se no trabalho com as dez Competências Gerais para a Educação Básica.

O conjunto dessas competências consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Para além do acúmulo de informações, elas se interrelacionam e perpassam todos os componentes curriculares ao longo da Educação Básica, para a construção de conhecimentos, habilidades, comportamentos, atitudes e valores.

Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho. (BNCC, 2018, pág. 8)

Ao determinar as aprendizagens essenciais a partir das dez Competências Gerais, a BNCC abrange a construção do conhecimento a partir de significados, facilitando a transposição de saberes e práticas entre a escola e a vida. Dessa maneira, o processo educativo integral considera o desenvolvimento de competências e habilidades de todas as potencialidades ou dimensões formativas dos sujeitos.

As dimensões formativas da educação integral

A concepção de Educação Integral reconhece que o desenvolvimento pleno de um indivíduo só é possível quando se observam suas diferentes dimensões formativas. Além dos aspectos cognitivo e intelectual, os processos pedagógicos devem também articular as dimensões física, afetiva e socioemocional, social e cultural.

Isso significa que, para além do desenvolvimento intelectual comumente privilegiado no modelo educacional tradicional, o ensino deve se ocupar também do aspecto multidimensional humano. É a junção dessas diversas dimensões formativas que atua de maneira propulsora para o desenvolvimento dos estudantes.

Assim, o ideal formativo da Educação Integral considera que as dimensões físicas, sociais, culturais, intelectuais e emocionais sejam intencionalmente reconhecidas e estimuladas. Articular essas dimensões do desenvolvimento integral assegura às crianças e jovens a compreensão de questões do corpo e de autoconhecimento.

Os caminhos para uma educação integral

Para implementar no dia a dia práticas pedagógicas alinhadas à concepção de Educação Integral, a escola pode optar por soluções educacionais que sejam eficientes e que contribuam para o desenvolvimento multidimensional dos seus alunos.

Isso pode acontecer a partir da adoção de sistemas de ensino que potencializem a formação socioemocional, por exemplo.

Para trilhar esses caminhos, profissionais da Educação devem estar capacitados e atualizados sobre tudo que permeia os temas e as tendências educacionais, acima de tudo, as novas legislações e diretrizes.

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